Sim, por favor
Não, obrigado
Virtudes Católicas
donate Books CDs HOME updates search contact

A Sede de Almas - VI

A beleza de uma alma espiritual

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
Qual é a melhor maneira de ter sede de almas?

O grande meio, claro, é a oração, porque todo dom perfeito vem do Espírito Santo, por intercessão de Nossa Senhora. Portanto, a primeira coisa é pedir.

nature

Toda a natureza e a Criação foram feitas como um complemento para o homem contemplar e elevar-se a Deus

hiking
Mas, a par da oração, devemos estar abertos a esta realidade: como compreender que as almas são as únicas coisas que têm um verdadeiro valor neste mundo, e que se não tivermos o espírito aberto a este amor pelas almas, esta sede de almas (a palavra amor é tão usada que prefiro a expressão sede de almas, pois expressa esse amor em seu aspecto mais vívido), se não tivermos isso, passaremos nossas vidas como cegos, nada vendo e não vivendo de verdade.

Há uma tese muito bonita de São Tomás. Ele afirma que o valor da alma humana é tal que Deus não teria criado o universo material se não tivesse criado o universo espiritual. Uma das razões da existência do Universo material é ser um complemento do universo espiritual.

As coisas materiais não teriam razão de ser; eles não seriam ontologicamente possíveis e criados por Deus se o espiritual já não tivesse sido criado. Para Deus criar, por exemplo, um único rio Reno e ficar lá observando-o correr, isso é um assunto muito pequeno para Ele. Ou é para enquadrar e complementar o homem, ou não é nada.

Acho que as pessoas têm apenas uma vaga noção disso, se é que têm alguma noção.

Qual é a essência da sede de almas?

A essência é dupla: vem da minha atração por Deus, que nasce da minha própria condição de ser espiritual, mas ao mesmo tempo contingente. Entendo que nada sou e que existe um Ser que é tudo e para quem devo me dirigir.

Quanto à sede das almas dos outros, vem da noção da afinidade das almas por Deus. A partir disso percebemos a beleza de uma alma que está de acordo com Deus e o horror dela quando não está.

El mendigo - the beggar

Um sensus animarum nos faz ver as almas como elas deveriam ser, mesmo quando elas caíram pelo caminho

Um elemento que desempenha um papel aqui é a conaturalidade: no que diz respeito à minha própria natureza, sou muito mais sensível. Quase involuntariamente, por instinto, independente da razão, isso me impressiona. Eu não quero que essas coisas sejam deformadas.

Isso deve ser concebido não em termos abstratos, mas em termos concretos. E se uma alma, que deveria ser de certa forma se está de acordo com Deus, cai na adoração de si mesma ou na vulgaridade e se torna o oposto? Se tenho o sensus animarum (sentido das almas), o progresso dessa alma é uma alegria e seu declínio ou estagnação é um tormento para mim. Isso fala da imitação de Cristo. Como alguém imita a Cristo se não é assim? Toda a vida de Nosso Senhor foi isso. Cabe a nós ser como Ele.

Recapitulação

Nesta série, acho oportuno agora fazer uma rápida recapitulação do que foi apresentado sobre esse tema, que tocamos aqui pela primeira vez.

sitio

Em Sua sede de almas, Nosso Senhor deu cada gota de Seu Precioso Sangue

Começamos lembrando que em pelo menos duas passagens do Evangelho, Nosso Senhor fala da sede. A mais notável foi quando, do alto da Cruz, Ele disse "Sitio" (tenho sede). (Jo 19,28) Com isso Ele queria dizer que tinha sede de almas.

Obviamente Ele também tinha uma sede física, causada pelo Sangue que jorrou de Suas feridas. Mas aquela sede material, que o levava a gritar e pedir água, era símbolo da enorme sede de almas que Ele tinha. E todas as interpretações do Evangelho que li até hoje afirmam que este "sitio" era exatamente esta sede de almas.

No outro caso, Ele se refere à fome e sede de justiça (Mt 5,6) quando fala dos bem-aventurados. A justiça, no Evangelho, não é só a virtude pela qual se dá a cada um o que lhe é devido, mas é o conjunto das virtudes, é a santidade. Então, bem-aventuradas as almas que têm fome e sede de santidade, porque serão saciadas. Então, aqui a palavra "sede" aparece pela segunda vez.

O valor das almas

Aplicando estes ensinamentos à nossa vida, concluímos que para alguém fazer um apostolado fecundo é necessário ter sede de almas, ou seja, ter noção do que é a beleza de uma alma , de como a virtude dá à alma o que ela precisa para ser efetivamente bela. Porque a virtude põe ordem na alma.

Our Lady

Devemos pedir a Nossa Senhora que nos dê
uma verdadeira sede de almas

A natureza espiritual, como tudo no mundo material, encontra a verdadeira beleza quando é ordenada. Assim, a virtude é, por assim dizer, o ponto fino da beleza da alma. A alma extrai sua beleza da virtude. Ora, se é verdade que todo o universo foi criado para que o homem o conhecesse e, por meio dele, conhecesse a Deus, a obra-prima do universo visível que temos diante de nós é o homem. Mas, é o homem principalmente como alma e não como corpo, porque não há nada na natureza mais belo do que as almas. Insisto: não há nada mais belo que as almas em estado de graça, assim como não há nada mais horrendo que as almas em estado de pecado. Desta forma, quem realmente deseja ter uma boa formação católica deve reconhecer a virtude das almas e deixar-se arrebatar por ela. Ele deve ter uma grande sede de que essas almas tenham virtude, porque se ele tem amor a Deus, ele terá uma sede de que essas almas se unam a Deus. A pessoa verdadeiramente apostólica deve ter a sede que Nosso Senhor teve das almas. Ele deve ter em si o "sitio" de Cristo.

Continua

Compartilhe

Blason de Charlemagne
Siga-nos



Postado em 21 de agosto de 2023