Sim, por favor
Não, obrigado
Virtudes Católicas
donate Books CDs HOME updates search contact

O Dever de Lutar - 3

Aceitando ou rejeitando o chamado para lutar

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
Como devemos considerar esta guerra que Nosso Senhor Jesus Cristo veio trazer do Céu para a terra? Como podemos aplicar a meditação de Santo Inácio de Loyola em seus Exercícios Espirituais à luta contra o progressismo e também à luta contra o comunismo?

Como contrarrevolucionários, somos chamados a lutar. A prova é simples. Ninguém, segundo a doutrina da Igreja, é capaz de um bom movimento de alma fundado na Fé Católica senão pela graça, isto é, por um dom sobrenatural criado que Deus coloca em nossa alma. Assim, se nos é dado um bom movimento de alma que nos leva a querer defender a Igreja, a Tradição e a Civilização Católica, ela nasceu da graça. Esse bom impulso aconteceu porque Deus nos chamou, porque a graça é um chamado. É como se Ele aparecesse e realmente nos chamasse.

A falta de lógica de dizer 'não'

called to fight

Cada um é chamado para a luta

A resposta "não!" seria tão ilógico que deveríamos parar, pesar os argumentos e considerar que loucura seria. Pois quem age de forma ilógica é como um louco. O homem deve amar a lógica mais do que a visão, a luz dos olhos, pois a lógica é a luz da mente.

O que é pior: enlouquecer ou ficar cego? Obviamente, é pior ser louco porque o cego ainda pode se dar bem na vida. Para um louco, qual é a utilidade de ver?

Tornar-se ilógico é a coisa mais triste que existe. Estamos falando da forma culposa da loucura, não da loucura do doente, mas da loucura do homem mau, do homem de má vontade. O homem de boa vontade é o lógico; o de má vontade é o ilógico, o incoerente.

Queremos estar entre o número dos incoerentes e dizer "não" a Nosso Senhor Jesus Cristo?

As consequências de dizer ‘não’

O que nos espera se morrermos depois de dizer "não" a Nosso Senhor Jesus Cristo?

Pessoas morrem o tempo todo: um acidente de carro, um tiro perdido, uma doença súbita. Pode acontecer tão rapidamente que não se sabe o que aconteceu. Quantas pessoas morrem assim, sem perceber que estão morrendo, sem tempo para arrependimento!

Ele de repente aparece diante de Deus, e Deus lhe diz: "Eu te chamei para essa luta e você disse 'não.' Agora, quero suas explicações: por que não?" O indivíduo dirá: "Não, você não me ligou."

judgment

Seremos julgados por nossa resposta a este chamado para lutar

Deus dirá: "Eu te chamei. Você se lembra daquela vez em que conheceu a Contra-Revolução e que estava tão entusiasmado com a luta? Esse entusiasmo foi Minha graça trabalhando em sua alma. O que você fez com essa graça? Naquela ocasião eu bati na porta da sua alma e lhe perguntei: 'Você quer lutar?' Qual foi sua resposta, e por que você não lutou por Mim?"

O que ele dirá, vendo Deus face a face? Só então ele entenderá o quão ilógico era recusar aquele convite. Só então ele vai querer dizer: "Senhor, deixe-me voltar para a Terra, agora eu vou lutar!"

Mas Nosso Senhor dirá: "Não, o tempo passou, tudo acabou. É hora do seu julgamento."

E se o pobre infeliz, além de rejeitar sua vocação contrarrevolucionária, capitular às pressões de nosso século neo pagão a ponto de perder o estado de graça em uma longa vida de pecado e morrer impenitente, então ouvirá a cacofonia de lamentos e prantos das profundezas do Inferno. Ele ouvirá aquele terrível grito de mil bocas que começa a se fazer ouvir, entre risos e insultos: "Vem! Vem! Seu lugar é aqui!" É o Demônio, arrastando-o para o Inferno.

O que acontecerá se dissermos 'sim'

Agora imagine o contrário. Um dos senhores morre e aparece diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, que o recebe com um semblante afável e misericordioso: "Eu te chamei, você lutou. Você teve imperfeições em sua luta, mas Minha Mãe rezou por você, porque você se expôs ao escárnio e risos por Ela. Você pediu Sua ajuda, e Ela veio em seu auxílio e obteve perdão para você. Vem, Meu filho, eu te dispenso até mesmo do Purgatório. Entra na glória de teu Senhor!"

De que vale toda a glória terrena, comparada a isso?

Existem os dois caminhos que se abrem diante de cada um de nós, meus queridos amigos. Em todos os momentos da vida e em todos os momentos, estamos escolhendo um desses dois caminhos.

Se tivéssemos tal coisa sempre diante dos olhos, se todas as manhãs renovássemos por um momento alguns pontos desta meditação, não teríamos mais ardor na luta, mais coragem, mais dedicação do que temos agora? Eu realmente acredito que sim.

E se este exercício serviu para nos ajudar a fazer alguma boa resolução, temos muitos motivos para dar glória a Santo Inácio de Loyola e, por meio dele, a Nossa Senhora, que o inspirou a fazer estas santíssimas meditações, que eu nada fiz mas que desenvolver.

A meia recusa

Uma palavra final sobre o mecanismo da meia recusa. Um homem pode ficar muito impressionado com o argumento lógico de por que devemos entrar nessa luta, mas, por outro lado, sentir profundamente a dor da renúncia ao mundo que ele deve fazer.

lazy  man

"Morgen, morgen, nur nicht heute,
sagen alle faulen Leute
'

Ele pensa: “Não ouso dizer 'não.' No entanto, se eu disser 'sim,' vou sofrer muito. Vou adiar minha decisão para mais tarde. Vou resolver essa questão mais tarde." Mas a pessoa já percebe que depois vai deixar o assunto de lado, e assim foge da decisão. O mecanismo de recusa mais básico e comum é dizer: "Isso é muito difícil! Deixo para depois."

Há um ditado alemão: "Morgen, morgen, nur nicht heute, sagen alle faulen Leute" - Amanhã, amanhã, desde que não seja hoje, dizem todos os preguiçosos.

A preguiça não é tanto a preguiça de andar, estudar, etc. É a preguiça de fazer o esforço que a vida espiritual exige, é o vício capital da preguiça em seu aspecto mais radical e pior.

Outras formas de preguiça se manifestam assim: "Quando chegar a hora de lutar, então eu escolho." E então, quando chegar a hora, outra desculpa: "Vou fazer um pequeno esforço porque me lembro daquela conversa que ouvi sobre o que me espera se eu não fizer alguma coisa." E assim ele resolve fazer um pequeno esforço. É uma solução vergonhosa, mas não tão rara...

Continua

Postado em 2 de janeiro de 2023