Sim, por favor
Não, obrigado
Quaresma e Semana Santa
donate Books CDs HOME updates search contact

Os Salmos Penitenciais - II

Súplica do pecador punido por Deus

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
O terceiro Salmo Penitencial é o Salmo 37, e começa de forma muito característica com Davi pedindo perdão. Começa assim:

Senhor, não me repreendas no teu furor; nem me castigues na tua ira.”

Aqui o Rei Davi avalia a imensidão da fúria de Jeová pela imensidão do pecado que ele cometeu. Somam-se a isso os agravantes do seu pecado, que lhe conferem uma espécie de força dupla, o que é uma coisa horrível. Então ele pede a Deus que não o castigue tanto. Mesmo reconhecendo sua culpa, ele já começa a pedir misericórdia. O Salmo continua:

Porque as tuas setas se me cravaram, e assentaste sobre mim a tua mão.”

Isto é, Deus atira setas que perfuram o pecador impenitente. É a mão de Deus que agiu sobre ele, uma mão tremendamente pesada que esmaga a pobre criatura.

E então ele diz: “Já sinto o tremendo efeito daquelas setas e daquela mão. Não me destrua, ó meu Deus, Tu que já me puniste.” Em seguida, ele apresenta um argumento para convencer Deus a não destruí-lo, pois isso é tudo o que lhe resta fazer:

Não há parte sã na minha carne, por causa da tua ira; não há paz nos meus ossos à vista dos meus pecados.”

our lord cross

Ele prediz profeticamente a agonia de Cristo na Cruz

Note que este é um Salmo profético, que profetiza a vinda de Nosso Senhor aos homens.

Considere Nosso Senhor na Cruz: não há saúde em Sua carne e nem paz em Seus ossos por causa dos pecados dos homens que Ele tomou sobre Si. David, como penitente, foi uma prefigura do Redentor; Davi também está expiando os pecados, embora tenham sido os pecados cometidos por ele. Você pode ver o rico significado neste texto.

É belo dizer que não há paz em seus ossos. A paz é algo moral, mas aqui se refere a um corpo tão profundamente ferido que até as suas partes internas – os ossos – ficam convulsionadas, de modo que mesmo nas suas profundezas não há paz.

A partir disso, você pode ver como o Oriente é superior ao Ocidente. Isso é algo que tem uma grandeza lírica. Que fabulosos imponderáveis evoca, que o homem moderno não consegue compreender!

Prossegue abordando a questão da razão pela qual Deus lhe deu esse castigo.

Porque as minhas iniquidades se elevaram acima da minha cabeça, e como uma carga pesada me oprimiram.”

“Cometi tantos pecados que a montanha dos meus pecados paira muito acima de mim e estou submerso neles; eles subiram acima da minha cabeça e me inundaram.” E por isso, sobre este monte que cobre o pecador, as setas de Deus voam, a mão de Deus vem, a carne se torna uma ferida, a alma uma lesão, os próprios ossos são perturbados. Isto é, a alma está profundamente perturbada.

david

Rei David, quebrantado e implorando por misericórdia

Alguém pode pintar uma crise completa em sua alma de forma mais magnífica? Não conheço ninguém que tenha descrito tal crise com expressões tão soberbas como estas. É claro que devemos fazer um esforço para interpretar estas linhas. Não estão ao alcance de todos, mas essa é mais uma marca da superioridade deste Salmo.

O efeito do pecado que ele cometeu continua. Ele é punido; o pecado é como uma montanha que pesa sobre ele. Agora o resultado:

Apodreceram e corromperam-se as minhas chagas, por causa da minha loucura.”

“Por causa da minha falta de sabedoria, essas feridas em minha alma apodreceram e corromperam-se. Todo o meu corpo está, portanto, num processo de putrefação e deterioração. Não estou apenas ferido, estou infectado, estou podre. E por quê? Por causa do pecado que cometi.” É evidente que o que ele diz aqui sobre o seu corpo é um símbolo do estado da sua alma. O Salmo continua:

Tornei-me miserável e continuamente todo encurvado; todo o dia andava oprimido de tristeza.”

illusions

Ele reconhece ilusões que ainda existem em sua alma

“Essa situação me deixou infeliz. E eu estava oprimido, curvando-me cada vez mais no chão. E essa tristeza esteve comigo o dia todo, uma tristeza que nunca me abandonou.”

Porque as minhas entranhas estão cheias de ilusões, e não há parte alguma sã na minha carne.”

As ilusões que geraram o pecado ainda existem em sua alma, e essas ilusões estão ligadas à sua completa putrefação. A raiz do pecado, a causa do pecado, ainda está dentro dele; ele ainda sente uma atração, a tendência maligna para pecar.

Estou aflito e grandemente abatido; o gemido do meu coração arranca-me rugidos.”

Acho muito bonita esta expressão: meu coração geme e ruge como um leão ferido diante desta desgraça em que me encontro.

Ó Senhor, bem vês todos os meus desejos, e o meu gemido não Te é oculto.”

Jesus receives help in the Garden of Olives

Outra prefigura de Nosso Senhor
pedindo misericórdia no Jardim

“Vós vedes todos os meus pecados, ó meu Deus, mas Vós também vedes que eu tenho uma coisa: um desejo. E esse desejo é um gemido, e esse gemido não está escondido de Vós. Meu estado não me agrada, e algo em mim se move em direção ao arrependimento.”

O meu coração está conturbado, a minha força desampara-me; e a própria luz dos meus olhos já não está comigo.”

Nesse processo de arrependimento, ele afirma que seu próprio coração está abalado, seus olhos estão morrendo. Tenho a impressão de que se trata de uma alusão à agonia da morte. Não tenho certeza, mas deve haver algo assim no processo da morte, quando o coração começa a falhar e a visão falha.

Os meus amigos e os meus íntimos avançaram, e puseram-se contra mim. E os meus parentes puseram-se ao longe; e os que buscavam a minha vida usavam de violência.”

Aqueles que deveriam me defender usam violência contra mim. É o castigo que caiu sobre mim.

E os que me procuravam males falaram coisas vãs, e todo o dia maquinavam enganos.”

É a conspiração que se levantou contra ele como um redemoinho.

Mas eu, como um surdo, não ouvia; e como um mudo não abria a boca.”

david made deaf and dumb

O grande Rei ficou surdo e mudo por sua miséria

Novamente, é Nosso Senhor ao longo da Via Sacra. Ele, como um surdo, não ouve e, como um mudo, não abre a boca. Uma bela meditação sobre a Paixão poderia ser feita lendo estes Salmos. Então Davi diz:

E tornei-me como um homem que não ouve, e que não tem na boca palavras com que replicar.”

Ele está quebrantado e zombado; ele não tem defesa contra o que dizem contra ele. É mais uma miséria, ele está completamente perturbado e o mundo inteiro está contra ele.

Porque em Ti, Senhor, esperei: Tu me ouvirás, Senhor Deus meu.”

Aqui está uma espécie de vitória da misericórdia na qual entra algo maravilhoso. Ele diz a Deus: “Olha, Senhor, cheguei ao fim como resultado dos meus muitos sofrimentos” – como se dissesse: “Eu sei que Tu não queres acabar comigo, e confio na Tua misericórdia por trás de toda a Tua indignação.

Assim, enquanto a consideração da justiça vai até o Céu, pode-se dizer que a consideração da misericórdia chega ao Céu dos Céus. Ele tem a certeza de que, ao parecer tão prostrado e arrasado, Deus terá piedade dele e o poupará do castigo que está prestes a cair. Assim, ele insiste que Deus o ouvirá em sua miséria.

enemies

‘Nunca triunfem de mim os meus inimigos’

Aqui fica claro que a nota da misericórdia supera a nota da justiça neste cântico, que certamente não é o cântico do Pequena Via nem o cântico da geração nova. Mas não se pode negar que tem uma beleza para todos os séculos e é um admirável tema de meditação para todas as gerações!

Porque disse: nunca triunfem de mim os meus inimigos, eles que, tendo visto os meus pés vacilantes, falaram insolenemente de mim.”

Seus inimigos eram piores do que ele. Eles eram inimigos de Deus, enquanto ele era um mau amigo de Deus. Assim, ele acredita que os inimigos de Deus não prevalecerão. Quão apropriado é esse pensamento para se aplicar a nós e aos nossos defeitos!

Porque estou preparado para o castigo, e a minha dor está sempre diante de mim.”

Esta é a razão pela qual ele confia. Por que ele disse que seus inimigos nunca triunfarão sobre ele? Primeiro, porque esperou em Deus, ele sabe que Deus o ouvirá. Isso é confiança. Segundo: porque os seus inimigos, que lutam contra ele, lutam também contra Deus. Por causa da aliança que tem com Deus, ele sabe que Deus não o abandonará. Terceiro: porque na sua humildade reconhece que merece o castigo. “E a minha dor está sempre diante de mim.” Ele não tem um momento de esquecimento; pelo contrário, ele está continuamente arrependido, o seu pecado continuamente o entristece.

Porque eu confessarei a minha iniquidade, e pensarei no meu pecado.”

Aqui ele afirma que não apenas se arrependerá de seu pecado agora, mas continuará a fazê-lo sempre.

enemy

‘Let me rise up over my enemy for Thy glory’

Entretanto os meus inimigos vivem, e têm-se tornado mais fortes que eu; e têm-se multiplicado os que me aborrecem injustamente.”

“Estou tão humilhado, e o canalha tão glorificado! Vós, meu Deus, não vedes isso? Tenho certeza que sim!” Estas são as razões da sua confiança. Depois vem outra expressão que indica claramente a sua ligação com Deus e a ligação dos seus adversários com o demônio:

Os que retribuem males por bem murmuravam de mim, porque eu segui o bem.”

Havia pessoas que não gostavam dele porque era um filho da luz e, quando o viam pecar, zombavam dele.

A conclusão do Salmo:

Não me desampares, Senhor Deus meu; não te apartes de mim. Acode em meu auxílio, Senhor Deus da minha salvação.”

E com estas palavras “da minha salvação,” ele termina o seu Salmo com palavras que mostram uma confiança total.

Continua

Compartilhe

Blason de Charlemagne
Siga-nos




Postado em 27 de Março de 2024