Sim, por favor
Não, obrigado
Quaresma e Semana Santa
donate Books CDs HOME updates search contact

Os Salmos Penitenciais - I

O coração arrependido clama por misericórdia

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
Os Sete Salmos Penitenciais são os Salmos compostos pelo Rei Davi que marcam seu arrependimento pelo pecado que cometeu. Os homens geralmente se lembram deste pecado: ele se apaixonou por Betsabéia – a esposa de Urias, um de seus generais – quando ele a viu defronte de seu terraço com um olhar errante para ela enquanto se banhava.

king David Bethsheba

Rei Davi é consumido pelo desejo de Betsabéia

A partir desse momento, um fogo de sensualidade surgiu em seu espírito, pelo qual ele entrou em concubinato com Betsabéia. Então, para se livrar de seu marido inconveniente, o Rei Davi o enviou para a linha de frente para que morresse na guerra em que estava envolvido.

Quando Davi - que antes era um homem muito bom e reto - caiu dessa maneira, ele naturalmente mergulhou em um abismo de maldade. Primeiro, havia o pecado de impureza e, depois, esse tipo de assassinato velado, um verdadeiro crime.

O Profeta Natã veio até ele e contou o seguinte caso para ele considerar e julgar: um homem rico tinha muitas ovelhas. No entanto, ele viu apenas a ovelhinha de um homem pobre – a única que ele possuía – e quis apoderar-se dela, e por isso o matou.

Depois de relatar o caso, Natã pediu a Davi que fizesse justiça contra esse homem. Davi rasgou suas vestes e disse indignado: “Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve morrer! Ele deve pagar quatro vezes mais por aquela ovelha, porque fez tal coisa e não teve pena.”

Então, o Rei Davi perguntou a Natã: “Mas quem é este homem?”

E Natã, com um gesto magnífico, virou-se para ele e disse: "Este homem é você, ó Rei." Ele aplicou o caso a Davi.

prophet Nathan accuses David

O profeta Natã acusa Davi de seu pecado

Ou seja, Davi ficou tão entorpecido por sua má ação que nem percebeu a semelhança do caso com sua situação e não teve remorso.

Mas com aquela denúncia fulgente, um coup de grace, Davi se arrependeu. David lamentou sua ação; fez penitência e pôs cinzas na cabeça – aquelas penitências orientais tão imensamente poéticas e belas e talvez pouco compreensíveis para a mentalidade ocidental moderna, mas que considero magníficas e esplêndidas.

Mas, apesar de tudo isso, ele foi punido. Seu filho [concebido em adultério] morreu. Davi entendeu essa morte como um castigo, como de fato foi. Teve, porém, Salomão, um filho cheio de doçura, um filho magnífico que o sucedeu esplendidamente no trono até o momento em que ele, por sua vez, prevaricou. Mas Davi não viu essa prevaricação. E assim Davi fechou os olhos na paz de Deus, olhando para o reinado vindouro de Salomão.

Esse cenário é um pouco parecido com o que aconteceu com Jó: uma grande situação, uma catástrofe onde ele afunda na lama, e então, pela misericórdia de Deus, ele volta para uma posição melhor do que antes. Mas há uma diferença fundamental: Jó não pecou, Jó era um homem justo que sofreu essas coisas para ser provado. Considerando que este não foi o caso com Davi. Davi pecou. E assim ele mereceu o castigo que sofreu.

Um coração arrependido clama por misericórdia

Nestes Salmos, o Rei Davi canta – ele tocava harpa – sobre sua penitência, sua tristeza e o estado de uma alma que se senta em pecado. Mas ao mesmo tempo em que afirma a plena justiça de Deus e o castigo merecido que está caindo sobre ele – ou ainda pode cair – ele confia na misericórdia de Deus.

David Solomon

Deus consolou Davi e lhe deu um filho magnífico, Salomão

E estes Salmos – depois de pintarem o quadro mais sombrio da situação do pecador – terminam com um ato de confiança de que Deus ouvirá a súplica do coração contrito e humilhado, do coração de um homem que se arrepende do que fez e se humilha.

Ou seja, o pecador diz: “Sou realmente mau, fiz coisas más e, porque esta raiz do pecado está em mim, não foi por acaso; não, na verdade fui eu que pequei.”

Qual é o valor universal desses Salmos? Passaram a ser a expressão da alma pecadora, da alma que reconhece o mal que fez, que reconhece como Deus é justo para castigá-lo; e, por isso mesmo, reconhece a grande misericórdia de Deus.

Pois a misericórdia existe por causa de um mal autêntico, seguido pelo arrependimento do pecador e sua vontade de reparar. Uma misericórdia baseada em um pecado sem remorso é uma quimera, não faz sentido. A misericórdia existe em resposta a um mal grave realmente cometido e que depois é reconhecido com dor.

Essa tristeza inclui uma humilhação pessoal: não lamento apenas ter feito isso. Lamento, por exemplo, ter matado uma pessoa inocente. Sinto muito, mas há algo mais do que apenas isso. Lamento minha culpa no assunto. Eu reconheço minha culpa; reconheço a raiz do pecado que está em mim e lamento que essa raiz do pecado exista em mim. E assim confesso a Deus com humildade.

A esperança da misericórdia nasce

Agora, tendo confessado isso, a esperança da misericórdia nasceu em mim. Deus tem uma misericórdia maior do que a minha iniquidade. Ele tem uma bondade maior do que o castigo que eu mereço. Então, peço que atue em minha alma, que corrija meu pecado, que me perdoe, que mitiga meu castigo em vista de minha franqueza, que, enfim, aja como meu bom Pai, embora eu esteja completamente indigno do que estou pedindo a Ele.

E minha confiança é admirável. Se eu soubesse que mereço Sua misericórdia, minha confiança não seria tão admirável. Mas, minha confiança naquilo que não mereço e que tenho certeza que obterei por Sua bondade é um ato de reconhecimento de Sua bondade. E assim, eu me volto para Ele, e me volto cheio de certeza.

sacred heart

Os Sagrados Corações de Jesus e Maria acrescentam uma nova dimensão ao nosso pedido de misericórdia

sacred heart mary
Nestes salmos há um tom grandioso. O tom grandioso vem, em parte, de um Deus magnífico, enormemente distante, e uma criatura que se arrasta pelo chão.

Mas a voz daquela criatura se eleva com uma virilidade magnífica, com uma virilidade carregada de tristeza e dor. É a dor de um homem e a tristeza de um homem que de alguma forma preenche essas distâncias. Por isso há nele um certo tom grandioso, é como algo de si mesmo muito pequeno que faz uma coisa enorme. A sua dor tem a grandeza de algo pequeno que faz mais do que é capaz de fazer.

Esses Salmos têm um tom profundamente católico. Mas não totalmente católico na perspectiva de que o Verbo Divino ainda não se encarnou ou se manifestou. A Palavra não se tornou Homem e habitou entre os homens; Ele ainda não havia dito que Seu deleite era viver entre os filhos dos homens. O Sagrado Coração de Jesus não havia sido revelado aos homens.

E, em função do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, esse tom muda um pouco, como quem se dirige a um Deus que já sabemos ser exorável. É mais como quem fala com a Mãe do que com o Pai na linguagem do Novo Testamento. E esta linguagem é magnífica. Mas, à medida que estas palavras passam da nossa mente aos nossos lábios, elas precisam fazer essa adaptação a um horizonte de misericórdia mais rico, definitivamente mais misericordioso do que no Antigo Testamento.

Finalmente, há uma outra coisa. É que a Mediação de Nossa Senhora na época em que Davi compôs seus Salmos não era conhecida. Assim, não havia a certeza que temos com a Medianeira Onipotente que sempre nos acompanha e que roga por nós com misericórdia de mãe; que toma o imundo filho pródigo e o abraça. Então, depois de abraçá-lo, ela vai até o pai dele para pedir perdão.

Na parábola, o filho pródigo aparece sozinho. Mas hoje, é diferente. A história do filho pródigo ocorreu antes de Nossa Senhora nascer. Hoje, cada um pode ir até a Mãe, que abraça o filho nojento, o filho dos porcos, o filho arrependido, o filho caído. Cobrindo-o com seu manto, ela o guia e lhe dá coragem para enfrentar o pai, coragem que de outra forma ele não teria.

Há, portanto, algumas correções a serem feitas em todo esse esplendor dos Salmos, que, no entanto, nada impede de serem a oração própria da alma penitente.

Parece-me que agora seria interessante lermos alguns desses Salmos para comentá-los, o que faremos no próximo artigo.

david and harp

Continua



Compartilhe

Blason de Charlemagne
Siga-nos




Postado em 4 de Março de 2024