Sim, por favor
Não, obrigado

Virtudes Católicas

donate Books CDs HOME updates search contact

A Justiça de Deus e Judas - Parte II

Plinio Corrêa de Oliveira

Para entendermos como a justiça de Deus teve que agir contra Judas, vamos imaginar algo diferente do que realmente aconteceu. Imaginemos que depois de Nosso Senhor ter pronunciado o Consumatum est, Suas últimas palavras imediatamente antes de Sua morte, Judas teria aparecido vestido com trajes festivos, bêbado, uma coroa de flores na cabeça, vindo de alguma taverna da época.

A painting of the Betrayal of Judas - Barna da Siena

Judas trai Nosso Senhor por 30 moedas
Aproximando-se do Sagrado Corpo de Nosso Senhor naquele estado de embriaguez, teria rido e zombado Dele, dizendo: “Vejam a diferença entre nós: Ele morreu na Cruz! Eu - que O traí - agora estou me divertindo muito! E durante esse bom tempo, gastei apenas duas das minhas moedas de prata! Ainda tenho 28! Há, há, há!

Agora, vamos imaginar que em tal cenário Santa Maria Madalena e São João teriam dito: “Judas, por favor, venha se juntar a nós. Mesmo tão ruim quanto você é, você ainda é nosso irmão! Continuemos a amar uns aos outros.”

Se tal cena tivesse acontecido, as ações daqueles santos seriam tão abomináveis quanto as de Judas. Isso expressaria o que poderia ter acontecido se a justiça de Deus não estivesse presente.

Por que essa cena é tão repulsiva? Porque retrata aqueles que verdadeiramente amaram Nosso Senhor como também amando Seu traidor. Que tais amores possam existir simultaneamente é absurdo e repulsivo. Isso é o que seria a misericórdia sem justiça. Tornar-se-ia algo monstruoso, cúmplice do mal.

Esse tipo de misericórdia seria uma agressão contra o bem. A justiça de Deus requer um castigo, porque a justiça é necessária para dar consistência ao bem.

Esta não é apenas uma situação teórica. Vivemos rodeados de gente que só tem pena de quem é mau: “Coitado, roubou.” “Pobre mulher, ela pecou contra a castidade.” “Pobre assassino, ele não percebeu o que estava fazendo.”

Todas as desculpas possíveis são oferecidas para provocar piedade e afeição por cada pessoa má em nome da misericórdia. Os únicos de quem essas pessoas não têm pena são aqueles como nós, que analisam tais erros cometidos em nome da misericórdia. Para nós, eles dirão: “Eu te odeio, seu homem intransigente!”

Esta é a caricatura da misericórdia que tem sido sistematicamente promovida pela Revolução.

O equilíbrio entre justiça e misericórdia

Qual é o ponto de equilíbrio perfeito para alguém dizer: “Agora acabou o tempo da misericórdia e entramos no tempo da justiça de Deus”?

Podemos comparar as relações entre Deus e o homem a algo como uma linha de pesca. Cada homem tem um certo potencial de capacidades e dons que deve desenvolver. Deus o ajuda a ser fiel ao Seu plano nesse desenvolvimento. Muitas vezes, porém, a pessoa é infiel, mas Deus tem misericórdia dela e a chama de volta para retomar o processo de onde havia parado.

Mas, em determinado momento, a linha de pesca se esgota e o processo chega ao fim. Deus acaba com sua vida. Se ele foi fiel, recebe uma recompensa; se ele rejeitou os chamados de Deus, ele recebe um castigo eterno.

Rembrandt depicts David sending Uraih to his death

David, ao fundo à direita, manda Urias à morte
Na vida do Rei Davi no Antigo Testamento, podemos ver como a misericórdia e a justiça de Deus agiram diferentemente de acordo com a fidelidade de Davi. Ele foi um homem que seguiu o plano da Providência em muitos aspectos. No entanto, quando ele pecou cometendo adultério com a esposa de Urias, um general, enviando-o para uma missão militar impossível de não ser morto, Deus mostrou Sua justiça. Ele enviou o Profeta Nathan a ele, que apontou seu pecado com toda a severidade e exigiu penitência.

Como consequência temos os belos sete salmos penitenciais de Davi. Deus o perdoou e continuou a abençoá-lo. No entanto, Deus puniu Davi permitindo que seu filho Absalão se rebelasse contra ele e o proibiu de construir o Templo para a glória de Deus.

Algo assim acontece na vida de todo homem. As ações de um homem mostram se ele está tentando ser fiel ao plano de Deus ou se é complacente com o mal. Na medida em que o homem deixa de se preocupar em agradar a Deus em tudo e passa a ser cúmplice do mal, devemos nos distanciar dele. Devemos fazer isso principalmente para a glória de Deus, mas também para nos defendermos, para não nos deixarmos contaminar por esses vírus malignos.

Assim, ainda que devamos rezar para que a pessoa abandone sua vida ruim - isso é misericórdia - devemos cavar um fosso ao seu redor para evitar que esse mal se espalhe - isso é justiça.

Se essa pessoa deixa o reino de um mero pecador para se tornar um inimigo da causa católica, devemos considerá-lo também nosso inimigo pessoal e tomar medidas adequadas para silenciá-lo e derrotá-lo perante a opinião pública. Isso é justiça.

Reino de Maria e tolerância

Pelo que a Revolução Conciliar fez em nome da misericórdia para com as falsas religiões e o mundo moderno, creio que o Reino de Maria deve brilhar no sentido oposto. Isso não significa que não devemos ter misericórdia, mas significa que nunca devemos usar a misericórdia como pretexto para sermos cúmplices de heresias e do mal.

Uma vigilância extremamente aguda deve estar presente para evitar qualquer tolerância com o mal. O Reino de Maria pode durar muito tempo se os homens que o fazem estiverem vigilantes contra esta misericórdia revolucionária. Deteriorar-se-á muito rapidamente se, após a sua inauguração, renascer o mesmo espírito de tolerância.

Esta palestra foi traduzida da
transcrição de uma fita e adaptada por A.S. Guimarães

Postado em 15 de maio de 2023

Crown of thorns


burbtn.gif - 43 Bytes


Tópicos Relacionados de Interesse


burbtn.gif - 43 Bytes   A Justiça de Deus e Judas - Parte I

burbtn.gif - 43 Bytes   A Paixão de Cristo - Nosso Senhor Levado Prisioneiro

burbtn.gif - 43 Bytes   O amor à Cruz na vida de hoje

burbtn.gif - 43 Bytes   Como devemos seguir a Paixão da Igreja Católica?

burbtn.gif - 43 Bytes   As Sete Últimas Palavras na Cruz

burbtn.gif - 43 Bytes   O sofrimento expiatório para distribuir as graças da Redenção

burbtn.gif - 43 Bytes   O sofrimento de ser rejeitado pelo próprio meio

burbtn.gif - 43 Bytes   La Macarena, Nossa Esperança - Semana Santa em Sevilha


burbtn.gif - 43 Bytes


Trabalhos Relacionados de Interesse




A_mw.gif - 33004 Bytes


A_ad1.gif - 32802 Bytes


A_ad2.gif - 31352 Bytes


A_hp.gif - 30629 Bytes


A_ff.gif - 33047 Bytes


A_pnp.gif - 27395 Bytes


A_hp.gif - 30629 Bytes


A_ff.gif - 33047 Bytes


A_ecclesia.gif - 33192 Bytes




Devoções Especiais  |  Religioso  |  Início  |  Livros |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados