Sim, por favor
Não, obrigado
Devoções Especiais
donate Books CDs HOME updates search contact

A Santa Eucaristia - Corpus Christi

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
Vocês podem levar em consideração essa hipótese quando pensar na Última Ceia. Suponha que uma pessoa acreditasse que Nosso Senhor era Deus e soubesse que haveria a Ressurreição e a Ascensão. Se essa pessoa visse Sua Crucificação, poderia perguntar: "Depois da Ascensão Nosso Senhor nunca mais voltará à Terra? Depois de tudo o que Ele fez pela humanidade, Ele iria para o Céu e nunca mais estaria presente na Terra?"

ascension giotto

Depois de ascender ao Céu, Nosso Senhor abandonaria a humanidade na Terra?

Uma vez Ele sacrificou Sua vida de maneira tão terrível e estabeleceu aquele relacionamento especial com os homens que Ele salvou; uma vez Ele se tornou a Cabeça do Corpo Místico, que é a Igreja; uma vez Ele declarou que queria estar presente pela graça entre os homens até o fim do mundo para que Ele se tornasse a alma de suas almas, o princípio vital de suas vidas espirituais em seu aspecto mais nobre e elevado; uma vez que essas premissas são aceitas, como essa pessoa pode aceitar que, após Sua Ascensão ao Céu, Ele nunca mais estaria presente na Terra?

Não quero dizer que o Sacrifício da Cruz e a Redenção imporiam necessariamente a instituição da Santa Eucaristia. Isso seria excessivo. Mas podemos dizer que tudo suplicaria e pediria a Nosso Senhor que não se separasse dos homens para sempre.

Uma pessoa com sentido arquitetônico suspeitaria que Nosso Senhor arranjaria uma maneira de estar presente perto de cada um dos homens que Ele redimiu, que Cristo desejaria estar com cada homem durante todos os sofrimentos de sua vida até o momento de sua morte.

alps country church

Ele se torna presente na pequena capela nos Alpes e na grande Catedral de Milão, abaixo

milan cathedral

Como essa maravilha aconteceria? Essa pessoa não podia imaginar uma maneira. Mas ele podia pelo menos conjecturar que essa maravilha aconteceria. É extremamente conveniente que Nosso Senhor, em Seu papel de nosso Redentor, nosso Pai, nosso Protetor, nosso Médico, nosso Divino Amigo, providencie tal maravilha para nós.

De fato, Ele estabeleceu um convívio maravilhoso com os homens por meio da Sagrada Eucaristia. A cada momento em todos os lugares da Terra Ele está presente. Ele está presente nas majestosas catedrais, bem como nas pequenas igrejas pobres.

Quantas vezes, viajando pelas estradas do campo, encontramos pequenas capelas pobres no meio do nada, que não comportam mais de 20 ou 30 pessoas. Toca-nos pensar que Nosso Senhor se fará presente naquela capela. Ele está presente naquela minúscula capela com a mesma glória do Tabor, a mesma sublimidade do Gólgota, o mesmo esplendor da Divindade. Foi assim que Ele escolheu multiplicar Sua adorável presença na Terra.

Quando vemos um Católico podemos pensar: Nosso Senhor pode ter estado presente em sua alma ontem ou pode estar presente amanhã. Aquele homem por um instante se transforma em um Tabernáculo vivo. Ele se torna ainda mais do que um Tabernáculo porque o Tabernáculo contém apenas as Sagradas Espécies enquanto um homem pode realmente receber as Sagradas Espécies.

Assim, podemos ver a prodigiosa obra de misericórdia de Nosso Senhor quando instituiu a Santa Eucaristia. Assim como a Sua presença no Céu tem um valor infinito, também a Sua presença nas Sagradas Espécies tem um valor infinito em toda a Terra e em todos os homens que O escolherem.

empty church

Ele espera docilmente a humanidade na igreja vazia

Nós o vemos presente em Tabernáculos abandonados, sendo adorado apenas por Nossa Senhora, os Anjos e os Santos no Céu. Os homens estão ausentes e distantes. Ele está lá esperando docilmente um homem que queira recebê-lo e adorá-lo. Sua humildade e disponibilidade são desconcertantes quando pensamos que Ele é o Rei do Céu e da Terra. Ele é o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, mas Ele se apresenta a nós na forma de um pequeno disco de farinha esperando que um homem venha e O receba.

Tão pouco consideramos como nossas almas deveriam estar transbordando de reconhecimento, adoração e gratidão por aquilo que Nosso Senhor trouxe à existência na Última Ceia.

Só uma Inteligência Divina poderia ter concebido a Sagrada Eucaristia e imaginado este meio de estar presente em todos os lugares e de entrar nos homens. Só Deus poderia fazer isso.

Nossa Senhora e a Eucaristia

Devemos dar graças a Deus por meio de Nossa Senhora pela instituição da Sagrada Eucaristia.

Se é verdade que todo dom que vem do Céu ao homem é um dom que ela pediu; também é verdade que Nossa Senhora pediu a Nosso Senhor Jesus Cristo a instituição da Santa Eucaristia e que foi através de suas súplicas que Ele instituiu o Sacramento.

Assim, devemos agradecer-lhe também pela Santa Eucaristia. Devemos agradecer Àquele que condescendeu em instituir a Santa Eucaristia, e devemos agradecer a Ela que, movida pela graça, pediu a Deus este favor transcendente para nós.

O valor infinito da Missa

Há outro pensamento que devemos ter: é sobre a Missa. A Sagrada Eucaristia é, por assim dizer, um corolário da Missa. Vocês sabem que a Transubstanciação se realiza nesse mesmo ato em que Nosso Senhor renova Sua Paixão.

value of mass

Uma ilustração medieval representando a Transubstanciação

A essência da Missa, que é a renovação do Sacrifício da Cruz, realiza-se na Transubstanciação. Este é o ato pelo qual o pão e o vinho são transformados no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo através das palavras sacramentais do sacerdote. Este ato é ao mesmo tempo a imolação da Vítima e o ato determinante da Presença Real, que permanece nas Espécies Sagradas dentro dos Tabernáculos em todo o mundo.

Devemos considerar o valor infinito da renovação do Sacrifício da Cruz.

Então, uma pessoa que, após o consummatum est, veria as Santas Mulheres recebendo o Corpo de Nosso Senhor, Nossa Senhora chorando sobre Seu Corpo imolado, o Corpo sendo embalsamado e colocado no Sepulcro, e depois a Cruz de pé sozinha depois que todos os outros haviam partido - aquela pessoa com um espírito cheio de Fé entenderia que a Cruz era o símbolo de uma Ação que devia ser repetida. Uma Ação que, pela mesma lógica, deveria eventualmente ser multiplicada. E de fato se multiplicou prodigiosamente e o fará até o fim do mundo.

Alguns teólogos dizem que o Sacrifício da Missa tem um valor tão infinito e inestimável que, se passasse um dia sem que fosse celebrado, a justiça de Deus cairia sobre o mundo e destruiria tudo. Há um pintor, cujo nome esqueci, que pintou uma cena muito bonita representando a última Missa na Terra. Em meio a um enorme caos e desordem, um padre dizia a Missa e oferecia a Deus o Sacrifício do Calvário. Acima dele uma multidão de Anjos estava esperando, prontos para descer sobre a Terra para executar a vingança de Deus e acabar com o mundo.

Mas todos os Anjos estavam esperando que aquela Última Missa terminasse primeiro porque a reverência de Deus para com o Sacrifício de Si mesmo oferecido a Si mesmo é tão grande que mesmo a necessidade de desencadear Sua vingança e acabar com o mundo não aconteceria até que a Última Missa fosse concluida.

Alegria e tristeza

O dia da instituição da Eucaristia teve dois aspectos: a alegria da Festa e a tristeza da Paixão que se aproximava.

corupus christi

Homenagem ao Santíssimo Sacramento na festa de Corpus Christi

Esse dia foi também o dia da instituição do sacerdócio. O poder de consagrar foi conferido aos Apóstolos naquela ocasião. Estas foram maravilhas interligadas que aconteceram no mesmo dia.

No entanto, o dia da Eucaristia e da Primeira Missa – que deveria ser alegre e jubiloso – foi misturado com tristeza. Tristeza por causa da Paixão de Nosso Senhor que se aproximava e por causa do ódio satânico que chiava ao redor da Sala do Cenáculo onde Nosso Senhor terminava Sua obra na Terra.

Tristeza também pela tibieza dos Apóstolos que foram, no entanto, os primeiros beneficiários daquelas maravilhas. A tristeza pelo filho da perdição ali estava presente e cometeria o crime mais nefasto de toda a História: vender Nosso Senhor Jesus Cristo por 30 moedas de prata.

Nosso Senhor, Deus, com uma presciência de tudo o que aconteceria, não hesitou, no entanto, em realizar tantas maravilhas em benefício daqueles miseráveis que, pouco depois, fariam tudo o que fizeram.

Uma misericórdia imutável

Vocês veem aqui o que é uma vocação. Vem de uma misericórdia imutável de Deus que nada pode abalar ou mover. Ele tinha o plano de usar esses Apóstolos para serem os pilares de Seu Reino na Terra. Ele cobriu aqueles Apóstolos com presentes. Eles foram infiéis, mas os presentes não foram perdidos ou levados. Os Apóstolos acabaram sendo fiéis e a intenção de Nosso Senhor acabou sendo cumprida.

Our Lady of Mercy

Nossa Senhora está sempre disposta a nos mostrar misericórdia e nos colocar sob seu manto

Aqui podemos ter uma ideia da misericórdia que se pode mostrar àqueles a quem Nossa Senhora deu uma grande vocação. Temos aqui um argumento para nos encorajar em nossas inúmeras fraquezas. Sobre nós também ela derramou verdadeiras maravilhas.

Qual tem sido nossa correspondência com esses dons? Há muitas razões para batermos no peito. Quantas e quantas vezes não atendemos às expectativas de nossa vocação? No entanto, Nossa Senhora continua a nos proteger e a nos ajudar com todo tipo de graças.

Que ela guarde este pacto de misericórdia que decidiu fazer conosco e faça chegar o dia em que nos confirmará na fidelidade para que possamos finalmente dar-lhe um motivo de alegria estável, sólido e sério por causa de nossa fidelidade.


Postado em 15 de junho de 2022