Sim, por favor
Não, obrigado

Devoções Especiais

donate Books CDs HOME updates search contact

Meditações da Quaresma e da Semana Santa

O Apostolado do Sofrimento - III
Tudo o que é Sublime nasce do Sacrifício


Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Para compensar a falta de generosidade dos homens, há almas chamadas a sofrer de maneiras especiais para obter as graças necessárias ao desígnio de Deus para a humanidade.

St John Baptist, Gentile Fabriano

São João Batista: Não sou digno de desamarrar as sandálias dos seus pés...
Quando penso nessas almas cuja vocação é sofrer de maneira especial por esses grandes desígnios de Deus, penso em São João Batista que preparou o caminho para Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando estou diante de qualquer homem ou mulher que esteja realmente disposto a sofrer pela Igreja Católica e pela Civilização Cristã, sinto o impulso de me ajoelhar diante dele e dizer que não sou digno de desamarrar as sandálias de seus pés, como São João o Batista disse sobre Nosso Senhor.

Pois nada é mais nobre, nada é mais belo do que essa disposição de sofrer assim. Nada mostra uma maior integridade de alma ou uma maior sinceridade. Nada é mais eficiente à sua maneira do que a alma que sofre e está disposta a sofrer pelos outros. Uma alma que sofre pela Igreja Católica e pela Civilização Cristã carrega nos ombros a glória futura da Civilização Cristã.

Em tais almas, enormes problemas recaem; barreiras obstruem seus caminhos; perseguições, calúnias e difamações caem sobre eles. Ao mesmo tempo, as dificuldades mais terríveis para a Contrarrevolução são resolvidas porque uma alma aceitou seus sofrimentos até aquele ponto extremo. Não há palavras para descrever a gratidão, veneração e respeito devidos a uma alma que é verdadeiramente capaz de sofrer desta forma.

A beleza do chamado ao sofrimento

Alguém pode me perguntar por que tenho tanto entusiasmo por esse aspecto do sofrimento. Não é mais bonito rezar ou agir?

É belo rezar e agir, e não só belo, mas algo desejado por Deus. A pessoa que tem essa vocação deve rezar e agir para cumprir a vontade de Deus para ela.

Christ Scourged

Nosso Senhor viu e mediu cada sofrimento e suportou-o virilmente
Tudo na vida de Nosso Senhor Jesus Cristo foi cheio de pulchrum – e de beleza - mas o sacrifício da Cruz é algo que tem uma beleza que ultrapassa tudo o mais. Nada supera a beleza do sacrifício daquele Cordeiro de Deus absolutamente inocente. Ele sofreu tudo o que se pode sofrer, aceitando-o voluntariamente, prevendo tudo o que tinha pela frente e enfrentando com uma determinação que nada tinha da suavidade e mediocridade do mundo moderno.

Nosso Senhor Jesus Cristo viu e mediu cada sofrimento que Ele teve que suportar e o suportou fielmente até o ponto final. A Paixão é bela porque Ele a desejou. Ele queria sofrer para redimir o homem. Isso tem uma beleza inigualável.

É claro que as almas que Nosso Senhor Jesus Cristo chama a associar-se especialmente à Sua Paixão são almas eleitas; são almas que assumem o que muito poucas pessoas têm a coragem de fazer.

Existem muitas pessoas dispostas a rezar; há muitas pessoas dispostas a agir. Onde estão as almas que desejam sofrer? Procure-as, você não as encontrará. Onde está a alma que está disposta a dizer: "Vou sofrer, vou pedir a Nossa Senhora para apoiar a minha fraqueza, mas aceito esta cruz voluntariamente." Onde encontramos essas almas hoje?

Como é sublime essa ligação! Quanto pulchrum há nessa aceitação do sofrimento! Quanto se ganha de Deus neste movimento da alma que aceita o sofrimento! Quantas coisas que estão quebradas são consertadas; quantas coisas que estão sujas são limpas. Nenhuma dessas soluções poderia ser alcançada sem alguém que sofresse por elas.

É natural que na família das almas da Contrarrevolução que Nossa Senhora suscite almas dispostas a sofrer. Faz parte da vocação de quem é chamado a ser fundamento do Reino de Maria. São necessárias almas dispostas a fazer do sofrimento o seu primeiro apostolado.

Estas são as primeiras almas da Contrarrevolução e realizam a parte mais difícil e necessária do nosso apostolado. Neste momento, almas que desejam sofrer pela Contrarrevolução são urgentemente necessárias. O sucesso, o élan, o brilho da Contrarrevolução dependem da generosidade de quem está disposto a sofrer por este ideal.

Que tipo de sofrimento atinge esse objetivo?

Orb with Cross

A cruz sobre o orbe é um símbolo do triunfo de Cristo
O que significa sofrer? Não significa estar continuamente se flagelando. Sofrer é aceitar de boa vontade tudo o que Nosso Senhor e Nossa Senhora nos mandam e não procurar os sofrimentos da nossa escolha.

É sofrer tudo o que Nossa Senhora coloca em nosso caminho. Devemos abraçar esse sofrimento e recebê-lo de frente. Podemos - e muitas vezes devemos - agir para eliminar as causas dessa dor e sofrimento, mas enquanto durar, devemos recebê-lo com alegria e boa vontade, porque é um grande presente para nossas almas. É um grande presente para as almas dos outros, para o castigo vindouro e o Reino de Maria. Se fizermos isso, imolamos nossas vontades à vontade de Nossa Senhora.

Acima de tudo, deve haver almas dispostas a se imolar. Devemos seguir Nosso Senhor Jesus Cristo e permitir-nos ser crucificados para que a Contrarrevolução avance. Sem isso, nada pode avançar. Essas almas que sofrem são a glória dos ambientes, meios e causas pelas quais sofrem.

Portanto, esta condição de sofrimento dentro da Igreja Militante e da Contrarrevolução, é uma condição sublime. A Contrarrevolução só será totalmente séria na sua vocação no momento em que aceitar o sofrimento - aceitá-lo com amor e alegria.

O sofrimento de suportar incertezas e perplexidades

É assim que devemos encarar todos os problemas de nossa vida diária. É assim que devemos olhar a vida, a Contrarrevolução - não como o lugar da nossa realização pessoal, mas como o lugar onde somos chamados a sofrer por uma grande e sublime causa. Devemos amar as incertezas e dificuldades que temos que enfrentar - e lutar para resolvê-las, mesmo quando sofremos por causa delas. Se enfrentamos um momento de total incerteza, de perseguição interna, de insegurança financeira, devemos enfrentar tais problemas com combatividade e coragem, e ao mesmo tempo abraçar e amar o sofrimento que Nossa Senhora colocou em nosso caminho.

Se não podemos ver o que o amanhã trará para nós, se estamos enfrentando incertezas e perplexidades sobre o que o futuro reserva para nós, temos que abraçar e amar essa perplexidade. Nosso Senhor Jesus Cristo não disse de si mesmo que até a raposa tem sua cova, mas Ele, o Filho do Homem, não tinha nem mesmo uma pedra sobre a qual repousar a cabeça?

Na medida em que não podemos superar essas dificuldades, na medida em que Nossa Senhora permite que essas incertezas e perplexidades permaneçam - devemos amá-las porque representam as feridas de Nosso Senhor Jesus Cristo impressas em cada um de nós. É cada um de nós participando na Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo como Nossa Senhora a deseja, e não como nós a desejamos.

Tudo de grandioso vem do sofrimento

Então, se uma pessoa tem que ser uma uva que precisa ser esmagada para fazer vinho, uma azeitona que precisa ser comprimida para dar seu azeite, ou um grão de trigo que precisa ser moído para se transformar em pão, então é isso que ele deve desejar.

Há algo disso na ordem da natureza, e Nosso Senhor Jesus Cristo se refere a isso nos Evangelhos: Tudo o que é verdadeiramente criativo, que é realmente o início de algo grande ou o fundamento de uma grande obra, tem que carregar o peso de sofrimento em sua natureza.

A road lined with Oaks

A semente deve morrer para fazer o grande carvalho
Por exemplo, pegue uma semente que produzirá uma grande árvore. A semente se liberta do fruto em um ato de destruição, de decomposição do fruto que a carrega. A árvore nasce da destruição ou derrota do fruto. É nesta morte, neste sofrimento do primeiro fruto, que nasce o segundo fruto de toda grande obra.

Encontramos outro exemplo disso em como uma mãe dá à luz um filho: ela dá à luz com dor. Todas as grandes coisas da vida são concebidas e executadas em dor e sofrimento. Assim, descobrimos que esse sofrimento está na ordem natural das coisas. Tudo que é grande, que tem grandeza, que é sublime, está envolto pela aura do holocausto.

Sem sofrimento, a Contrarrevolução não sairá vitoriosa. Todas as vitórias aos olhos de Nossa Senhora têm a sua origem nessas almas com a generosidade de sofrer. Nada mais digno de nosso entusiasmo e admiração.

Devemos ter pena daquelas almas que desejam ser ricas ou importantes para aparecer perante os outros, e que ignoram o sofrimento como a verdadeira grandeza da Contrarrevolução. O que esse sucesso e riqueza significam diante de um homem que sofre? Não é nada. É mera poeira.

Santa Teresinha do Menino Jesus disse algo nesse sentido. Ela tinha o desejo de ser e fazer tudo pela Igreja Católica em todos os lugares. E porque ela não podia, ela sofreu. E nesse sofrimento ela disse que percebeu que sofreu por todas aquelas pessoas. Ela estava lá com eles. Lá - no sofrimento - ela encontrou a verdadeira paz de sua alma.

Precisamos sentir a vergonha de nossa contínua falta de seriedade, nossa falta de coragem, e nos voltar para Nossa Senhora e aceitar a cruz que ela nos envia.

Esta meditação do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira foi resumida,
traduzida e adaptada pela TIA com base na transcrição da fita
Postado em 29 de março de 2021

The crown of thorns


burbtn.gif - 43 Bytes


Tópicos relacionados de interesse


burbtn.gif - 43 Bytes   O sofrimento expiatório para distribuir as graças da Redenção

burbtn.gif - 43 Bytes   O Sofrimento de ser Rejeitado

burbtn.gif - 43 Bytes   O Significado das Três Quedas de Nosso Senhor

burbtn.gif - 43 Bytes   O Amor da Cruz na Vida de Hoje

burbtn.gif - 43 Bytes   Como devemos seguir a Paixão da Igreja Católica?

burbtn.gif - 43 Bytes   Os Impropérios da Paixão - I

burbtn.gif - 43 Bytes   Os Impropérios da Paixão - II

burbtn.gif - 43 Bytes   Os Impropérios da Paixão - III

burbtn.gif - 43 Bytes   O Símbolo do Cálice no Horto das Oliveiras

burbtn.gif - 43 Bytes   A Fidelidade do Resto ao Longo da história


burbtn.gif - 43 Bytes


Trabalhos relacionados de interesse


A_tertullian.gif - 23384 Bytes
Button_Donate.gif - 6240 Bytes

A_war.gif - 26230 Bytes


C_Monarchy_R.gif - 6702 Bytes


B_letter.gif - 6994 Bytes

C_Miserablist_R.gif - 4832 Bytes



Devoções Especiais  |  Religioso  |  Início  |  Livros |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados