Sim, por favor
Não, obrigado

Questões Tradicionalistas
donate Books CDs HOME updates search contact

As seis marcas da Missa Novus Ordo

Pe. Stephen Somerville

No julgamento de Jesus na Sexta-feira Santa, Pôncio Pilatos perguntou a Jesus: "O que é a verdade?" Até hoje, as pessoas ainda se perguntam sobre a verdade e onde encontrá-la. Quando o Apóstolo São João escreveu a introdução deste Evangelho, ele nos disse: "No princípio era o Verbo, o Verbo de Deus... e (este) Verbo se fez carne e habitou entre nós, e nós (Apóstolos) viu a sua glória ... cheio de graça e de verdade. Jesus, a Palavra de Deus, é cheio de verdade. Devemos nos referir constantemente a Jesus para conhecer a Verdade.

Pilate asks 'What is truth?'

Pilatos pergunta a Nosso Senhor: "O que é a verdade?"
Duccio di Buoninsegna, século 13
Na primeira oração do Cânon Romano da Missa tradicional, pedimos a Deus Pai que abençoe nosso sacrifício que é oferecido por toda a Igreja, incluindo todos os crentes de pensamento correto e mestres da fé católica e apostólica.

Assim, em cada Missa, lembramos que Jesus é cheio de verdade e nos deu uma fé que nos torna crentes que pensam bem. Deixe-me lembrá-lo de um artigo de nossa fé católica. Este artigo ou verdade é explicado na Oração Secreta de uma Missa dominical após o Pentecostes. Esta verdade é que Deus decretou um sacrifício perfeito, o de Jesus, Seu Filho, no lugar de todas as vítimas que foram sacrificadas no Antigo Testamento antes de Cristo. Rogamos a Deus que receba este único sacrifício perfeito e o santifique para nos ajudar a todos a alcançar a salvação.

Então, resumidamente: Jesus, cheio de verdade, nos deu uma fé correta que diz que a Missa é um sacrifício perfeito do próprio Corpo e Sangue de Jesus, que substitui todos os sacrifícios do Antigo Testamento.

É triste que os protestantes não aceitem esta noção de que a Missa é um sacrifício verdadeiro, embora sem sangue, do verdadeiro Corpo e Sangue de Cristo. Para os protestantes, a Eucaristia é apenas uma refeição religiosa que é um símbolo e memorial da Última Ceia de Jesus. Não é um verdadeiro sacrifício de vítima oferecido por um padre real. Essa contradição de nossa fé católica significa que não podemos esperar que os protestantes sejam crentes de pensamento correto, mesmo que possamos orar por sua conversão. Além disso, você sabe que existem outras noções ou artigos da fé católica que os protestantes não aceitam. Exemplos são os Sete Sacramentos, a Imaculada Conceição e a Assunção da Santíssima Virgem Maria, e a Infalibilidade do Papa.

Max Thursian and Roger Schutz

Os protestantes Max Thurian, à esquerda,
e Roger Shutz
Mas voltemos à Missa. Em 1969, Max Thurian, um importante teólogo protestante, que ajudou a fundar a comunidade ecumênica de Taizé na França, fez esta declaração: "Agora é teologicamente possível para os protestantes usarem a mesma missa que os católicos." (1) Protestantes celebrando a mesma missa que os católicos? Como isso é possível? Como podemos todos ser crentes de pensamento correto?

Para responder a essas perguntas, lembre-se de que a Comissão de Liturgia criada por Paulo VI no início de 1964 foi mandatada para preparar uma reforma da Missa e de todos os outros serviços litúrgicos da Igreja Católica. Esta comissão, denominada Consilium, de fato reformou a missa, prontamente, e o papa aprovou e promulgou esta nova ordem ou novus ordo da missa em 3 de abril de 1969. Temos a versão em inglês desta nova missa que é usada nas igrejas católicas desde então em torno do mundo. É bastante diferente em muitos aspectos da Missa Tridentina Latina. Como os crentes católicos de pensamento correto devem avaliar esta nova Missa do Vaticano II? O que nós, como católicos, devemos pensar da Missa novus ordo?

JPII and monophysite heretics

JPII e um herege monofisista presidem lado a lado em uma cerimônia na Basílica de São Pedro
Para responder a esta séria questão, vamos descrever brevemente a nova Missa na linguagem de teólogos e liturgistas experientes.

Primeiro, eles a descrevem como ecumênica. Isto significa destinado a promover a unidade e acordo com as crenças não-católicas. Assim, torna-se importante "acentuar o positivo, eliminar o negativo." É preciso enfatizar o que acreditamos em comum e suavizar as crenças que não compartilhamos. A nova Missa mudou muitas orações, especialmente as Coletas, para falar menos do Inferno, menos do castigo eterno, menos do mundo como inimigo de Deus, menos da necessidade de jejuar, e assim por diante.

A missa novus ordo é a seguir descrita como antiquária. Isso significa enfatizar os supostos traços primitivos e originais da Missa no tempo dos Padres, ou seja, os primeiros quatro a seis séculos da História da Igreja. Significa recuperar a suposta simplicidade primitiva de adoração e outras qualidades primitivas. Significa diminuir ou remover os enriquecimentos da missa católica que foram desenvolvidos nos tempos medieval, barroco e pós-reforma. Significa um tipo de adoração mais austera, mais básica e elementar.

The ugly Cathedral of Los Angeles

Acima, a Catedral de Los Angeles
parece um prédio de escritórios. Abaixo, o descontraído "espaço do altar" comunitário na Most Holy Reedemer Church de São Francisco
An 'altar space' chapel in San Francisco
Algumas dessas simplificações incluem menos reverências ou genuflexões do padre, orações mais curtas, menos uso de sinos e incenso, menos festas de santos, menos estátuas e água benta e assim por diante. Este é então o aspecto antiquário da nova liturgia.

A terceira marca é ser baseada na comunidade. Agora a comunidade é a dimensão horizontal, ou seja, ao nosso redor. A alternativa é a dimensão vertical, ou seja, acima de nós. Significa apontar para Deus, para o céu, para os anjos. O novus ordo tende a enfatizar a comunidade mais do que Deus, aqui mais do que no futuro, bondade na sociedade humana e não no corpo místico de Cristo. Observe que as novas igrejas, ou seja, edifícios de massa, são mais largas e baixas, com pouca ou nenhuma torre que aponta para cima. Observe o grande saguão de entrada para as pessoas se encontrarem e conversarem, horizontalmente, em vez de rezar para o céu, verticalmente. Observe o novo sinal de paz, quando a congregação começa a apertar as mãos. A nova missa, então, é baseada na comunidade.

A próxima marca é a de uma igreja democrática. Isso significa literalmente governo do povo, em vez de padres, bispos e papas, que é hierárquico, não democrático. Isso significa que a missa deve ser dirigida não apenas pelo padre, mas por muitos leitores ou leitores que se revezam, por muitos ministros da comunhão, incluindo mulheres e até adolescentes, por muitos contínuos ou chamados ministros de hospitalidade e, acima de tudo, por um comissão de liturgia paroquial que decide o estilo e a estrutura das várias missas. O cantor ou líder de canto é outro leitor na equipe da liturgia democrática.

Uma quinta marca do novus ordo é ser dessacralizada. Isso significa tornada menos sagrada. Significa que sinais de reverência ou mistério, de transcendência ou céu devem ser reduzidos ao mínimo ou removidos. Algumas dessas eliminações na missa foram mencionadas anteriormente, sob a qualidade antiquária de manter os gestos apenas dos primeiros tempos da Igreja.

Outras guarnições do sagrado: não vemos mais grades de comunhão, não mais língua latina, vestimentas mais simples e menos ornamentadas, e em padres que nem mesmo usam algumas das vestimentas adequadas, mas permanecem mais casuais. Muitos padres já não usam trajes clericais mesmo fora da missa. Eles celebram a missa voltado para o povo, não para Deus. Eles agem mais como líderes ou presidentes de uma reunião do que como ministros sagrados diante de Deus. Esta é a liturgia dessacralizada.

O sexto e último adjetivo para descrever a Missa do Vaticano II é protestantizada, ou seja, mais harmonizada com as visões e práticas protestantes. Esta é uma área teológica, ou seja, toca no que nos ensinam e acreditamos sobre Deus, os Sacramentos, a Igreja e assim por diante. Devido ao impulso ecumênico e também ao impulso da heresia modernista, os criadores da nova liturgia certamente tornaram o culto católico mais protestante em tom e conteúdo. Poderíamos chamar isso de desvio de qualidade, porque os liturgistas estão se desviando da crença católica tradicional. Aqui estão alguns exemplos específicos:

The Tabernacle of a Paulist Chapel set in a side wall

Em uma Capela Paulista o Tabernáculo é implantado em parede lateral
Uma doutrina atenuada é a da presença real, a realidade do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor sob a aparência do pão e do vinho. Assim, o Tabernáculo fica em um canto ou mesmo em uma sala separada, fora da vista. A pessoa recebe a Comunhão não de joelhos e na língua, mas de pé e na mão. Deve-se jejuar não três horas ou a partir da meia-noite, mas apenas uma hora. A palavra transubstanciação é omitida dos documentos sobre a missa.

A prática e a doutrina da Confissão, quase desconhecida entre os protestantes, sobrevive cada vez menos entre os católicos, e o risco de comunhões sacrílegas é agora crônico, ou seja, as sagradas comunhões recebidas no estado de pecado mortal ou sem prévia absolvição do sacerdote.

O papel ministerial do padre é muito diminuído, conforme mencionado na ênfase democrática na nova missa. O padre é na verdade um homem escolhido à parte e consagrado para uma sagrada tarefa de oferecer adoração e sacrifício, mesmo que apenas alguns fiéis estejam presentes.

Communion distributed by a lay woman

Comunhão distribuída por uma leiga
na JMJ, 2002
Mas o novo conceito de sacerdote é mais o de um funcionário, um funcionário eleito ou nomeado, um presidente ou mestre de cerimônias, às vezes até mesmo um artista. Não é de admirar que existam poucos jovens hoje respondendo ao chamado de um tipo de padre tão pouco inspirador e humanista.

Já observamos que o caráter sacrificial da Missa foi em grande parte perdido. A Missa é apenas um "sacrifício de louvor" agora, uma oferta de palavras sagradas a Deus. Uma qualidade do verdadeiro sacrifício é ser propiciatório, isto é, apaziguar a ira de Deus por nossos pecados. Se acreditarmos que Deus é muito bom e amoroso para exigir expiação pelo pecado, ou se acreditarmos que Deus é muito magnífico para ser ofendido por nossos pecados insignificantes, então perdemos a fé católica e, neste caso, um sacrifício propiciatório não faria sentido.

Estas são as seis marcas da nova ordem da Missa: ecumênica, antiquada, comunitária, democrática, dessacralizada, e protestantizada. Em contraste com a tradição católica até o Vaticano II, apresenta inúmeras mudanças, inversões e opostos, e dificilmente é uma missa para crentes de pensamento correto. Isso nos faz entender por que um movimento forte e santo para preservar e restaurar a missa católica latina tradicional surgiu após o Concílio Vaticano II.

Espero que o leitor siga esta breve meditação com oração e estudo, para que todos nos tornemos ou permaneçamos crentes de pensamento correto e discípulos fiéis da verdade católica tradicional.

1. D. Bonneterre, O Movimento Litúrgico, p.100. A este escritor o presente artigo também deve o esquema das seis marcas da nova Missa.

Tradition in Action


Tópicos Relacionados de Interesse


catholic   Levantando a proibição da Missa Tridentina

catholic   Concessões inadmissíveis, novamente

catholic   Cerimônia Pan-Religiosa na Basílica de São Pedro

catholic   Crise no Catecismo

catholic   A Nova Missa: um sabor de protestantismo

catholic   Liberais, modernistas e progressistas

catholic   O conservador, o tradicionalista e o contrarrevolucionário


Tradition in Action


Trabalhos Relacionados de Interesse




Livro

Animus Delendi I
Desire to Destroy I





Fita ou CD

How to Stop
the Conciliar Revolution



Livro

We Resist You
to the Face




Tradicionalismo  |  Temas Quentes  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil   Todos os Direitos Reservados