Sim, por favor
Não, obrigado

Ambientes e Tendências

donate Books CDs HOME updates search contact

Quando devemos amar os pecadores e
quando devemos odiá-los?

Plinio Corrêa de Oliveira

Em um artigo anterior, prometi apresentar a solução dada por São Tomás de Aquino ao problema da legitimidade do ódio, ao contrário do que pensa o homem de bom coração. Nela afirmei que o Romantismo difundiu a falsa noção geral de que amar é sempre uma virtude e odiar é sempre um pecado. Ao contrário, São Tomás nos ensina que às vezes o ódio pode ser um dever grave.

Transcrevo o texto do Doutor Angélico da Summa Theologica (II.II. q. 25, a. 6) à esquerda, e a seguir com alguns comentários, abaixo à direita, que visam ajudar a aplicar os princípios que ele ensina a situações concretas.

A autoridade de São Tomas é insuperável; ele é o maior Doutor da Igreja Católica, bem como um Santo proposto por ela para a veneração e imitação dos fiéis.

[Os comentários do Prof. Plinio correspondem aos números em azul introduzidos no texto]


Se os pecadores [1] devem ser amados [2] por caridade [3]

Objeção 1: Parece que não devemos amar os pecadores por caridade. Pois está escrito nos Salmos: "Odiei os ímpios" (Sl 118,113). Agora, Davi tinha caridade perfeita. Portanto, os pecadores devem ser odiados ao invés de amados, por caridade.

Objeção 2: Além disso, "o amor é provado por obras," como São Gregório diz em uma homilia para Pentecostes (In Evang. 30). Mas os homens de bem não fazem obras de amor para com os ímpios; ao contrário, fazem obras que parecem ser de ódio, conforme o Salmo (100,8): “Pela manhã exterminava todos os pecadores da terra;” também, Deus ordenou em Êxodo (22,18): “Não deixarás viver os feiticeiros.” Portanto, os pecadores não devem ser amados por caridade.

Objeção 3: Além disso, é próprio da amizade que se queire e deseje coisas boas para os amigos. Agora os santos, por caridade, desejavam coisas más para os ímpios, de acordo com o Salmo 9,18: “Sejam precipitados no inferno todos os pecadores.” Portanto, os pecadores não devem ser amados por caridade.

Objeção 4: Além disso, é próprio dos amigos alegrar-se e desejar as mesmas coisas. Ora, a caridade não nos faz desejar o que os pecadores desejam, nem nos alegrar com o que lhes dá alegria, mas pelo contrário. Portanto, os pecadores não devem ser amados por caridade.

Objeção 5: Além disso, é apropriado que os amigos se associem, de acordo com a Ética (cap. 5, nº 3). Mas não devemos nos associar com pecadores, conforme 2 Cor 6,17: “Portanto, saí do meio deles e separai-vos.” Portanto, não devemos amar os pecadores por caridade.

Pelo contrário, diz Agostinho (De Doctrina Christi I, 30), “Quando se diz: Amarás o teu próximo, é evidente que devemos considerar cada homem como nosso próximo.” Agora, os pecadores não deixam de ser homens, pois o pecado não destrói a natureza. Portanto, devemos amar os pecadores por caridade.

Eu respondo a esses argumentos que duas coisas devem ser consideradas no pecador, sua natureza e sua culpa. De acordo com a sua natureza, que recebeu de Deus, ele tem a capacidade de felicidade eterna sobre a qual se baseia a relação de caridade como indicado acima (A. 3, q. 23, a. 1-5). Portanto, devemos amar os pecadores por caridade em relação à sua natureza. [4]

Por outro lado, sua culpa ofende a Deus e é um impedimento para sua felicidade eterna. Portanto, em relação à sua culpa, enquanto ofendem a Deus, todos os pecadores devem ser odiados, até mesmo o pai ou a mãe ou parentes, de acordo com Lucas (14,26). [5] Pois é nosso dever odiar no pecador o fato de ser pecador e amar nele o fato de ser um homem capaz de alcançar a felicidade eterna. [6] Isso é amá-lo por caridade por amor a Deus.

Resposta à objeção 1: O Profeta odiava os iníquos como tal, e o objeto de seu ódio era a iniquidade deles. [7] Este é o ódio perfeito de que o mesmo Profeta diz (Sl. 139, 22): “Odeio-os com um ódio perfeito.” Ora, por esta mesma razão se odeia o que há de ruim em uma pessoa e ama o que é bom nela. Daí também este ódio perfeito pertence à caridade. [8]

Resposta à objeção 2: Como observa o Filósofo (Ética, 9, 3), quando nossos amigos caem em pecado, não devemos negar-lhes os benefícios da amizade, enquanto houver esperança de que eles corrijam seus caminhos. E devemos ajudá-los a recuperar a virtude mais prontamente do que a recuperar o dinheiro, se o tivessem perdido, pois a virtude significa mais para a amizade do que para o dinheiro. [9]

Quando, no entanto, tais pessoas caem em grande maldade e se tornam incuráveis, devemos recusar-lhes um tratamento amigável. É por esta razão que tanto as leis divinas quanto as humanas ordenam que tais pecadores sejam mortos, porque é mais provável que eles prejudiquem os outros do que consertem seus caminhos. [10]

Não obstante, o juiz emite tais sentenças não por ódio aos pecadores, mas por amor à caridade, porque prefere o bem público à vida de uma só pessoa. Além disso, a morte infligida pelo juiz beneficia o pecador se ele se converter, como expiação por seu crime; e se ele não se converte, isso o beneficia ao pôr fim ao seu pecado, porque o pecador é assim privado do poder de pecar mais.

Resposta à objeção 3: As imprecações semelhantes que encontramos na Sagrada Escritura podem ser entendidas de três maneiras: Primeiro, por meio de previsão, não por desejo, de modo que o sentido é: “Os ímpios serão lançados no inferno.”
Segundo, por meio do desejo, de modo que o desejo de quem deseja não se refira ao castigo que o homem recebe, mas à justiça do punidor, de acordo com o Salmo 58,11: “Faça que eu me deleite com a derrota dos meus inimigos.” Pois de acordo com o Livro da Sabedoria (1,13), nem mesmo Deus “se alegra que pereçam os vivos” quando os pune, mas Ele se regozija em Sua justiça, de acordo com o Salmo (11,7): “As palavras do Senhor são palavras sinceras, são prata acrisolada, limpa da terra, depurada sete vezes.”
Terceiro, para que este desejo se refira à remoção da culpa, não do castigo, [11] de tal forma que o pecado seja destruído, mas o homem possa viver.

Resposta à objeção 4: Amamos os pecadores por caridade, não para desejar o que eles desejam e alegrar-se com o que lhes dá alegria, mas para fazê-los desejar o que desejamos e alegrar-se com o que nos alegra. [12] Por isso está escrito (Jer 15,19): “Se te converteres, eu te converterei, e estarás diante da minha face.”

Resposta à objeção 5: Os fracos devem evitar comunicar-se com os pecadores por causa do perigo de serem pervertidos por eles. Mas é louvável para o perfeito, [13] cuja queda não deve ser temida, comunicar-se com os pecadores para convertê-los. Assim, o Senhor comeu e bebeu com os pecadores conforme relatado em Mateus 9,11-13. No entanto, todos devem evitar a sociedade dos pecadores quando isso significa participação no pecado. Assim está escrito (2 Cor 6,17): “Portanto, saí do meio deles e separai-vos, e não toqueis o que é impuro,” isto é, o que está de acordo com o pecado. [14]


blank.gif - 807 Bytes
Comentários do Prof. Plínio

1. Neste item, São Tomás estabelece as disposições internas que devemos ter para com o próximo. Para isso, ele classifica os homens em dois grandes grupos: os justos e os pecadores. Como é óbvio que devemos amar os justos, ele fala apenas do amor que devemos ter pelos pecadores.

Creio ser indispensável, antes de aprofundar o texto de São Tomás, considerar a importância desta regra que ele estabeleceu: a amizade de uma pessoa para com outra deve ser fortemente influenciada pelo fato de este ser um homem justo ou um pecador.

Como isso é diferente da visão sentimental de muitos de nossos contemporâneos! Hoje estamos inclinados a amar as pessoas porque elas nos tratam bem, são úteis para nós, nos divertem, são agradáveis na aparência, ou porque estamos acostumados à sua companhia ou são nossos parentes, etc. Essas razões determinam nossas decisões sobre como tratá-los tão fortemente que não damos a menor consideração ao ponto essencial que deveria ditar o assunto: a pessoa é um homem justo ou um pecador?

De fato, o mestre deve preferir os discípulos bem-comportados, assíduos e piedosos àqueles que são ímpios, desordeiros e indisciplinados, mas hábeis na arte de lisonjear e divertir seus professores. Um pai deve preferir um filho bom, mesmo que seja desajeitado e pouco inteligente, a um filho brilhante, ímpio e impuro. Entre colegas, nossa admiração não deve ser pelos mais engraçados, pelos mais afáveis, pelos mais ricos ou pelos mais bem sucedidos, mas pelos mais virtuosos.

Não podemos dar a alguém o tesouro de nossa amizade sem saber se ele é ou não inimigo de Deus. A pessoa que vive em pecado mortal é inimiga de Deus, e se amamos a Deus acima de tudo, não podemos amar indiferentemente aqueles que O amam e aqueles que O ofendem. O que devemos pensar de um filho que seria amigo de pessoas que ofendem grave, injusta e publicamente seu pai? Não é isso que fazemos quando admitimos em nossa amizade apóstatas, hereges, casais irregularmente casados e pessoas moralmente corrompidas, etc?

2. Como o verdadeiro amor é um ato da vontade e não da sensibilidade, amar não significa necessariamente ter ternura. Desejar o bem para alguém é desejar seriamente para ele tudo o que, segundo a razão e a fé, lhe é bom: isto é, primeiro, a graça de Deus e sua salvação, e depois tudo o que não o desvie desse objetivo, mas, em vez disso, leva o a ele.

O amor é provado pelas obras. Quando desejamos seriamente o bem ao próximo, demonstramos essa disposição não apenas por nossas palavras de afeto e gestos de amizade - que são, aliás, perfeitamente legítimos, - mas também por nossos esforços e sacrifícios. Esse amor também é voltado para os pecadores? Esta é exatamente a questão que o Doutor Angélico trata neste texto.

3. A caridade é o amor de Deus acima de tudo. Esta pergunta equivale a outra: já que amamos a Deus acima de tudo, devemos então amar, por amor a Deus, os pecadores que são Seus inimigos?

4. Deus fez a natureza humana e, portanto, é boa. Portanto, em teoria, devemos amar todos os homens, mesmo aqueles que são incapazes de ter mérito ou culpa, como as crianças que não atingiram a idade da razão, os dementes, os nascidos com deficiência mental, etc. Nesse sentido devemos amar – isto é, desejar o bem para – pecadores, pois eles também são homens. Devemos, portanto, desejar-lhes todo o bem, mas não da mesma forma que fazemos aos justos, o que será comentado mais adiante.

O ódio virtuoso pertence à caridade

5. O mencionado texto de São Lucas (14:26) diz: “Se alguém vem a mim e não odeia seu pai e sua mãe, e sua mulher, e filhos, e irmãos e irmãs, sim, e também a sua própria vida, ele não pode ser meu discípulo.” É um erro pensar que Nosso Senhor não ensinou que podemos odiar. Há um ódio santo que é uma virtude evangélica. Um amor que não gerasse ódio não seria amor. De fato, se amo alguém, devo odiar o que lhe traz o mal. É este santo ódio - seus motivos, natureza e limites - que é magnificamente ensinado neste texto de São Tomás.

6. Estas palavras são um excelente comentário à norma sábia mas muitas vezes incompreendida de Santo Agostinho: “Odeie o vício, ame o homem” - dilige hominem, oderis vitium (Sermão 49, 5, PL 38, 323; ver também De Civitate Dei 1, 14, c. 6, Epistula 211, 11, PL 33, 962). Esta norma é muitas vezes interpretada como se o pecado fosse extrínseco ao pecador, como um livro em uma estante: pode-se odiar o livro sem ter nenhuma restrição contra a estante, porque embora uma coisa se encaixe dentro da outra, as duas são completamente extrínsecas uma à outra. Portanto, pode-se odiar o erro sem ódio contra aquele que erra.

Apesar disso, a realidade é diferente. O erro está na pessoa que erra, assim como a ferocidade está em uma fera. Se formos atacados por um urso não podemos nos defender atirando em sua ferocidade e poupando o urso, aceitando seu abraço de braços abertos! São Tomas é muito claro neste ponto. O ódio deve ser dirigido não apenas ao pecado considerado abstratamente, mas também à pessoa do pecador. Ao fazer isso, no entanto, não se deve visar toda a sua pessoa, mas poupar sua natureza, que é boa, bem como as boas qualidades que ela possa ter. Deve-se visar seus defeitos.

Por exemplo, o ódio de alguém deve recair sobre sua luxúria, sua impiedade e sua falsidade. Insisto que o ódio de alguém deve ser dirigido não apenas à sua luxúria, impiedade ou falsidade considerada em abstrato, mas ao próprio pecador enquanto ele for sensual, ímpio e falso.

7. Vê-se que odiar a iniquidade dos iníquos é o mesmo que odiar os ímpios enquanto eles são iníquos. Portanto, deve-se odiar os ímpios quando são iníquos, de acordo com o mal que fazem, e ao longo do tempo perseveram em sua iniquidade. Assim, quanto maior o pecado, maior deve ser o ódio do justo por ele e pelo pecador. Nesse sentido, devemos odiar principalmente aqueles que pecam contra a Fé, aqueles que blasfemam contra Deus e aqueles que arrastam outros ao pecado porque a justiça de Deus os odeia particularmente.

8. Não é um ódio alimentado por uma ira superficial. É um ódio ordenado, racional e, portanto, virtuoso. Tal é o “ódio perfeito” que “pertence à caridade.” Assim, odiar virtuosa e retamente é um ato de caridade! Como esta verdade choca o homem de “bom coração”!

9. Aqui, os pecadores são divididos em duas categorias: aqueles que dão a esperança de consertar seus caminhos e aqueles que não. Devemos odiar os primeiros enquanto pecadores e amá-los como homens neste sentido: devemos fazer todo o possível para ajudá-los a deixar de pecar; no entanto, enquanto perseverarem no mal, devem ser odiados.

Frequentemente, ouve-se lamentos compassivos por um homem que perdeu sua fortuna. Seus amigos e parentes fazem todo o possível para ajudá-lo a recuperar seu patrimônio. Mas é muito raro ouvir alguém lamentar a perda de virtude de um amigo. Quão psicológica é a comparação do Santo Doutor!

Fazer tudo o que pudermos para ajudar alguém a recuperar a virtude não deve ser palavras vãs. Devemos aconselhá-lo, ser insistentes, falar ora com simpatia e afeto e ora com severidade conforme o caso. Principalmente, devemos rezar e fazer penitência por aqueles que queremos devolver à graça de Deus. Pois sem oração e penitência, nada se obtém.

Às vezes, quando insistimos, corremos o risco de perder a amizade do pecador. Não devemos temer este sacrifício, que Deus levará em conta. Uma das maiores provas de afeto que podemos dar a alguém é sacrificar sua amizade para ajudá-lo a alcançar a salvação.

10. Em princípio, sempre é possível que o pecador se converta. Mas há pecadores tão apegados ao mal que sua conversão só é alcançada por uma graça muito especial. Mas como o que é muito especial é excepcional, obviamente devemos ter mais medo de que almas em tais condições sejam condenadas em vez de salvas. Além disso, é mais provável que essas almas arrastem outros para o pecado do que se libertem de suas garras.

Esses pecadores continuam a merecer nosso amor no sentido de que devemos rezar e sacrificar por sua conversão, e não devemos parar de tentar encorajá-los a corrigir seus caminhos. Mas não podemos ter relações amigáveis e íntimas com eles.

Além disso, em vista de sua maldade e do risco de perder outras pessoas inocentes por causa deles, esses pecadores merecem a morte. São Tomas é bastante claro a este respeito.

A severidade da doutrina da Igreja - bem como sua misericórdia - dita isso. Pois, ao aprovar a justa pena de morte, a Igreja fica com o condenado até o último momento, com almas piedosas oferecendo orações e sacrifícios por ele e várias confrarias fundadas especialmente para essa assistência.

Santiago Matamoros in battle

Santiago Matamoros, modelo de ódio perfeito contra os inimigos da Igreja
11. Quantas pessoas são incapazes de compreender que devemos desejar castigos para os pecadores que amamos - doenças, perseguições, pobreza - se estes são os meios para fazê-los corrigir seus caminhos e voltar-se para a graça de Deus!

12. O pecador deseja o pecado, a indolência e o luxo que favorecem sua dissipação. Se realmente odiamos o pecado e amamos o pecador, devemos desejar que ele seja privado de todos os meios necessários para pecar. Assim, devemos apoiar todos aqueles que lutam para acabar com as coisas que levam ao pecado: revistas ruins, filmes, programas de televisão e peças de teatro, aqueles que espalham ensinamentos contrários à Moral Católica, etc.

13. O homem “doente” ou “fraco” é aquele que por várias razões está particularmente sujeito ao pecado, para quem algo é ocasião de pecado que não é para outros. O homem “perfeito” é aquele que possui um grau mais alto de virtude e, portanto, pode enfrentar maiores obstáculos do que o homem comum.

Em princípio, ninguém pode se expor a uma ocasião próxima de pecado. Se, em circunstâncias excepcionais, uma pessoa considerada forte - não por si mesma, mas por um diretor espiritual - deve enfrentar riscos incomuns, é porque a ocasião do pecado não lhe é próxima.

14. Devemos evitar relações com pessoas que vivem uma vida ruim, têm costumes depravados ou frequentam lugares indecentes, porque estar com essas pessoas constitui ocasiões de pecado para quase todos. Isso não é apenas uma tentativa de legitimar o mal para todos, mas também causa escândalo para o bem.

Traduzido pelo escritório da TIA do Catolicismo, n. 35, novembro de 1953

Postado em 11 de julho de 2022

burbtn.gif - 43 Bytes


Tópicos relacionados de interesse


burbtn.gif - 43 Bytes   O homem de bom coração: uma deformação romântica da caridade

burbtn.gif - 43 Bytes   O Espírito Liberal vs. o Espírito Católico

burbtn.gif - 43 Bytes   Ser odiado pelos ímpios é a glória da Imprensa Católica

burbtn.gif - 43 Bytes    Objeção: seus comentários são julgadores

burbtn.gif - 43 Bytes    Quando o silêncio e a complacência são pecados

burbtn.gif - 43 Bytes    Deve-se falar livremente contra hereges e cismáticos

burbtn.gif - 43 Bytes    São João Crisóstomo: peca-se por não se tornar devidamente irado

burbtn.gif - 43 Bytes    Um Católico não deve ter relações com hereges


burbtn.gif - 43 Bytes


Banner_AI_2.gif - 25195 Bytes



Ambientes   |  Cultural  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-    Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados