Sim, por favor
Não, obrigado
Virtudes Católicas
donate Books CDs HOME updates search contact

O Heroísmo de Nosso Senhor no Jardim do Getsêmani

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
O que é o heroísmo católico?

O exemplo supremo de heroísmo católico é Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele não é apenas o modelo de todas as formas de virtude e santidade, mas é a sua fonte, porque d'Ele emanam as graças para alcançar a santidade.

A picture of Crusaders fighting in battle

O católico deve continuar a lutar movido por convicções, não por consolações

O exemplo mais perfeito que Ele deu de Seu próprio heroísmo foi, a meu ver, a Agonia no Jardim, que Nietzsche desprezava. Nietzsche disse que Nosso Senhor Jesus Cristo não se mostrou um homem real neste caso. Além disso, com Sua doutrina do perdão e Sua bondade, Ele mostrou que era apenas um ser doce e suave. Esta declaração é uma blasfêmia e, se Nietzsche tivesse recebido a ordem de carregar a Cruz, ele a teria entregado 200 vezes. Ele teria abandonado aquela Cruz, apostatado, feito uma centena de outras coisas, mas não teria coragem de carregar a Cruz.

O Horto das Oliveiras é o episódio heroico por excelência, não só porque envolve Nosso Senhor Jesus Cristo, mas pela própria essência desse episódio. Na verdade, Ele era o Deus-Homem. Considerado em Sua humanidade, Ele foi absolutamente perfeito, concebido sem pecado original e, como homem, o ser mais perfeito que Deus criou, possuindo no mais alto grau todas as qualidades de uma criatura humana. Por isso, tinha um instinto de preservação extremamente aguçado e harmoniosamente desenvolvido, consequência de Sua perfeição.

Ele também tinha uma compreensão perfeita do afeto, da fidelidade e da solidariedade da amizade; portanto, Ele possuía uma compreensão muito mais perfeita do que qualquer um de nós de todos os tormentos morais que O esperavam. Esse perfeito instinto de preservação faria com que Ele tivesse um medo natural das enormes torturas físicas que iria sofrer. Nunca houve e nunca haverá homem que possa sofrer os tormentos físicos que sofreu Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por outro lado, nunca houve e nunca haverá um homem que possa sofrer os tormentos morais que Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu durante a Paixão, não só por ver os Apóstolos abandoná-lo, mas também por todas as injúrias que sofreu de cada uma daquelas almas que Ele queria salvar. É insondável o que Ele sofreu naquela ocasião.

A statue of Christ undergoing the agony in the garden

A agonia de Cristo é o modelo de todos os heroísmos

Quando chegou a hora de Sua Agonia - de Sua oração no Horto das Oliveiras, Ele colocou – por assim dizer – o ponto final de Sua existência terrena. Tudo atrás d'Ele – toda a Sua obra – estava terminada e pronta. Naquela noite Ele tinha outra coisa a fazer: preparar-se para o Seu martírio. Preparar Suas sensibilidades físicas e espirituais, preparar Sua Pessoa para carregar Sua Cruz, sofrer tudo o que Ele teria que prever, medir tudo, ajustar-se e resolver fazer tudo o que tinha que fazer. Esta foi a Agonia de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Você sabe que "agonia" em grego significa luta. Foi a luta que Nosso Senhor Jesus Cristo travou, a luta contra o que havia de mais sagrado em si, pedindo que não tomasse sobre si tanta dor. E essa é exatamente a oração comovente e comovente que Ele fez.

Ele começou a ter "cansaço e medo," diz o Evangelho. E, com medo do que iria sofrer, começou a suar e acabou suando sangue. Não pode haver maior expressão de medo. Mas, neste temor, não pode haver resolução maior do que a d’Ele no auge de Seu sofrimento moral diante do Pai Eterno: “Meu Pai, se possível, afasta de Mim este cálice, mas seja feita a Tua vontade, não a Minha.”

Isso equivale a dizer: "Se for possível, prefiro não sofrer. Mas se, segundo Teus desígnios superiores, devo sofrer, então, não insisto em Minha oração; aceito o sofrimento que Me sobrevém e vou enfrentá-lo. Vou suportar, vou sofrer até o último gemido, até a última gota de sangue, até a última lágrima. Não voltarei atrás."

Então, um Anjo veio e deu-lhe forças e vemos aquele fato extraordinário de Sua Paixão: Nosso Senhor nunca recuou, nem por um momento. Nem mesmo quando os carrascos vieram prendê-lo e perguntaram-lhe: "És tu Jesus de Nazaré?" e Ele respondeu: "Eu sou Ele."

statues showing the angel that came for comfort Jesus in His Agony

Um Anjo veio para confortá-lo em sua extrema agonia

Mas Ele disse isso de uma forma tão terrível que todos caíram no chão. Com isso, Ele mostrou que, se assim o desejasse, não teria que sofrer aqueles tormentos porque poderia ter mandado embora aqueles homens. Ele sofreria porque quis, apesar de todos os Seus que clamaram contra no sofrimento que Ele previu. Ele aceitou esse fardo e desejou carregá-lo até o fim.

Neste modelo de heroísmo, encontramos no coração uma convicção. Aqui estou falando em termos humanos... Para me dirigir adequadamente a Nosso Senhor Jesus Cristo, devo falar de Sua união hipostática e da comunicação de Sua humanidade com Sua divindade durante este tempo. Mas, para simplificar esta exposição, estou falando em termos humanos.

Em Sua humanidade, Nosso Senhor tinha uma convicção profunda de tudo o que Sua divindade sabia: que Ele tinha que fazer a vontade do Pai Eterno e Ele queria fazê-la. A consequência dessa convicção inabalável foi uma vontade inabalável. Disso resultou um domínio invencível sobre as paixões e, como consequência desse domínio, veio o martírio que chegou até o fim.

Aqui tens a explicação do que há de mais íntimo no heroísmo de Nosso Senhor Jesus.

O processo repetido na História da Igreja

Os senhores veem esse processo repetido ao longo da História da Igreja. Há momentos em que o sopro do Espírito Santo percorre a Igreja e legiões de heróis se erguem. Por exemplo, por ocasião das Cruzadas ou da Reconquista espanhola, houve heróis que partiram com alegria para lutar pela libertação do Santo Sepulcro ou para limpar a Península Ibérica dos inimigos da Civilização Cristã, que a tinham invadido.

Esta, porém, é a hora em que a graça comunica aos homens uma alegria sensível que facilita a virtude e o heroísmo. Este não é o melhor heroísmo dos cruzados. O melhor é quando se abre os livros das Cruzadas e lê sobre os sofrimentos por que passaram, os riscos que correram naqueles momentos em que não sentiam mais o sopro do Espírito Santo quando enfrentavam o calor daquelas horríveis marchas pelo deserto, as mortes por pestilência e fome, os ataques contra inimigos muito superiores em número, as muitas mortes em condições atrozes. Diante de tudo isso, eles perseveraram em sua deliberação de morrer por Nosso Senhor, perseverando até o fim.

Dispersion of the Syrian Army by a sandstorm, by Gustav Dore

Doré mostra o sofrimento dos cruzados atravessando o deserto da Síria

Claramente, nessas horas, a graça muitas vezes não era mais sensível para eles. Eles tinham a convicção de que estavam experimentando o que Nosso Senhor passou. Ou seja, uma profunda convicção, uma determinação, um firme ato de vontade e o domínio da vontade sobre todos os sentidos que imploram o contrário. Sem ela não teria havido Cruzada...

As Cruzadas e a Reconquista não devem ser vistas como passeios alegres de homens continuamente entusiasmados, continuamente encantados com a ação que empreendem, morrendo com visões e entrando alegremente no Céu, carregados no alto pelos Anjos. Houve cruzados que morreram assim, houve também mártires que morreram no Coliseu e no Circo Máximo na alegria plena de dar a vida, mas são as mortes excepcionais. A morte comum do herói católico é morrer de medo, de cansaço, de horror, mas mantendo esse heroísmo por sua profunda convicção.

Nisso se tem o contraste entre o heroísmo de vários tipos de escolas neopagãs e o heroísmo católico. Nessas escolas, o medo é considerado vergonhoso. Sua ação é baseada em uma coisa secundária: ímpeto. Eles consideram que o verdadeiro herói é aquele que está preparado por uma propaganda acalorada para fazer tudo o que seu partido ou nação lhe pede.

Então, ou movido por La Marseillaise (hino nacional da Revolução Francesa) ou inebriado pelas falanges nazistas que avançam a passo de ganso, ou movido pela sinistra hipnose do comunismo, ele se lança cegamente ao perigo, apaixonado pela propaganda sem levar em conta seu instinto de preservação.

O resultado é que, após o momento de heroísmo, o sistema entra em colapso. Tal campanha é feita para algumas vitórias e vitórias brilhantes; se o ataque falhar e for necessário começar uma longa resistência, o sistema trava, não aguenta. Por que? Porque foi criado a partir desse ímpeto. É um sistema gerado por impulsos. Nada baseado apenas no impulso, criado por meros estímulos, pode durar.

A statue showing Christ scourged

Heroísmo de Cristo: Ele nunca voltou atrás e perseverou até o fim

O heroísmo católico – para o qual devemos nos preparar – abrange todo tipo de ação permitida pela lei de Deus e dos homens, mas sua base é a Fé. A base deste heroísmo são, portanto, as convicções e certezas da Fé que uma pessoa adquire pelo estudo, pela oração e pela meditação; que ele adquire na vitória interior contra si mesmo e suas paixões desordenadas.

Isso ele consegue sendo casto e puro, aplicando-se ao trabalho, sendo coerente, formando um espírito intransigente contra a Revolução que ruge ao seu redor. Adquire convicções atropelando o respeito humano e vivendo exclusivamente para a Causa Católica sem se preocupar – exceto o indispensável – com seus interesses pessoais.

É assim que um homem realmente se forma e se torna um herói. Esta é a diferença entre as escolas de heroísmo neopagão e a escola de heroísmo católico da qual procuramos ser discípulos. Este é o heroísmo para o qual queremos nos preparar.

A hora de hoje exige mais heroísmo do que nunca. Este século será o século dos heróis, porque apenas os heróis sobreviverão. Precisamos entender que nascemos para ser heróis, mas não apenas heróis de impulso e temperamento, mas heróis da Fé, heróis que seguem o heroísmo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Alguém pode dizer: "Esta comparação é pretensiosa." E eu respondo: isso não é uma comparação, exceto no sentido de que Ele é o modelo de todo católico e, portanto, todo católico deve imitá-lo. O próprio Nosso Senhor Jesus Cristo disse: "Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito." Portanto, devemos dizer: Seja heroico como Nosso Senhor Jesus Cristo foi heroico. Esta é a verdadeira escola de heroísmo.

Compartilhe

Blason de Charlemagne
Siga-nos




Postado em 1 de abril de 2024