Sim, por favor
Não, obrigado
Sobre a Igreja
donate Books CDs HOME updates search contact


A Santa Missa e Panoramas R-CR – II

A necessidade de Missas
para obter perseverança em nossa vocação

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
No último artigo afirmei que quando o sacerdote pronuncia as palavras da Consagração na Santa Missa, é verdadeiramente Nosso Jesus Cristo quem fala para renovar incruentamente a Sua cruel Paixão.

Estou falando agora; é um homem falando. Mas quando o padre fala na Santa Missa e diz as palavras da consagração, não é mais o homem que fala, mas sua voz é emprestada a Deus. Quem fala no sacerdote é Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, o Santo Sacrifício está sendo celebrado ininterruptamente... até o terrível e majestoso momento em que será celebrada a última Missa na terra!

last judgment

O Juízo Final de Lucas Cranach, o Velho, mostra a depravação da humanidade no fim dos tempos

Não sei se você já imaginou como a terra ficará terrivelmente e chocantemente abandonada depois que a última missa na terra for celebrada. Como o pecado o dominará e como as almas justas que restarem ficarão desorientadas. Além disso, pode-se supor que depois de celebrada a última missa, o castigo cairá e será o fim.

Existe até uma pintura famosa de Lucas Cranach que representa a última Missa: toda a terra está devastada, a desordem e o caos estão por toda parte, os homens são abandonados ao pecado, etc. Então, do alto do Céu vemos todos os Anjos, e acima deles, Deus, a Santíssima Trindade, esperando que o padre termine a Missa para começar o castigo.

A pintura, portanto, tem três planos! No primeiro estão os homens, a terra, o pecado, etc.; mais acima, está o padre celebrando aquela missa; então um espaço vazio com Deus acima dele. Chegou o último momento na terra, acabou a última missa e depois... a segunda vinda.

Acho uma concepção muito bonita, uma concepção grandiosa.

Agora, vamos aplicar essas considerações à situação do mundo hoje. O que significa é que, embora a Redenção de Nosso Senhor tenha sido tão magnificamente copiosa, em Sua sabedoria Ele desejava outra coisa.

Para a salvação da humanidade e para que todos os predestinados fossem salvos e para que a Igreja Católica triunfasse, Ele desejou – com um desejo muito grande – que Seu Sacrifício fosse renovado inúmeras vezes em toda a Terra. E esse sacrifício é a Missa.

A necessidade de Missas para obter a perseverança final na nossa vocação

Então, quando um de nós, por exemplo, pede a um sacerdote que celebre a missa por nossa intenção, isso significa que Nosso Senhor Jesus Cristo se sacrifica por nós de forma incruenta, repetindo o Sacrifício do Calvário! Então, quando temos medo de não perseverar em nossa vocação até o fim, que melhor coisa do que pedir uma missa? É uma coisa estupenda, uma coisa magnífica!

our lady

Podemos contar com a intercessão de Nossa Senhora

Tanto mais que com isto podemos contar, juntamente com a Missa, com a mais valiosa co-redenção de Nossa Senhora. Vocês sabem que Nossa Senhora é a Co-redentora do gênero humano e que Deus quis – apesar de Seu sacrifício ser plenamente suficiente, infinitamente – que Nossa Senhora acrescentasse algo a ele.

Além disso, Ele queria que cada um de nós colocasse uma gota de nosso próprio sacrifício ali. Vocês sabem que quando o padre celebra a missa, aquela gota d'água que se mistura com o vinho é o sacrifício do homem que se mistura com os sofrimentos infinitos de Deus, pela redenção da humanidade. São os nossos sofrimentos que se unem aos de Nosso Senhor Jesus Cristo que expia os pecados do mundo.

É neste sentido mais amplo e magnífico que Nosso Senhor Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, o Cordeiro Imaculado, puríssimo, sem mancha nem pecado, que tira os pecados do mundo: Agnus Dei, qui tollis peccata mundi – Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo – miserere nobis – tende piedade de nós. Se Vós não tendes misericórdia, não há saída para nós. Mas com a Vossa expiação, com a Vossa redenção, tudo é possível. Ainda mais que nossas súplicas a Vós, elas sobem por meio de Vossa Mãe. Vossa Mãe, a quem nada recusas.

Também entendemos que, embora nesta Missa haja uma parte mais rica dos frutos para aquele por quem esta Missa é celebrada, todos os que assistem à Missa obtêm dela um lucro espiritual. As graças de Nosso Senhor recaem especialmente sobre os que assistem a essa Missa.

host

Os Anjos adorando a Sagrada Hóstia

Por isso, assistir à Missa aos domingos – ou se puder, todos os dias – é uma grande graça, é uma graça enorme. Devemos ter presente esta graça, especialmente no momento da Consagração. Pois é no momento da Consagração que ocorre a renovação incruenta do Calvário. Assim, quando o padre se inclina e diz suavemente: “Hoc est enim Corpus meum,” e então a levanta, o Sacrifício foi feito.

Este sacrifício é feito – por assim dizer, pois creio que esta palavra não é adequada – em duas etapas. Completa-se com a oferenda do Sangue.

Depois de o sacerdote consagrar o vinho, os acólitos descem do altar e a Missa prossegue até ao fim. Há a distribuição da Santa Eucaristia que foi consagrada durante a Missa. Cada Hóstia foi consagrada durante a Missa e é fruto de uma Missa.

Celebrando pela derrota da Revolução

Consideremos um padre que tem em mente toda a situação da situação atual da Santa Igreja Católica; que tem presente tudo o que a Igreja sofreu e sofre no mundo de hoje – e sofrerá até que um raio especial de Nossa Senhora intervenha de repente e o faça cessar. Um padre, portanto, que conhece bem a Revolução e a Contra-Revolução, e que ama a Contra-Revolução com um amor proporcional ao ódio com que odeia a Revolução.

chastisement

O Castigo virá porque Nossa Senhora disse que viria

Você pode imaginar um padre como este que celebra a Missa pela vitória da Contra-Revolução, pelo esmagamento da Revolução, pela chegada imediata do Castigo em cumprimento das palavras de Nossa Senhora em Fátima e pelo alvorecer do Reino de Maria!

Você pode perguntar: “Mas e se o padre pedisse que o Castigo não viesse?”

Nossa Senhora nos disse que virá! Ela disse isso e é isso.

Que graça ter padres assim. Se, por exemplo, pudéssemos ter a todas as horas da vida Missas celebradas nesta intenção, que retrocesso daria a Revolução! Que retiro magnífico teria que fazer! E que destruição seria necessária para a indiferença e a anestesia dos católicos!

De fato, podemos fazer algo assim se assim o desejarmos, se levarmos a sério as verdades de nossa fé. Como é isso? Bem, eu sei que, enquanto falo, há uma Missa sendo celebrada no mundo, e provavelmente até várias Missas. Posso, então, unir-me perfeitamente a estas Missas em oração. Posso pedir a Nossa Senhora que leve meu pedido a Nosso Senhor, que está sendo sacrificado incruentamente no altar.

Para ajudar uma alma em crise

Então, devemos fazer isso várias vezes ao dia – cada vez que rezamos o Rosário, cada vez que entramos em casa, cada vez que saímos de casa, cada vez que passamos de uma conta para outra no Rosário, em nossas Comunhões. Quantas vezes pedimos a Nossa Senhora que seja nossa intercessora dessa maneira?

Agora, se todos nós pedirmos isso, unindo-nos espiritualmente a todas as Missas que estão sendo celebradas no mundo, você pode entender a tremenda reação que a Revolução sofreria. E o avanço para a Contra-Revolução.

Vou acrescentar outra consideração: muitos de vocês devem ter passado por algum tipo de aflição, quando uma crise de vocação surge em sua alma. Quando de repente você vê outra alma entrando em crise, você não sabe o que fazer. Pois se você não fala, corre o risco de deixar aquela alma rolar para o abismo; mas se você falar, a alma pode ficar cada vez mais emaranhada e acabará em um estado pior do que se você não dissesse nada.

Então o que você deveria fazer? Deixa para lá? Isso não é um tipo de assassinato? Qual é a saída?

Você pode fazer esta oferenda: "Senhor, sacrifica-te por esta alma, sacrifica-te por esta pessoa que está em crise. Pelas orações de Maria Santíssima, eu te imploro, sacrifica-te por esta, imola-te por esta pobre alma.”

christ crucified

Deus derramou Seu sangue por nós; devemos lucrar com este grande Sacrifício

Então você pode ver que de repente a crise começa a diminuir e o demônio se afasta.

Uma coisa resta a ser considerada aqui: que proveito posso tirar desse pensamento?

Deus está derramando Seu sangue continuamente por você e pelas boas intenções que você faz. Você pediu que Ele se oferecesse por alguma intenção? Que possibilidade enorme você tem de conseguir o que pede. Pergunte, pergunte, pergunte e pergunte novamente!

Estes são alguns pontos da perspectiva contrarrevolucionária a considerar sobre a Missa.

Se estas considerações nos abrem o horizonte, então devemos pedir frequentemente e insistentemente a Nossa Senhora pelos sacerdotes próximos de nós que os deixem ver mais plenamente a Contra-Revolução desta maneira; ver a Revolução em sua hediondez.

Devemos pedir que os corações sacerdotais vibrem cada vez mais com essas disposições, esses valores, esses entusiasmos, no momento em que Nosso Senhor Jesus Cristo é imolado por suas palavras. A vocação sacerdotal apresenta-se diante de nós com uma beleza e uma eficácia contrarrevolucionária incomparáveis que convém ter em consideração.

Compartilhe

Blason de Charlemagne
Siga-nos



Postado em 12 de junho de 2023