Sim, por favor
Não, obrigado
Teologia da História
donate Books CDs HOME updates search contact

O Julgamento das Nações - I

Os Últimos Tempos e o Julgamento das Nações

Margaret C. Galitzin
Recentemente me deparei com um pequeno livro intitulado The Latter Times [Os Últimos Tempos] de um Doutor em Escrituras Sagradas, o Espanhol Pe. Benjamin Sanchez, nascido em 1905. (1) Este pequeno trabalho, que examina profecias públicas e privadas sobre os Últimos Tempos, é bastante interessante e significativo para os nossos dias. Isto é particularmente verdade porque muitos católicos, oprimidos pela apostasia e pelo pecado de nossos dias, pensam erroneamente que estamos no Fim dos Tempos que precederá imediatamente o Juízo Final.

Baseado nas Escrituras e profecias que concordam com ela, Pe. Sanchez situa corretamente nossos dias desastrosos na História. Os resultados de seu estudo confirmam as profecias de Fátima e Quito, bem como as do grande profeta mariano São Luís Maria Grignion de Montfort, que falam de um grande castigo a ser seguido por um longo período de paz, o Reino de Cristo através de Maria, ou, mais brevemente, o Reino de Maria mencionado por outro profeta de nossos tempos, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

Last Judgment - Cathedral Orvieto

Detalhe do Juízo Final - Catedral de Orvieto

Em geral, as Escrituras e profecias particulares que Pe. Sanchez começa a nos alertar sobre um grande castigo que abrangerá toda a humanidade - um Julgamento das Nações - a ser seguido por um longo período de paz e bem-estar universal. Quando ele usa a expressão Últimos Tempos, enfatiza que ela não se refere ao fim do mundo criado por Deus. Na grande catástrofe universal que está chegando, o mundo não será completamente aniquilado.

Em vez disso, o restante da humanidade que sobrevive ao castigo será mudado e purificado. Com zelo pela glória de Nosso Senhor e Nossa Senhora, eles construirão um mundo melhor. Muitas das profecias falam de um grande líder, um homem enviado por Deus, uma figura profética amada por Nossa Senhora, uma figura Eliática, que liderará essa restauração.

Na era que se seguirá, Pe. Sanchez observa: “Cristo reinará de um extremo ao outro do mundo, e todos os seus inimigos cairão aos seus pés (1 Cor 15:25) para dar a Ele sua vassalagem. Sua Igreja será gloriosamente triunfante em toda a terra. (2)

O Fim dos Tempos ou o Julgamento Final ocorrerá somente após esse período do triunfo de Deus na terra. O grande castigo e purificação do mundo não deve ser confundido com o Juízo Final, Pe. Sanchez enfatiza, pois as Escrituras nos dizem que nem mesmo os Anjos do Céu sabem o dia ou a hora deste último.

O que é anunciado nas Escrituras e profecias, que será apresentado nesta série de artigos, não é o fim do mundo, mas o que ele chama de Julgamento das Nações que ocorrerá durante um Grande Castigo que virá sobre um mundo que perdeu a Fé e transgrediu gravemente todas as leis de Deus. É um castigo que ocorrerá em nossos tempos preditos pelas Escrituras e descrito mais claramente em várias profecias aprovadas.

Vamos começar esta série examinando apenas algumas das citações das Escrituras (3) que confirmam um Castigo ou Julgamento das Nações, a ser seguido por um momento em que um remanescente purificado temerá e glorificará o Senhor.

Escritura sobre um grande castigo e resto purificado

Isaías profetiza nos Últimos Tempos em que a terra, profanada por seus habitantes, será devastada e apenas alguns fiéis permanecerão:

Isaiah the Prophet - Aleijadinho - Congonhas - Brazil

Isaías, o Profeta, Congonhas do Campo, Brasil

“Eis que o Senhor assolará a terra, e a despojará, e afligirá a sua face, e dispersará os seus habitantes. E será como com o povo, assim como com o sacerdote; e como com o servo, assim como com seu senhor: como com a serva, assim como com sua amante: como com o comprador, assim como com o vendedor: como com o credor, assim com o devedor: como com quem pede o seu dinheiro, assim com quem deve.

“Com desolação a terra será assolada, e será totalmente destruída; porque o Senhor falou esta palavra. A terra lamentou e desapareceu e está enfraquecida: o mundo desapareceu, a altura das pessoas da terra está enfraquecida. E a terra está infectada pelos seus habitantes; porque transgrediram as leis, mudaram a ordenança, quebraram a aliança eterna.

"Portanto, uma maldição devorará a terra, e seus habitantes pecarão; e, portanto, os que nela habitam ficarão loucos, e poucos homens serão deixados." (24: 1-6)

O pequeno número de sobreviventes desse grande castigo é predito nas imagens das poucas azeitonas que ainda se agarram à árvore depois que ela foi sacudida:

"Será assim no meio da terra, no meio do povo, como se algumas azeitonas que restassem fossem sacudidas da oliveira: ou uvas, quando a safra terminar." (Is 14:13)

O que é importante notar é que alguns habitantes, embora poucos, permanecerão após o Grande Castigo, que é um sinal definitivo de que não é o fim do mundo.

O Julgamento das Nações

O Dia do Senhor anunciado em Sofonias será o Julgamento das Nações, onde cada um receberá apenas um castigo e os demais fiéis serão conduzidos por um “lábio escolhido (puro)” para que todos possam servir e dar glória ao Senhor:

DEsruction of Babylon

A destruição de Babilônia, acima, tornou-se o arquétipo de todos os castigos divinos

“O grande dia do Senhor é ... próximo e extremamente rápido ... Esse dia é um dia de ira, um dia de tribulação e angústia, um dia de calamidade e miséria, um dia de trevas e obscuridade, um dia de nuvens e turbilhões ... E afligirei os homens, e andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e seu sangue será derramado como terra, e seus corpos como esterco. …

Porque o meu julgamento é reunir os gentios e reunir os reinos; e derramar sobre eles a minha indignação, toda a minha ira feroz; porque com o fogo do meu ciúme toda a terra será devorada. Porque então restaurarei ao povo um lábio escolhido, para que todos possam invocar o nome do Senhor e servi-Lo com um ombro.” (1: 14-17, 3: 8-9)

Um mundo renovado, não nos últimos tempos

Um grande castigo virá sobre a terra, prevê Zacarias, onde restará apenas uma terceira parte. Estes, no entanto, serão provados e purificados e invocarão o nome do Senhor:

“E haverá em toda a terra, diz o Senhor, duas partes nela serão dispersas e perecerão; mas a terceira parte será deixado nele.

“E trarei a terceira parte pelo fogo, e as refinará como a prata é refinada; e as experimentarei como a ouro é provada. Invocarão meu nome, e eu os ouvirei. Eu direi: Tu és o meu povo; e eles dirão: O Senhor é o meu Deus.” (13: 8-9)

Isso deve ser suficiente para demonstrar que o Julgamento Universal das Nações, que será algo que todos verão e experimentarão, não é o Julgamento Final, que estará no fim do mundo.

Continua

  1. Reitor do Seminário de Zamora e Cânone da Catedral de Zamora, foi um prolífico escritor de Escrituras, as Novíssimos, Comunismo e promotor de devoção a Nossa Senhora e rezando o Rosário.
  2. Rev. Benjamín Martin Sánchez, Os Últios Tempos: Profecias Públicas e Privadas, English Trans. por André Marie Bonzaález, TOP, 1ª ed., Imprimatur: Bishop Eduardus Zamorensis, 1968, p. 9.
  3. Outras referências bíblicas citadas pelo Pe. Sanchez inclui o seguinte: O resto que se converterá após o castigo: Is 6: 11-13, Is 66: Is 66: 15-16,19,21, 2 Pet 3:10-13); Sobre a conversão dos Judeus restantes nos Últimos Tempos: Oséias 3:5, Mach2:7, Deut 4:30, Is 4:3, Soph 3:13; Sobre o julgamento das Nações: Soph 1:8-9, 13.

Postado em 19 de junho de 2020