Sim, por favor
Não, obrigado

Festas de Nosso Senhor

donate Books CDs HOME updates search contact

O Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor
Jesus Cristo - 1º de Julho


Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Confesso que das festas que honram a Nosso Senhor Jesus Cristo, nenhuma me fala e me impressiona mais do que a festa do Preciosíssimo Sangue.

Naturalmente, essas impressões são pessoais e dependem da maneira como a graça toca cada pessoa, mas comigo é assim. Esta festa me impressiona e tenho uma grande inclinação pessoal à devoção do Preciosíssimo Sangue. Seguem as razões.

O que é o sangue e seu significado

cain

Derramamento de sangue fala de violência, como Caim matando Abel
Consideremos bem o que é sangue e o sentido de derramamento de sangue para compreendermos o significado da efusão do Precioso Sangue de Cristo.

Todos nós sabemos que o sangue é uma parte importante do nosso corpo e um elemento essencial da nossa pessoa. Portanto, devemos a mesma adoração ao Sangue de Cristo que devemos ao próprio Cristo.

O sangue flui dentro de nosso corpo, que é sua condição e lugar naturais. Assim, toda efusão de sangue, tudo que faz o sangue jorrar do nosso corpo, tem um caráter catastrófico.

Existem doenças que se anunciam pela perda de sangue: um sinal de pleurisia, por exemplo, é quando a pessoa cospe sangue. Significa um desastre dentro do corpo e é uma campainha de alarme para que prestemos atenção porque o sistema interno não está em boas condições.

O derramamento de sangue nos fala de violência, de crime. É impossível falar em derramamento de sangue sem pensar no sangue de Abel, assassinado por seu irmão Caim. O sangue de Abel, de acordo com as Escrituras, subiu ao Céu clamando por vingança.

O sangue derramado no chão - jorrando do corpo por uma dilaceração profunda do ser - nos dá a ideia de algo injusto e iníquo, representando uma grande perturbação da ordem, clamando a Deus por uma reparação.

Um sinal do mistério da iniquidade

Quando pensamos no Sangue infinitamente Precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo - aquele Sangue gerado no ventre de Nossa Senhora, o Sangue de Davi, um Sangue hipostaticamente unido à Segunda Pessoa Divina - devemos considerar que Seu Sangue simbolizava toda a dignidade de Seu Corpo, mais ou menos como o suco da uva, representa o que há de melhor nela.

flagellation scourging of our lord

O sangue de Nosso Senhor derramado na flagelação cruel
Aquele Sangue, que caiu no chão por uma série de atos abomináveis de violência - a Flagelação, a Coroação de Espinhos, a Cruz carregada em seus ombros, a Crucificação e tormentos de todo tipo - fala da maldade humana e é uma manifestação do mistério da iniquidade.

É uma manifestação de iniquidade tão grande que serve de lembrete para que compreendamos tudo o que a decadente natureza humana - sobretudo quando dirigida pelo demônio - é capaz de fazer: o homem irá ao extremo do mal e não desistirá por nada.

Portanto, diante do mal, devemos ter todas as suspeitas possíveis; devemos exercer a maior vigilância. Isso é o que significa o preceito "vigiar e orar." O mal é capaz de tudo, das piores infâmias.

Devemos empregar contra o mal todos os meios possíveis que estejam de acordo com a Lei de Deus para detê-lo. Dessa perspectiva, cada cochilo em face do mal, cada otimismo estúpido e cada adiamento da luta torna-se um crime.

Este é um pensamento muito desagradável para nossa tendência natural de ser agradáveis e meigos, e um inimigo da divisão. Mas, devemos meditar sobre o Precioso Sangue e ver até onde a Revolução está disposta a ir. Não retrocede diante de nada. É evidente que já estamos diante de uma manifestação da Revolução - a pior de todas - quando consideramos aquela que foi contra o Homem-Deus.

A misericórdia de Nosso Senhor por nós

Considerando o Sangue que Nosso Senhor derramou, é importante notar a misericórdia de Deus que o desejou fluir com uma abundância nunca vista. Cada gota de Sangue no Corpo de Nosso Senhor foi derramada para mostrar que Ele deu tudo, movido por seu intenso desejo de nos salvar.

Ele poderia ter alcançado a Redenção com apenas uma gota de Seu Sangue, mas Ele derramou todo o Sangue que possuía - a ponto de, com a lança de Longinus, as últimas gotas de Sangue derramado se misturassem com água. Ele desejava que nada de Seu Sangue fosse poupado para nos redimir.

longimus pierces hert of our lord

Sua última gota de Precioso Sangue fluiu com água quando Longinus perfurou Seu Coração com uma lança
Esta abundância de sangue e de sofrimento, esta entrega total de si mesmo, nos lembra estas palavras de Nosso Senhor: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar a sua vida pelos seus amigos." (Jo 15,13) Pois bem, nesta festa do Precioso Sangue, estas palavras do Evangelho assumem um significado especial.

Ele não apenas deu a vida por nós, mas queria padecer todo sofrimento físico e moral. Cada gota de Sangue que caiu de seu Corpo foi uma gota de vida que o levou à morte. Ele queria passar por todas aquelas pequenas mortes para mostrar até que ponto Ele era nosso amigo.

Deste derramamento vem, por um lado, a confiança que devemos ter em sua misericórdia. Visto que Ele fez tanto por nós, envolvendo-nos em seu Sangue e apresentando-nos ao Pai Eterno para pedir perdão por nossos pecados, devemos também implorar por perdão.

Por outro lado, mostra-nos quão horrível é o destino eterno dos réprobos. Para nos impedir desse destino, Ele foi a esse ponto extremo de sofrimento. Devemos ver a terribilidade desse mal que Ele queria que evitássemos. Portanto, considerando o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, devemos medir as profundezas do inferno.

As lágrimas de Nossa Senhora e a Sagrada Eucaristia

É impossível tratar deste assunto sem considerar também, primeiro, as lágrimas que Nossa Senhora derramou junto com o Sangue de Cristo; e segundo, a Sagrada Eucaristia.

Nosso Senhor não queria que Nossa Senhora derramasse uma única gota de seu sangue. Ele permitiu que tudo fosse feito contra Ele, mas não permitiu que os poderes do mal tocassem sua Imaculada Mãe nem com a ponta do dedo.

tears Our Lady

As lágrimas de Nossa Senhora, o sangue de sua alma, derramado pela salvação da humanidade
Ela não passou por nenhum tormento físico, mas Nossa Senhora derramou outro tipo de sangue, suas lágrimas. Podemos dizer que as lágrimas são o sangue da alma. Ela sofreu em sua alma toda a dor de sua Paixão e Morte.

As lágrimas de Maria foram derramadas como primeira homenagem da Cristandade para completar o que Deus desejava que fosse realizado com os sofrimentos dos fiéis em sua paixão para que muitas almas pudessem se salvar.

Finalmente, devemos pensar na Sagrada Eucaristia. O Sangue de Cristo que foi derramado ao longo do caminho da Via Sacra, no Pretório de Pilatos e desde as alturas do Calvário está inteiramente presente na Santa Hóstia.

Muitos de nós talvez tenhamos recebido o Sangue de Cristo hoje ou ontem. Quando recebemos o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, devemos nos lembrar que este Precioso Sangue derramado por nós está dentro de nós, reivindicando a misericórdia do Céu para nós em vez de vingança, como o sangue de Abel. Devemos receber a Sagrada Eucaristia com grande confiança e muita alegria de receber o Sangue de Cristo que sobe ao Céu clamando misericórdia por nós.


Tradition in Action



j000 SD Dr. Plinio.gif - 9040 Bytes
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados