Sim, por favor
Não, obrigado

O Santo do Dia

donate Books CDs HOME updates search contact

Santa Catarina de Gênova - 22 de Março

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Seleção Biográfica:

Catarina de Gênova era da nobre linhagem dos Fieschi. Nasceu em 1447, a última de cinco filhos. O desejo de Catarina de entrar em um convento foi contestado por seus pais, que a casaram com um patrício Genovês, Giuliano Adorno, por conveniências políticas da família.

Catherine of Genoa

A jovem esposa procurou consolo em uma vida mundana por 10 anos
Seu esposo, que era violento e perdulário, também era infiel. Durante os primeiros cinco anos de casamento, ela sofreu em silêncio. Então, para encontrar distração de sua pesada cruz, ela se voltou para uma vida mundana. Na alta sociedade genovesa, onde brilhava pela extraordinária beleza e raro encanto nas conversas, perdeu o consolo da religião, que até então fora seu sustentáculo.

Dez anos depois, em um estado melancólico, ela visitou sua irmã, que era freira, e reclamou de sua frustração com a vida que levava. A jovem freira aconselhou-a a voltar para Deus, confessar e fazer penitência.

Assim que tomou a decisão de seguir um novo caminho, ela caiu em êxtase. Um raio de luz divina perfurou sua alma e manifestou sua própria pecaminosidade e, ao mesmo tempo, ela experimentou o grande amor de Deus. Ela se converteu e abandonou a vida mundana, entrando em uma vida de íntima união com Deus na oração. Seu bom exemplo converteu seu marido, que os havia arruinado financeiramente.

Após sua morte em 1497, Catarina se dedicou totalmente a cuidar dos enfermos no Pammatone, um grande hospital em Gênova. Seu serviço foi particularmente heroico durante as epidemias de 1495 e 1501. Durante a quaresma e o advento, ela viveu quase exclusivamente da Santa Comunhão que recebia diariamente.

Ela morreu em 15 de setembro de 1510 e seu dia de festa é 22 de março.

Uma compreensão mais profunda do Purgatório deve-se, sem dúvida, a esta Santa, que foi encarregada por seu diretor espiritual de escrever suas memórias, nas quais ela registra suas experiências místicas. Nelas, ela descreveu o que as almas do Purgatório sofreram naquele lugar de purificação, onde o fogo divino purificador limpa as almas de qualquer resto de pecado. Ela escreveu que uma alma impura é separada do corpo, ela se sente oprimida pelo peso de seus pecados e entende que só se livrará desse peso passando pelo purgatório. Assim, a alma entra voluntariamente no local de purgação.

Catherine of Genoa incorrupt body

O corpo incorrupto de Santa Catarina em uma igreja Genovesa com o seu nome
A essência divina é tão pura e brilhante que a alma que tem conhecimento de uma única imperfeição prefere passar por mil infernos em vez de aparecer diante de Deus com a mancha do pecado. É verdade que o amor de Deus lhes dá uma satisfação indizível, mas isso não diminui em nada o sofrimento que devem suportar no Purgatório.

Pelo contrário, esse sofrimento consiste precisamente no sentido de ser privado de desfrutar da plenitude desse amor. Esse tormento aumenta à medida que o amor se torna mais perfeito. Deste modo as almas do purgatório se deleitam simultaneamente em grandes alegrias e sofrem as maiores dores, pois uma não impede a outra. (Trecho de Camone, The True Face of the Saints)

Comentários do Prof. Plinio:

Nesta seleção temos duas partes: a primeira descreve a vida da santa; a segunda apresenta suas considerações sobre o purgatório.

Na parte biográfica, vemos que Catarina foi uma alma escolhida por Deus que, no entanto, não correspondeu ao seu chamado. Ela se casou em vez de se tornar religiosa; ela entrou em uma vida mundana que lhe causou muito sofrimento, mas também vemos que ela gostava de ser admirada na sociedade mundana. Por alguns anos ela se preocupou apenas com esses prazeres, sem pensar na causa de Deus. Então, ocorreu uma conversão maravilhosa.

Naquela época, muitas pessoas ingressavam na vida religiosa. Mesmo nas famílias mais nobres, alguns dos filhos sempre ingressaram na vida religiosa, no clero ou em uma ordem de cavalaria. Era muito comum se tornar religioso. Catarina, portanto, tinha uma irmã em um convento em Gênova a quem foi visitar.

conversion of St. Catherine of Genoa

A compreensão do amor de Deus em contraste com seus próprios pecados operou sua conversão imediata
Durante a visita, ela abriu a alma para a irmã em relação ao seu contraditório sofrimento e alegrias que a deixavam melancólica. Por um lado, ela tinha aquele marido ruim que dificultou muito a vida dela e que só se converteu depois de ver seu bom exemplo. Por outro lado - não está explicitamente descrito no trecho, mas o entendemos - ela sentiu o enorme vazio dos prazeres mundanos com os quais buscava uma compensação por seus sofrimentos. A irmã a aconselhou a voltar ao caminho de Deus e à prática dos Sacramentos, que ela havia abandonado.

Ela tomou a decisão de retornar e entrou em êxtase, quando viu claramente o horror dos pecados que havia cometido. Depois disso, ela entrou em uma vida de grande penitência e oração que manteve pelo resto de seus dias. Durante todo esse tempo, ela nunca perdeu de vista aquela visão que tinha de seus pecados. Sua vida tornou-se assim a de uma penitente.

Ela assumiu o cuidado de enfermos no hospital Pammatone - ela que fora uma dama de grande honra, notável por sua beleza, charme de conversação, situação social e riqueza em uma das cidades mais ilustres da época, que era Gênova. Gênova era uma república aristocrática que dominava uma parte do Mar Mediterrâneo. Ela deixou tudo isso para trás e se tornou uma humilde enfermeira, passando de paciente em paciente para fazer penitência e se mortificar.

A ideia de expiar o pecado por meio do sofrimento é uma ideia que dominou sua nova vida. Ela se entregou a um verdadeiro purgatório nesta vida. Ela queria ajudar os outros e oferecer seus sofrimentos em expiação pelos pecados que havia cometido.

LAdies of Italian good society in the 15th century

Vestidos de senhoras Italianas da boa sociedade
no final do século 15
A partir disso, vemos como foi lógico para ela receber êxtases, revelações e visões do purgatório. No trecho vimos a descrição que ela fez do purgatório.

Existem almas que lutam contra Deus; no entanto, Deus as persegue obstinadamente. Elas fogem d’Ele, às vezes até se voltam contra Ele; mas, em determinado momento, Ele as vence e elas se entregam totalmente a Ele. Uma dessas almas foi São Paulo. Catarina de Gênova é outro exemplo.

Catarina tentou escapar do caminho de Deus. Ele não a rejeitou, mas colocou o sofrimento em sua vida. Ela suportou o sofrimento que a preparou para a conversão. O marido ruim e sua frustração com o mundo prepararam sua alma para aquele momento abençoado em que sua irmã lhe deu um bom conselho. Sua alma havia sido preparada por muitos sofrimentos. Naquele momento ela era como o filho pródigo. Ela voltou para a casa paterna. Ela voltou e foi conquistada por Deus de uma forma magnífica.

Purgatório, um lugar de paz e sofrimento

Em vez de apenas inspirá-la com pensamentos piedosos, Ele enviou-lhe uma visão na qual ela podia avaliar claramente os pecados que havia cometido. Ela poderia dizer, talvez mais verdadeiramente do que Davi, essas palavras: “Pequei contra Ti só, meu Deus, e meu pecado está sempre diante de mim.” Seu pecado estava diante dela como um acusador declarando claramente suas transgressões.

Eu entendo que alguém possa pensar que Deus foi extremamente severo para mostrar seus pecados dessa forma, produzindo assim tanta angústia, tristeza e desânimo em seu espírito. Na verdade, quem pensa assim tem uma noção clara do que é contrição. Ele não compreende que, mesmo em meio à sua tristeza, na contrição há algo encorajador e magnífico. Eu diria que essas são as belas e magníficas alegrias da contrição. O arrependimento traduz os sentimentos que se tem no purgatório.

pammatone hospital

O grande Hospital Pammatone em Gênova, onde Catarina fez sua purgação nesta terra
O Purgatório é por excelência o lugar de contrição. Nele estão as almas que devem se purificar antes de poderem ver a essência de Deus. Santa Catarina de Gênova descreveu o que é o purgatório de uma forma muito elevada e também muito concisa.

Ela explicou quando uma boa alma morre tem uma primeira noção da pureza infinita da essência de Deus e do contraste entre essa pureza e os restos do pecado na alma. Simultaneamente, a alma tem uma noção da posse de Deus, de Quem ela desfrutará por toda a eternidade, e uma noção clara do despreparo de sua própria alma para estar na presença de Deus.

Assim, a alma experimenta um duplo movimento: um cheio de alegria que a leva a se unir a Deus; outro de profunda tristeza que vem do contraste entre suas próprias manchas e a pureza infinita de Deus. Do desejo de se unir a Deus, vem o desejo de purificação.

Santa Catarina disse que a alma está tão tomada pelo amor de Deus que voluntariamente sofreria mil infernos para se unir a Ele. Ela está ansiosa para entrar no Purgatório para purificar-se e, assim, preparar-se para finalmente se unir a Deus. Assim, experimenta uma alegria fundamental junto com a grande tristeza que vem por não estar com Ele.

Vemos que parte disso existe na paz de uma alma que tem verdadeira contrição. Talvez alguém se lembre daquelas palavras nos Salmos Penitenciais de Davi que são como faíscas de fogo caindo do Céu. Ele diz que seu pecado o tornou como um pássaro solitário no telhado. É uma figura muito poética para descrever a solidão do pecador e sua própria dor. Ele é um pássaro no telhado exposto à chuva e ao frio, longe da sociedade daqueles homens virtuosos que se amam.

Ao mesmo tempo em que descreve sua própria grande dor, ele transmite a paz que existe na alma de um pecador arrependido. É a paz do homem que reconhece o seu pecado, que não mente a si mesmo nem a Deus, mas tem a coragem de olhar de frente para o seu pecado. Em geral, esses Salmos penitenciais terminam com um cântico de esperança: “Mas tu, meu Deus, és a minha salvação, e terás piedade de mim.” É o que deveria ter acontecido também com Santa Catarina de Gênova.

Podemos imaginar o grande Hospital Pammatone de Gênova daquela época: um belo edifício, como costumavam ser os hospitais italianos. São 5 horas da manhã, ainda de madrugada, e toca um pequeno sino para anunciar o início da Missa. As primeiras mulheres fiéis cobertas com seus véus entram na capela; entre elas está Santa Catarina. Talvez ela ainda esteja se lembrando de outros amanheceres em que voltava das festas mais ou menos naquela hora. Diante dela, ela tem a perspectiva de um dia cheio de sacrifícios, ao mesmo tempo que ela tem as lembranças amargas e persistentes de noites de prazer seguidas pela inevitável frustração.

purgatory

As almas do Purgatório sofrem com uma alegria serena enquanto esperam a união eterna com Deus
Ela entra na capela com passos leves, ajoelha-se e começa a rezar na recordação daquele lugar sagrado, assistindo a uma Missa que foi uma verdadeira Missa com fiéis verdadeiramente fiéis e um sacerdote que foi verdadeiramente sacerdote. A luz da manhã está entrando na capela, ultrapassando a luz das chamas das velas bruxuleantes; a natureza está acordando, ela sente a normalidade da vida de mais um dia.

Ela se prepara para começar mais um dia de sua grande penitência no cuidado dos enfermos; ela está se preparando para ouvir seus gemidos, cuidar de suas agonias e consolar sua dor. À medida que a luz do dia entra na capela e o amanhecer se transforma em dia, as imagens da capela recuperam as cores.

Mas, além de tudo isso, outra luz está aumentando e se aproximando cada vez mais. É um perdão que vem; é uma paz de espírito que chega ao coração daquela capela. É nessa paz que ela morre e, então, não é mais a capela que ela vê, mas o paraíso. Ela morre na tranquilidade da contrição que tem o doce perfume de uma tristeza e resignação católica, algo que a alma pagã não conhece e que vale incomparavelmente mais do que todos os prazeres pagãos.

Quando se fala de mortificação e tristeza na vida espiritual, algumas pessoas ficam irritadas. Eles não entendem essa alegria e felicidade que estou tentando descrever, pois há algo nisso que as palavras humanas nunca podem retratar adequadamente. É uma mistura de amargura e esperança, de tristeza e paz, na qual a esperança tem mais peso do que a amargura, e a paz vale muito mais do que a tristeza.

Isso é o que o mundo não sabe e o que ser membro da Igreja verdadeira nos permite entender. É um purgatório na terra; é o vale de lágrimas em que vivemos. Se carregarmos nossa cruz com resignação, teremos torrentes de paz, estabilidade e ordem em nossas almas. Ninguém que segue o caminho do mundo pode ter uma ideia desta alegria e paz.

O que encontramos na vida de Santa Catarina de Gênova é o grande exemplo de quem carrega sua cruz em meio à paz e à resignação. Peçamos a ela que interceda por nós e nos faça ver no interior de nossas almas essas graças que não são fáceis de descrever. Peçamos a Nossa Senhora que nos dê a paz e a alegria de uma verdadeira contrição.


Tradition in Action



j000 SD Dr. Plinio.gif - 9040 Bytes
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados