Sim, por favor
Não, obrigado
O Santo do Dia
donate Books CDs HOME updates search contact

Beato Denis, o Cartuxo - 12 de Março

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
Trecho do Beato Denis (1402-1471):

A bem-aventurança e a recompensa dos santos no Céu consistem no conhecimento claro e imediato da Divindade e da felicidade plena que ela traz. Nesta visão a pessoa vê junto toda a Santíssima Trindade com a sua visão cheia de glória porque o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma só essência, o mesmo Deus, o mesmo bem soberano que a pessoa desfruta.

denis denys Carthusian

Beato Denis (1402-1471)

Agora então, esta visão beatífica é inefável em sua alegria e doçura, e ela cumpre, completa e satisfaz totalmente todos os desejos dos santos. Por esta razão, o Profeta falando de Deus escreve: “Somente a visão de Tua Face me embriagará de alegria, pois Tu farás aqueles à Tua mão direita desfrutarem de infinitas delícias. Serei saciado, pois poderei contemplar a Tua glória.”

Com efeito, quanto mais uma coisa é superior em efeito e excelência, mais sentimos a felicidade de possuí-la claramente, sobretudo se amamos sua presença e a desejamos com fervor. Agora, Deus é a beleza infinita. Ou, melhor dito: por sua essência, Ele é uma beleza invariável; além disso, Ele é a beleza que nunca acaba, mais pura, brilhante, completa e agradável; a beleza original de onde vem toda a beleza das criaturas - todas infinitamente longe da Sua - emanando de uma fonte.

Quanto mais uma coisa nos é superior em beleza e excelência, mais sentimos a alegria de possuí-la definitivamente.

O que é mais bonito do que a verdade? Deus é a própria verdade. O que é mais puro do que a santidade? Deus é a própria santidade. O que é mais luminoso do que a sabedoria? Deus é a própria sabedoria.

Deus é a primeira verdade que subsiste por si mesma, a santidade eterna que nunca acaba e a fonte da sabedoria que não pode ser medida ou atenuada em sua efusão. Ele é, portanto, verdadeira, essencial e incomparavelmente belo e muito amável em si mesmo.

Também dizemos que os santos no Reino Celestial amam a Deus com muito fervor. Por isso o contemplam, como num delírio de alegria inexprimível, tanto maior porque já não desejam outra coisa.

É certo que quando vemos bondade, perfeição e doçura em uma pessoa, a valorizamos mais. Agora, Deus é a bondade soberana, a imensa doçura e a perfeição completa; Ele é todo tesouro, toda riqueza e todas as delícias reunidas em um grau infinito.

Então, que prazer em possuir esta alegria infinita, esta bondade divina, desfrutando-as por meio do conhecimento claro da visão beatífica! Sem dúvida, este é o banquete mais doce e alegre! É o banquete sagrado no qual a Divindade e a Trindade Eterna se tornam alimento para os homens!

Comentários do Prof. Plinio:

Os Santos conhecem a Deus com toda a clareza e imediatamente, ou seja, não mediante uma imagem, ideia ou outra coisa intermediária, mas de maneira direta. Este conhecimento é delicioso; é uma coisa que enche os Santos de prazer.

trinity

Os Santos no Céu desfrutam da visão beatífica

Na visão beatífica, eles veem a própria essência de Deus de uma forma mais clara e sem qualquer véu.

Quem contempla a essência de Deus vê no mesmo olhar o Pai, o Filho e o Espírito Santo, porque constituem a essência Una e Trina de Deus. Esse conhecimento é o deleite de todas as delícias, a alegria de todas as alegrias.

Para explicar por que os santos têm essa enorme alegria na contemplação de Deus face a face, o Bem-aventurado Denis usa um princípio muito profundo que pode ser verificado por nossa própria experiência imediata.

Por exemplo, cada um dos senhores que vê esta mesa diante de mim, considera como são bonitos seus pés, como sua madeira é sólida e boa, e como cumpre sua finalidade total tem uma sensação de gozo. É por causa do princípio geral que o Beato Denis enuncia: “Quanto mais uma coisa é superior a nós em beleza e excelência, maior é a alegria que sentimos em possuí-la diretamente.”

Se alguém vem até nós e diz: “Olha, atrás daquela tela há uma pedra maravilhosa que brilha com um brilho único, exalando luzes maravilhosas, etc.” Quando ele faz uma pausa em seu elogio, normalmente dizemos a ele: “Por que você simplesmente não remove esta tela e nos deixa ver a pedra diretamente?”

Esta é uma reação natural, pois a contemplação de algo muito superior em beleza atrai nossa curiosidade, nosso desejo de conhecê-lo diretamente e, quando o conhecemos, nos enchemos de uma grande sensação de bem-estar em nossa alma.

angels of heaven fra angelico

Anjos proclamam a glória da Trindade Divina

Agora, Deus é um Ser de beleza, perfeição e excelência que não tem igual em nenhuma pedra preciosa. O resultado é que o conhecimento direto d’Ele é para nós extremamente delicioso e maravilhoso e nos dá uma felicidade extraordinária.

A certa altura, o Beato Denis, o Cartuxo, diz que os Santos têm uma espécie de delírio de alegria. O delírio de que ele fala aqui não é o estado terreno de um homem que tem febre, fica semilouco e entra em delírio dizendo coisas que não fazem sentido. Não há desordem no delírio de que fala.

O homem tem em sua natureza uma tendência à plenitude da felicidade. Ele deseja uma felicidade que seja, por assim dizer, maior do que ele, que o encha completamente de alegria e o leve ao auge de seu entusiasmo.

Esse tipo de insaciabilidade nos faz sempre desejar mais, sempre mais, sem nunca parar. Devemos saciar essa insaciabilidade e ter essa alegria sem fim quando virmos Deus face a face. É uma espécie de apoteose de admiração e entusiasmo, sem tédio e sempre sossegada, que teremos por toda a eternidade. O que cansa o entusiasmo é o estresse que ele traz. O que cansa o descanso é a falta de entusiasmo. Isso é parte de nossa fraqueza humana.

Neste vale de lágrimas, o que é grandioso aumenta o nosso entusiasmo e depois nos cansa. Deus criou as pequenas coisas bonitas para nos fazer admirar quando estamos cansados das grandes. É o deleite do pequeno que nos permite não perder o gosto pelo maravilhoso. Assim, entre as flores, temos a grandiosa e solene rosa e a esplendorosa e exótica orquídea; mas então temos a não-me-esqueças, de não nos dar descanso. “Que coisinha linda,” dizemos.

Gaze of Christ

Um excelente exercício: considerar o olhar de Nosso Senhor Jesus Cristo

Uma coisa análoga ocorre com respeito ao nosso descanso. Um homem para e descansa um pouco - que delícia! Então, ele continua, e continua e continua ... no final, ele não consegue mais suportar. Sua mediocridade e vazio tornam-se insuportáveis.

Em nosso estado humano, existe uma oposição entre entusiasmo e descanso. Mas, ao contemplar a Deus, estaremos perpetuamente no auge do nosso entusiasmo e no ápice do nosso descanso. O Beato Denis então passa a descrever a infinita bondade, doçura e perfeição que estão em Deus.

Para que possamos fazer uma boa meditação, não devemos pensar apenas em Deus Pai, mas também em Nosso Senhor Jesus Cristo, e tentar imaginar, a partir do Santo Sudário de Turim, como Ele tinha todas essas qualidades. Se pudéssemos olhar para Ele em Sua humanidade, Sua divindade se revelaria. De certa forma, pudemos ver todas essas qualidades n’Ele.

Por exemplo, uma coisa que gosto de imaginar são os muitos olhares de Nosso Senhor. Gostaria de conhecer os seus olhares: Ele regressa a casa depois de uma viagem e olha para Nossa Senhora. Qual seria esse olhar? Qual seria o Seu olhar de menino olhando para Ela para expressar algo sem falar? Seu olhar para São João quando o Apóstolo descansou a cabeça sobre o peito? Seu olhar para os Apóstolos dormindo no Jardim do Getsêmani? Seu último olhar da Cruz? Seu olhar depois que Ele ressuscitou? Seu último olhar para os homens antes de Sua ascensão ao Céu.

Tenho a impressão de que se Nosso Senhor se condescendesse em olhar para nós, seria um deleite tão grande para nossas almas que desejaríamos passar a eternidade contemplando aqueles olhos. Nada mais seria necessário. Se pudéssemos conhecer esses olhares não seria a visão beatífica, mas seria a ideia mais acessível da visão beatífica que poderíamos ter.

Eu sugiro que pensem e meditem nos olhares de Nosso Senhor.


Tradition in Action



j000 SD Dr. Plinio.gif - 9040 Bytes
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados