Sim, por favor
Não, obrigado

O Santo do Dia

donate Books CDs HOME updates search contact

São Cirilo de Alexandria - 9 de Fevereiro

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Seleção Biográfica:

São Cirilo, Patriarca de Alexandria, se esforçou para reconquistar o herege Nestório por meio de cartas, nas quais sua mansidão pessoal é rivalizada apenas por seu vigor e amplitude de doutrina. Mas Nestório foi obstinado. Como ele não teve nenhum argumento em resposta, ele começou a fazer queixas pessoais contra o Patriarca.

The Theotokos

São Cirilo defendeu Maria como Mãe de Deus contra o herege Nestório

Como sempre acontece, houve pacifistas que, embora não aceitassem os erros de Nestório, achavam melhor não responder a ele por medo de amargurá-lo ainda mais, aumentar o escândalo e ferir a caridade. Em resposta a isso, Cirilo criticou aqueles que tinham mais medo de afirmar as verdades da Fé Católica do que de cair na heresia:

“O quê? Nestório ousa fazer com que os homens digam em público e na sua presença que aquele que chama Maria de Mãe de Deus deve ser anátema! Ele lança seu anátema, por meio de seus partidários, em nós, nos outros Bispos da Igreja Católica, e nos antigos Padres, que em todos os tempos e lugares, em concordância reconheceram e honraram a Santa Mãe de Deus! E não temos nós o direito de retribuir com sua própria moeda e dizer: ‘Se alguém nega que Maria é a Mãe de Deus, que seja anátema’? … .

“Se o nosso medo de alguma perturbação é mais forte do que o nosso zelo pela glória de Deus e assim nos impede de falar a verdade, como devemos ousar na presença do povo católico para celebrar os santos mártires, cuja glória reside no próprio fato de que por suas vidas eles deram exemplo com as palavras: ‘Para lutar pela justiça até a morte?’”

Comentários do Prof. Plinio:

O texto é magnífico! Só para situar um pouco os senhores naqueles tempos, menciono que São Cirilo viveu no século V e combateu a heresia de Nestório, que negou a união entre a humanidade e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, e portanto, a maternidade divina da Bem-Aventurada Virgem Maria.

St Cyril of Alexandria

Os moderados odiavam São Cirilo porque ele não se comprometeu

Nos primeiros séculos da Igreja, houve vários hereges que combateram os dogmas da divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Alguns afirmaram que Ele era apenas homem e não Deus; outros afirmaram que Ele era Deus, mas não homem. Ambos negaram que Ele seja homem e Deus.

De qualquer forma, a heresia tentou abalar a crença católica de que Nosso Senhor é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. A heresia de Nestório negou a união hipostática das naturezas divina e humana em Nosso Senhor. Ele afirmou que teria havido duas pessoas distintas, a de Deus e a do homem Jesus Cristo.

Este homem não teria sido Deus, mas apenas unido por uma união moral a Deus, como uma espécie de super-santo. Como consequência, Nossa Senhora teria sido apenas a mãe do homem, não a mãe de Deus. Portanto, sua missão seria muito reduzida.

São Cirilo e os bons católicos defendiam que Nosso Senhor era Deus e homem. Os hereges sustentaram o oposto. Os meios termos, aqueles que eram partidários do ecumenismo e queriam dialogar entre as duas posições, eram de opinião que seria melhor não defender a boa posição.

Eles argumentaram que isso irritaria os adversários, tornaria mais difícil convertê-los e violaria a caridade. Esses “moderados” eram contra São Cirilo porque o Santo atacava os hereges.

Pergunto se isso não lembra exatamente as reações de muitos “moderados” de nossos dias que criticam nosso trabalho. Não devemos atacar os hereges, comunistas e progressistas, mas iniciar um diálogo com eles. Atacá-los seria improdutivo, iria irritá-los.

Na verdade, este tipo de “moderado” corresponde àqueles sobre quem as Escrituras dizem: “Oxalá foras frio ou quente. Mas, porque és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te da minha boca.” (Apoc 3,15-16) Ou seja, se aceitarmos a verdade ou o erro, seremos coerentes, mas, como não estaremos dos dois lados, me causa náusea. Esses são aqueles que são odiados por Deus, aqueles que Ele vomita de sua boca, aqueles que provocam aquele tipo particular de horror que causa enjoo.

Estas são as piores pessoas, as que mais prejudicam a boa causa, porque se apresentam ao católico como o meio termo que se diz católico, mas os advertindo contra seguir aqueles que assumiram a boa posição. Os moderados dizem que são exagerados em suas opiniões. É graças a essas pessoas que o número de verdadeiros lutadores pela causa católica é muito menor do que deveria.

O melhor suporte para o erro não é dado por aqueles que claramente defendem esse erro, mas por aqueles que aparentemente professam a verdade - mas protegem o erro. Eles são a “quinta coluna” que prepara o futuro avanço do inimigo. Eles atraem a ira divina mais do que as pessoas perversas.

Se quisermos ser como Nosso Senhor Jesus Cristo, devemos ter a mesma repulsa por este tipo de alma que Ele tem. Devemos sentir náuseas ao ouvir os argumentos de tais “moderados.” Não basta amar o bem; devemos também rejeitar aqueles que favorecem o mal.

Uma rejeição semelhante à de Nosso Senhor, que tinha um ódio que dava enjoo. Se não temos esse sentimento, devemos rezar e fazer uma jaculatória frequente como a que encontramos na ladainha do Sagrado Coração: “Sagrado Coração de Jesus, fazei o meu coração semelhante ao Vosso.”

Peçamos a São Cirilo de Alexandria, por intercessão de Nossa Senhora, que nos dê a justa indignação e repulsa por tão hipócrita posição.


Tradition in Action



j000 SD Dr. Plinio.gif - 9040 Bytes
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados