Sim, por favor
Não, obrigado

O Santo do Dia

donate Books CDs HOME updates search contact

São Brás - 3 de Fevereiro

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Seleção Biográfica:

São Brás foi o Bispo de Sebaste, na Armênia, tendo sido martirizado sob o reinado de Licínio no início do século 4.

Muitos católicos se lembram do dia da festa de São Brás por causa da bênção das gargantas que ocorre neste dia. Duas velas são abençoadas, mantidas ligeiramente abertas e pressionadas contra a garganta pelo padre enquanto ele pronuncia a bênção. A proteção de São Brás para aqueles com problemas de garganta vem da cura de um menino que tinha uma espinha de peixe presa na garganta. O menino estava prestes a morrer quando São Brás o curou.

Comentários do Prof. Plinio:

Os senhores sabem que a vela benta é sacramental, ou seja, uma vez benta, torna-se um instrumento de graça para quem a usa. É uma antiga tradição da Igreja, por exemplo, que um moribundo segure uma vela na mão durante seus últimos momentos. Se ele não conseguir segurar a vela sozinho, algum membro de sua família deve ajudá-lo a segurá-la até o último suspiro.

A statue of St. Blaise atop a Cathedral

São Brás, padroeiro de Dubrovnik, Croácia, fica ao lado de sua catedral

Existe uma tradição entre os fiéis, com base em algumas revelações privadas, que quando vier o castigo previsto em Fátima, haverá três dias de trevas total em que o demônio terá todo o poder. Segundo esta tradição, os fiéis que estarão lutando pelo Reino de Maria devem ter velas abençoadas em suas casas e acendê-las, não apenas para se beneficiar da luz, mas também para afastar o demônio e suas tentações. Portanto, há muitos lugares na Europa e nas Américas onde as pessoas mantêm velas bentas para acender e manter com elas durante esse tempo.

Tenho uma vela benta para esse propósito em minha casa. Meu pensamento é muito simples: não estou preocupado em investigar se a revelação original é verdadeira ou falsa. Ter uma vela benta é uma coisa boa; portanto, eu tenho uma. Então, se vierem os três dias de trevas, estou preparado. Se não acontecer, eu não perco nada por ter uma vela benta comigo. Pelo contrário, só posso me beneficiar com isso. Posso usar a vela quando morrer ou dá-la a outra pessoa que pode morrer em minha casa.

No dia 3 de fevereiro celebramos a festa de São Brás, a quem a Divina Providência concedeu a graça especial de curar as doenças da garganta. Depois ou durante a Missa deste dia, dependendo do caso, o sacerdote dá a bênção de São Brás. Ele toca a garganta de cada pessoa com duas velas cruzadas, ao mesmo tempo que reza uma prece pedindo a proteção do Santo para curar as enfermidades da garganta.

Alguém pode perguntar: Por que devemos dar tanta importância à cura de uma dor de garganta? Não é pusilânime ficar tão preocupado com um problema na garganta? Não é mais heroico desconsiderar esses pequenos problemas?

Acredito que não há heroísmo em não pedir que a garganta seja curada. O início do heroísmo é o bom senso. O fato é que uma dor de garganta nos causa dor e Deus pode curá-la em Sua misericórdia se pedirmos a Ele que o faça, mesmo que essa dor não seja muito difícil de suportar. Este fato estabelece com Ele uma relação filial que aumenta nossa confiança Nele.

É por isso que Deus frequentemente concede as coisas insignificantes que pedimos. É para nos mostrar que Ele é nosso Pai mesmo nas coisas muito pequenas, como em uma vida familiar normal. Isso aumenta a nossa confiança para também pedir a Ele, por intercessão de Nossa Senhora, grandes coisas.

Devemos ter confiança principalmente neste ponto mais precioso: Deus nos criou para estar com Ele no Céu e dar-lhe glória por toda a eternidade. Se Ele é tão bom que atende até mesmo nossos pequenos pedidos materiais, quanto mais deseja Ele nos conceder nossos pedidos espirituais de coisas que nos ajudam a salvar nossas almas?

Na vida espiritual, uma das posições mais prejudiciais que podemos assumir é perder a confiança. Existem pessoas que continuamente cometem os mesmos pecados e perdem a esperança de ser curadas. A eles dirigimos esta pergunta: “Por que não pedem ajuda a Nossa Senhora? Ela o ajudará a parar de cometer este pecado.”

A medieval depiction of a dying mann holding a blessed candle

Um monge ajuda um moribundo a segurar uma vela abençoada acesa

Frequentemente, a resposta é: “Mas estou tão preso na lama deste pecado que não vou mais parar de pecar. Portanto, mesmo que eu peça outras coisas a ela, nessa questão há uma barreira entre nós. Portanto, não peço, e ela não me ouve. Estou desencorajado.” As pessoas que assumem essa posição ficaram desanimadas demais para tentar se corrigir.

Portanto, para eles, temos um exemplo de como a Divina Providência responde até os nossos pequenos pedidos para nos ensinar a não perder a esperança, que é a pior coisa que se pode fazer.

Se eu não tenho a vontade de desejar o que devo, então devo pedir a Nossa Senhora que me dê esta primeira vontade. Eu nunca deveria parar de perguntar a Ela o que me move em direção a Ela. Ela sempre concede o que pedimos. Ela pode demorar em conceder, mas sempre dá. E quanto mais Ela se atrasa, mais abundante, rico e generoso é o que Ela dá.

Nosso Senhor e Nossa Senhora fazem conosco o que os pais às vezes fazem com seus filhos. A criança pede algo, mas o pai dá a impressão de que não atendeu ao pedido. Ele faz isso porque quer que a criança peça repetidamente. O pai gosta de receber esses pedidos e, no final, dá mais do que o filho pediu.

Deus age assim conosco: ele atrasa. Ele parece procrastinar em responder e nos faz pedir muitas vezes. Finalmente, quando Ele nos dá o que pedimos, é algo muito melhor do que esperávamos.

Frequentemente, há um paradoxo curioso em relação a esses pedidos. Quanto menos a pessoa reza, mais rapidamente ela deseja a resposta. Devemos nos acostumar a pedir, mesmo quando leva muito tempo para chegar a solução para nossos problemas. Quanto maior o atraso, melhor será a solução.

A tradição da Igreja diz-nos que São Joaquim e Santa Ana não tinham filhos, e já eram idosos. Ficaram muito tristes por não ter filhos, porque não ter filhos era considerado uma vergonha entre os judeus, visto que aquele casal não poderia ser ancestral do Messias. A perspectiva de estar na linha do Messias era a maior glória para os judeus. Apesar da idade avançada, São Joaquim e Santa Ana continuaram a pedir que lhes fosse dado um filho. Quando eles tiveram uma filha, era Nossa Senhora!

St. Anne and St. Joachim visited by an angel

Um anjo visita o casal idoso para dizer-lhes que suas orações foram ouvidas por Deus

Imagine se São Joaquim e Santa Ana ficassem desanimados e parassem de pedir. Felizmente eles não o fizeram; eles continuaram a confiar contra todas as aparências. Quando seu pedido foi atendido, foi superabundantemente atendido. A Mãe do Redentor nasceu deles!

Eu quero fazer uma observação final. Ter um pedido atendido por Deus não está diretamente relacionado com a virtude da pessoa, como às vezes se supõe de maneira errônea.

Na sua misericórdia, Nossa Senhora ouve as orações do pecador e não apenas as dos justos. E, na verdade, quem pode dizer que não tem culpa diante de Deus? Quem pode afirmar que, se a justiça de Deus fosse aplicada a ele, ele estaria livre de todos os pecados e imperfeições? Nenhum de nós poderia. Assim, é pela misericórdia de Deus que nossas orações são ouvidas.

É também pela misericórdia que a oração do homem em pecado mortal é ouvida por Deus. Não há necessidade de estar em estado de graça para rezar e esperar ser ouvido. O homem em pecado mortal não apenas pode, mas deve rezar tanto quanto aquele que não está em pecado mortal.

É uma atitude protestante acreditar que apenas uma pessoa em estado de graça pode ser ouvida por Deus em suas orações. Darei dois casos que demonstram como Deus se agrada com as orações do pecador.

Primeiro, todo homem, mesmo aquele que está em pecado mortal, mesmo o pecador que esteve neste estado durante toda a sua vida, é obrigado a ir à Missa aos domingos. O mesmo mandamento pesa sobre ambos, o homem em estado de graça e aquele em pecado mortal. Por quê? Porque a oração do pecador também agrada a Deus, apesar de estar em pecado mortal. Deus o ordena a ir à Missa e rezar, e Ele se agrada dessa oração.

Em segundo lugar, todo sacerdote é obrigado a rezar o Breviário todos os dias, mesmo um sacerdote apóstata que está na situação miserável de viver com uma mulher. É uma situação lamentavelmente infeliz. No entanto, esse padre também é obrigado a rezar o Breviário diariamente. Dos lábios impuros deste sacerdote sai uma oração que Deus deseja.

Esses casos devem nos dar confiança para nos dirigirmos a Nossa Senhora e Nosso Senhor em qualquer circunstância - estejamos em estado de graça ou em pecado mortal. Devemos ter uma grande confiança n’Ela. Além de uma grande veneração, uma grande confiança e uma grande familiaridade, são elementos essenciais que devemos ter diante de Nossa Senhora.

Assim, a festa de São Brás e a bênção das velas deram a oportunidade de vos encorajar a pedir estas pequenas coisas.


Tradition in Action



j000 SD Dr. Plinio.gif - 9040 Bytes
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados