Sim, por favor
Não, obrigado

O Santo do Dia

donate Books CDs HOME updates search contact

São Tomé Apóstolo - 21 de Dezembro

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Seleção Biográfica:

São Tomé foi ordenado por Nosso Senhor a ir para a Índia, o que o fez na companhia de Abbanes, um reitor de um dos reis da Índia que tinha vindo a Cesaréia em busca de um arquiteto. Depois de lidar com esse Rei e construir um palácio para ele, não na terra, mas no Céu, dando seu tesouro aos pobres, e depois de converter multidões na Índia por meio de seus inúmeros milagres, Tomé foi para a Alta Índia.

An Indian postal stamp featruing St. Thomas

São Tomé em um selo da Índia
Lá ele converteu a Rainha Migdonia e sua irmã à Fé Católica. A partir de então, elas se recusaram a mentir com seus maridos pagãos. O Rei ficou furioso e ordenou que Tomé fosse trazido à sua presença, com as mãos e os pés amarrados. Ele recebeu a ordem de reconciliar as esposas com seu maridos. Mas o Apóstolo respondeu ao Rei dizendo que ele não poderia fazer isso enquanto professasse uma falsa fé.

Irado, o Rei ordenou que pedaços de ferro em chamas fossem trazidos e que o Apóstolo ficasse sobre eles descalço. E imediatamente, pela vontade de Nosso Senhor, uma fonte de água brotou e apagou o ferro.

Em seguida, o Rei, seguindo o conselho de seu cunhado Carísio, fez com que ele fosse lançado em uma fornalha ardente, mas milagrosamente ela ficou tão fria que no dia seguinte ele saiu a salvo, sem danos.

Então Carísio disse ao Rei: “Ordena-lhe que sacrifique ao deus do sol. Isso trará sobre ele a ira de seu Deus, que até agora o tem protegido.” Eles tentaram forçar Tomé a fazer isso, mas o Apóstolo respondeu que o diabo estava no ídolo e que Deus o quebraria em pedaços no momento em que ele se aproximasse. E assim aconteceu.

Depois desse milagre, o sumo sacerdote matou São Tomé, perfurando-o com uma espada. O Rei e Carísio não se converteram, mas fugiram, pois viram que o povo iria vingar o Apóstolo.

Comentários do Prof. Plinio:

Nosso Senhor disse que os Apóstolos fariam mais e maiores milagres do que Ele mesmo fez: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras ainda maiores, porque eu vou para o Pai. (João 14:12). Por que Ele disse isso? Que princípio está por trás dessas palavras?

Não é fácil responder com precisão a esta pergunta, mas entre muitas respostas, há uma que merece atenção.

A painting of Our Lord appearing to the doubtful St. Thomas

Dúvida de Tomé por Duccio di Buoninsegna
Quem viu Nosso Senhor Jesus Cristo e ouviu as palavras que saíram de Sua boca divina já experimentou uma espécie de milagre especial, que foi ver com os próprios olhos o Deus Encarnado. A presença de Nosso Senhor era tão sobrenatural, tão divina, tão desproporcional a qualquer medida humana que, para um homem de fé, nada mais seria necessário para acreditar em Sua divindade. Sua presença era mais do que qualquer milagre imaginável.

Por isso censurou aqueles que pediam milagres. Ele se dirigiu a eles como uma “geração sem fé e perversa” que só acredita quando vê milagres. Portanto, é uma bênção acreditar sem milagres. São Tomé também recebeu uma crítica semelhante de Nosso Senhor: “Tu creste, Tomé, porque me viste; bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).

Esta seleção menciona alguns dos surpreendentes milagres de São Tomé na Índia. Ele operou um milagre após o outro, mas mesmo assim o Rei não se converteu. Sua mente estava decidida e ele não queria crer. No final, ele permaneceu um descrente e permitiu que seu sumo sacerdote matasse São Tomé. Um milagre, dois milagres, muitos milagres não foram suficientes para ele. Quando ele foi derrotado pela evidência dos milagres, ele se tornou cúmplice do assassinato de São Tomé.

Essa mentalidade é compartilhada por aqueles que não se contentam com as graças normais, mas estão sempre pedindo milagres. Na aparência, eles têm sede de milagres, mas no fundo são preguiçosos demais para abrir suas almas à graça. Se Deus desse um milagre, isso não os satisfaria. Eles se tornariam mais endurecidos e até rejeitariam o Santo que operou o milagre. Eles compartilham de alguma forma a psicologia do Rei pagão.

Isso nos leva a considerar a profundidade da maldade humana. O homem manchado pelo pecado original e excessivamente complacente com seus pecados atuais tem uma forte tendência de fechar sua alma à graça, mesmo aos milagres. Frequentemente, nada além de graças muito excepcionais podem tocar uma alma assim.

Outro sintoma dessa dureza é quando uma pessoa, como o Rei da Índia, está sujeita a superstições. Conheci uma pessoa com uma grande vocação que veio à nossa luta pela Igreja mas nunca teve uma verdadeira generosidade para com Nossa Senhora. Ele acabou se extraviando. Ele era um homem supersticioso, sempre carregando um amuleto que acreditava ter poderes ocultos. Não acho que sua deserção tenha sido causada pelo poder maléfico do amuleto. Acho que, ao confiar em poderes mágicos, ele rejeitou a graça e desconsiderou a rica ajuda sobrenatural que a Igreja coloca à nossa disposição.

A painting of Our Lady handing her girdle to St. Thomas, by Gozzoli

A Virgem entregando o cinto a São Tomé - Gozzoli
Um ponto também digno de consideração é a atitude de São Tomé em relação à sua infidelidade anterior. Ele foi infiel quando duvidou da Ressurreição de Nosso Senhor. Foi castigado por isso: foi o único Apóstolo que não esteve presente na morte de Nossa Senhora. Ele chegou atrasado, quando Nossa Senhora já estava iniciando sua Assunção ao Céu. Com uma manifestação maravilhosa de sua ternura por ele, ela tirou o cinto e o deixou cair para ele. Ele foi castigado, mas ao mesmo tempo ela o inundou com sua ternura.

São Tomé converteu-se pela sua doçura e também pela severidade de Nosso Senhor e tornou-se uma alma verdadeiramente penitente. O que é uma alma verdadeiramente penitente?

É aquele que cometeu uma má ação, mas com vergonha e tristeza se arrepende do mal que fez e, quando a ocasião se apresenta, aproveita para admitir sua má ação. Ele fica feliz em se humilhar em público e se acusar do mal que cometeu. Ele odeia seu pecado e deseja que os outros também o odeiem. Este é o perfil da alma verdadeiramente penitente. Com relação aos pecados de pureza, esta regra só se aplica aos pecados que são públicos e notórios por razões óbvias.

Mesmo depois dessa pessoa fazer expiação por sua falta e praticar atos de virtude, ela sempre tem diante de si o pecado que cometeu. Assim cantou Davi em um de seus salmos penitenciais: “Peccatum meum contra me est semper” - meu pecado está sempre diante de mim. Ou seja, eu odeio meu pecado, ele permanecerá lá me encarando por toda a minha vida, e somente minha morte o aniquilará. O arrependimento é um ódio crescente pelo mal que alguém cometeu. Na medida em que um homem compreende as consequências de suas más ações, ele fica cada vez mais triste. Ser implacável para conosco é um dos pontos de partida do espírito Católico e contrarrevolucionário.

The incredulity of St. Thomas, by Verocchio

A incredulidade de São Tomé de Verocchio
Existe outra maneira pela qual se pode notar esse sentimento de penitência em um homem. Uma pessoa que está convencida dos efeitos do pecado original em si mesma gosta de ser repreendida. Fica grato quando alguém mostra que ele fez algo errado. Se sente aliviado quando é reprovado, porque a partir daí pode evitar aquele erro e melhorar.

São Tomé foi longe evangelizando e tenho certeza que, como São Pedro, ele chorou por sua infidelidade passada. Tenho certeza de que ele se arrependeu publicamente, sem medo de causar escândalo ou má impressão. A penitência, quando sincera, só atrai e faz avançar os outros no caminho da virtude.

Aqui estão alguns pontos para um exame de consciência: estamos realmente arrependidos dos pecados que cometemos? Nosso arrependimento é tão sério quanto deveria ser? Temos verdadeira severidade para com o mal que cometemos? Sempre temos nossos pecados diante de nós para que possamos odiá-los e reparar por eles? Ficamos felizes quando outros nos reprovam por nossas faltas ou fugimos daqueles que nos criticam com raiva em nosso coração?

Se este exame revelar que não somos tão penitentes como deveríamos ser, podemos dirigir nossas orações a todos os santos penitentes que estão no Céu - especialmente São Tomé - e pedir-lhes que tenham misericórdia de nós, dê-nos a graça da verdade arrependimento, penitência e a esplêndida tristeza da contrição junto com o ódio pelo mal que está em nossas almas.

A alma com o verdadeiro espírito de penitência ama sem interesse próprio a virtude oposta ao pecado que cometeu. Esta alma atrai Nossa Senhora. Ela vem à alma dele, entra e permanece nela, trazendo consigo o Espírito Santo, seu Esposo, Nosso Senhor Jesus Cristo seu Filho e Deus Pai. Vamos implorar a ela que nos torne dignos disso.


Tradition in Action



j000 SD Dr. Plinio.gif - 9040 Bytes
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados