Sim, por favor
Não, obrigado

O Santo do Dia

donate Books CDs HOME updates search contact

Santo André - 30 de Novembro

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Seleção Biográfica:

São João Batista estava nas margens do Jordão com dois discípulos quando viu Nosso Senhor passando. Ele apontou para Ele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus.' André e o outro discípulo seguiram Nosso Senhor e permaneceram com Ele naquele dia.

St. Andrew with his cross

Santo André com a cruz de sautor
(cruz em forma de X)

Manuscrito iluminado, 1265-70
André imediatamente reconheceu Jesus como o Messias e apressou-se em apresentar a Ele seu irmão Pedro (João 1:41). André disse a Simão Pedro: “Encontramos o Messias.” E ele trouxe Pedro a Nosso Senhor. Quando Cristo o viu, disse: “Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas, isto é, rocha.” E assim, Santo André teve a glória de apresentar a Nosso Senhor São Pedro, sobre quem a Igreja seria construída.

Nosso Senhor chamou Pedro e André para serem Apóstolos um dia quando os dois estavam pescando no mar da Galileia. Ele se aproximou deles, lançando uma rede ao mar e disse-lhes: “Vinde comigo, e eu vos farei pescadores de homens.” Imediatamente eles deixaram suas redes e O seguiram.

Santo André tinha um grande amor pela cruz. Assim que viu a cruz na qual seria crucificado, ele a saudou com estas palavras:
“Ó mais bela cruz que foi glorificada carregando o corpo de Cristo! Cruz gloriosa, docemente desejada, ardentemente amada, sempre buscada e finalmente preparada para o meu coração que há tanto tempo te esperava. Leve-me, cruz! Me abraça. Liberte-me da minha vida entre os homens. Traga-me rápida e diligentemente ao Mestre. Por vosso meio Ele me receberá, Ele, que por meio de vós me salvou.”
Ele permaneceu dois dias pendurado na cruz, pregando ao povo. Estas foram suas últimas palavras antes de morrer:
“Senhor, eterno Rei da glória, recebe-me pendurado no madeiro desta doce cruz. Tu que és meu Deus, a quem eu vi, não permitas que me soltem da cruz. Faça isso por mim, ó Senhor, pois eu conheço a virtude da Tua Santa Cruz.”
Comentários do Prof. Plinio:

É impossível ter orações mais bonitas do que essas. Deixe-me comentar sobre as linhas da primeira oração.

St. Andrew being tied to the cross

Dois Judeus (com bonés) amarrando Santo André à cruz

Saltério Cisterciense, século 13
As duas primeiras frases - “Ó cruz belíssima que foi glorificada ao carregar o corpo de Cristo! Cruz gloriosa, docemente desejada, ardentemente amada, sempre buscada e finalmente preparada para o meu coração que há tanto tempo te esperava” - mostra que Santo André sabia há muito que seria um mártir. Ele havia meditado nisso em relação à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele compreendeu e amou inteiramente a hora de seu sofrimento supremo. Ele aceitou completamente o cálice que Deus preparou para ele beber.

A cruz era um símbolo de punição e estava reservada para criminosos. Mas, para Santo André, foi uma coisa “muito bonita” porque havia sido “glorificado ao carregar o corpo de Cristo.”

Em seguida, ele acrescentou que "a desejou docemente." Com isso, compreende-se que durante anos se preparou para oferecer este holocausto desinteressado: ser morto por amor de Nosso Senhor, permitir-se ser consumido e gasto como o perfume que Maria Madalena derramou em homenagem a Nosso Senhor. Não havia objetivo prático nesses atos de homenagem. Eram sacrifícios feitos por nenhuma outra razão que agradar a Deus: gastar coisas preciosas em manifestação de amor por ele. Mesmo que o seu sacrifício não produzisse um bem para as almas e uma humilhação para os inimigos da Igreja, Santo André queria morrer mártir para provar o quanto amava Nosso Senhor. É por isso que ele disse que “desejou docemente” ser crucificado. As palavras expressam o esplendor da alma de um mártir.

A painting of St. Andrew about to be crucified, by Carlo Doci

Santo André saúda a cruz antes de ser crucificado

Carlo Doci, c. 1631
Santo André continuou dizendo que havia “esperado ardentemente” a cruz. Hoje os homens fogem de todo tipo de sofrimento, de todo tipo de luta contra as próprias paixões, de todo tipo de renúncia. Para eles, viver é ter uma vida boa. Santo André, porém, aguardou com fervor a sua própria cruz porque compreendeu que o que conta na vida não é o prazer que tem, mas o sacrifício que faz. É isso que dá sentido à vida. Portanto, o homem verdadeiramente sobrenatural é amigo da cruz, como muito bem disse São Luís Grignion de Monfort.

Santo André não só aceitou as cruzes que lhe foram dadas durante a sua vida, mas as procurou. Isso fica claro quando ele disse que “sempre buscou” o sacrifício. Então, na hora do seu martírio, ele teve aquela reação maravilhosa - ele disse que seu “coração há muito esperava” a crucificação. Qual de nós pode dizer uma coisa dessas? Que coragem sublime Santo André teve em dizer estas palavras, que, no entanto, lhe saíram aos lábios com naturalidade e serenidade, porque sempre viveu na preparação para isso.

Nosso Senhor disse que não há melhor amigo do que aquele que daria a vida pelo outro. Ninguém pode dar maior prova de amizade com Nosso Senhor do que desejar a cruz como Santo André.

Ele continuou: “Leve-me, ó cruz! Me abraça. Liberte-me da minha vida entre os homens. Traga-me rápida e diligentemente ao Mestre. Por meio de vós Ele me receberá, Ele, que por vosso meio me salvou.”

Pode alguma alma estar mais preparada para a visão beatífica do que aquela que faria esta oração na hora de sua morte?

The reliquary containing the head of St. Andrew

Em 1964, Paulo VI ordenou que a cabeça de Santo André fosse entregue aos Cismáticos de Patras, acima
Ele ficou dois dias crucificado. Enquanto ele estava na cruz, ele estava ensinando as pessoas que o viram morrer. Como esses ensinamentos foram inestimáveis! Qual cátedra poderia ser mais sublime para ensinar as pessoas?

Santo André expirou com as palavras de sua segunda oração. Acredito que só a morte de Nosso Senhor foi mais bela que a dele.

Agora, depois de contemplar a altura daquele sacrifício, você pode considerar a descida experimentada hoje: a cabeça de Santo André que por mais de 500 anos foi um dos tesouros mais preciosos da Basílica de São Pedro, foi entregue este ano (1964 ) de Paulo VI aos Cismáticos da Grécia. Ou seja, entregue aos mesmos Cismáticos que odeiam o Primado Petrino, negam a Infalibilidade Papal e a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, entre tantas outras doutrinas Católicas.

Quando se lê sobre a vida de Santo André, o normal é dizer que faz parte do passado. Mas não é verdade, a história de Santo André continua hoje neste episódio angustiante.

O que devemos perguntar a Santo André em seu dia de festa? Sugiro pedir-lhe que vingue a glória da Igreja e sua glória. Para não permitir que sua cabeça ficasse muito tempo nas mãos dos Cismáticos. Mas, acima de tudo, devemos pedir-lhe que interceda para que esta situação na Igreja não se prolongue por muito tempo. A entrega de sua cabeça é um símbolo de milhares de outras coisas que estão sendo dadas.


Tradition in Action



j000 SD Dr. Plinio.gif - 9040 Bytes
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados