Sim, por favor
Não, obrigado

O Santo do Dia

donate Books CDs HOME updates search contact

São Joaquim - 16 de Agosto

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Seleção Biográfica:

Os detalhes sobre o pai de Nossa Senhora nos foram dados por um livro apócrifo, O Evangelho de Tiago. Seu nome, Joaquim, significa preparação para o Senhor, e Ana significa graça.

A painting of St. Joachim's rejected sacrifice, by Giotto

A rejeição do sacrifício de São Joaquim - Giotto

Uma longa tradição nos diz que os santos Joaquim e Ana eram ricos, tendo muitos rebanhos e manadas como os primeiros Patriarcas. Mas o Senhor não deu a eles a maior riqueza que desejavam, um filho, já que Ana era estéril.

Um dia Joaquim foi ao Templo para apresentar seu sacrifício, mas suas ofertas foram rejeitadas com desprezo. Muito envergonhado e sem saber a vontade de Deus, o Patriarca fugiu para as montanhas, sem voltar para a casa de sua esposa. Ele começou a jejuar, tomando a seguinte resolução: “Não comerei nada até que o Senhor olhe para mim com misericórdia. Minha oração será meu jejum.”

Nesse ínterim, Santa Ana chorou com a perda de seu marido e sua esterilidade. E enquanto ela chorava em seu jardim e seu marido rezava na montanha, suas orações foram ouvidas. Um Anjo do Senhor apareceu a ambos e ordenou que se encontrassem no Portão Dourado. O Anjo disse-lhes que Ana daria à luz uma filha, que deveria se chamar Maria. Ela se tornaria a mãe de Jesus, “Filho do Altíssimo.”

Assim, Ana dizia: “Agora, eu sei que o Senhor me abençoou muito porque eu, que era viúva, não sou mais, e eu, que era estéril, não sou mais.” E os descendentes de Joaquim seriam poderosos e abençoados no Céu e na terra.

Comentários do Prof. Plinio:

Esta seleção baseada em Dom Guéranger apresenta vários pontos dignos de comentário.

The Dream of St. Joachim

Deus envia um Anjo a São Joaquim nas montanhas, acima, e a Santa Ana em sua casa

An Angel appearing to St. Anne
A primeira é ver o belo costume dos antigos povos orientais de dar um nome simbólico a cada pessoa. Esse costume influenciou a Tradição Católica. Os pais de Nossa Senhora tinham nomes simbólicos de tal forma que a combinação de seus nomes definia o que Nossa Senhora seria.

Joaquim significa preparação para o Senhor, Ana significa graça. Isto é precisamente o que Nossa Senhora foi, uma preparação para a vinda do Deus Encarnado por meio de uma mulher cheia de graça.

Foi ela quem deu à luz Nosso Senhor e ganhou todas as graças. Os nomes de Joaquim e Ana explicaram a eles e a nós o que Nossa Senhora seria. Este é o precioso mundo dos símbolos do mundo antigo, tão diferente de nosso moderno Ocidente insípido.

Segundo, São Joaquim levantou o desprezo dos sacerdotes do Templo porque naquela época os Judeus pensavam que os casais estéreis não recebiam a bênção do Senhor.

A glória para um Judeu era ser um ancestral do Messias, Aquele esperado pelas nações. Ao casal estéril, portanto, teria negado tal glória. Outras fontes da tradição dizem que São Joaquim e Santa Ana enfrentaram esse desprezo não apenas uma vez, mas muitas vezes.

Era um fardo constante que eles tinham de suportar. Nesse caso, foi ainda mais angustiante porque os dois estavam chegando à velhice e ainda não tinham filhos. Assim, São Joaquim rezou a Deus pedindo-lhe que tivesse misericórdia deles em sua situação desprezada. Após a oração de ambos os santos, Deus enviou-lhes uma filha. E que filha excepcional!

Terceiro, Santa Ana ficou aflita porque São Joaquim foi embora envergonhado sem voltar para casa, o que a fez pensar que ele havia morrido. Ele entrou em uma grande depressão, eu diria.

A oração de São Joaquim foi muito forte e bela. Afirmou sua certeza de receber o que estava pedindo. Ele fez violência contra o Céu para obter o que desejava. Ele resolveu não comer nada até que Deus ouvisse sua oração. Acho que foi Santa Catarina de Siena que certa vez disse diante do Tabernáculo: “Não sairei deste lugar até que me estendas a Tua mão.” E Nosso Senhor teve a misericórdia de abrir a porta do Tabernáculo e pegou a mão dela. É assim que Deus responde à confiança dos santos. São Joaquim tinha esse tipo de confiança. Ele recebeu o que exigiu de Deus.

Sts. Joachim and Anne Meeting at the Golden Gate

A reunião no Portão Dourado

Quarto, a oração e atitude de Santa Ana também foram muito bonitas. Deus permitiu que eles passassem por essa provação até chegarem ao extremo do sofrimento. Ela sofria não apenas por ser estéril, mas agora tinha a aflição adicional de ficar viúva durante a noite.

Ela pensava ter perdido seu esposo mais exemplar e nobre, por quem ela tinha uma grande estima. Para ela, isso representou o ápice do sofrimento. Quando a tristeza atingiu este ápice, veio à graça, a libertação.

O que foi essa libertação? Um Anjo veio dizer-lhe que São Joaquim não tinha morrido e que ela deveria ir ao seu encontro no Portão Dourado que ficava diante do Templo, e que ela iria conceber uma filha. Ela receberia a graça de conceber a filha - Nossa Senhora - que seria o caminho para todas as graças.

Desta provação na vida de ambos os santos, podemos encontrar uma lição de confiança. Quando tudo parece perdido, quando nada parece fazer sentido, quando a ação da Divina Providência para conosco parece inexplicável, este é o momento em que devemos confiar com mais confiança, porque nos aproximamos do momento em que todas as explicações serão dadas.

Bem-aventurados os que Deus coloca nas estradas do inexplicável, porque receberão as mais excelentes explicações.

Aqui encerramos, então, com a nossa oração a S. Joaquim, Santa Ana e Nossa Senhora da Assunção, que nos deem uma confiança que resiste a todas as provações, que pode suportar as mais inexplicáveis contradições, e que se afirma no meio dos maiores aborrecimentos.


Tradition in Action



j000 SD Dr. Plinio.gif - 9040 Bytes
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados