Sim, por favor
Não, obrigado

Comentários sobre os Santos

donate Books CDs HOME updates search contact

Santa Marta - 29 de Julho

Pe. Paul Sretenovic

Hoje, 29 de julho, é a festa de Santa Marta, irmã de Santa Maria Madalena e de São Lázaro. Nós a encontramos nas Escrituras três vezes, duas vezes direta e outra indiretamente.

Mary, Martha, and the apostles in the House of Bethany with our Lord

Maria e Marta na Casa em Betânia
Giovanni da Milano

Em um primeiro momento, Marta questiona Jesus sobre sua irmã, que estava sentada ouvindo aos pés do Senhor, enquanto Marta estava ocupada preparando a refeição, no Evangelho de São Lucas:

“Marta estava ocupada com muito serviço. Ela se levantou e disse: 'Senhor, o Senhor não se importa que minha irmã me tenha deixado sozinha para servir? Fale com ela, portanto, para que ela me ajude. “E o Senhor, respondendo, disse-lhe: 'Marta, Marta, és cuidadosa e preocupada com muitas coisas. Mas uma coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada'” (10, 40-42).

Também a encontramos questionando Jesus sobre a morte de seu irmão, Lázaro, no Evangelho de São João, quando ela demonstra uma fé mais profunda na divindade de Cristo, bem como o exemplo da mulher samaritana (João 4,15).
“Marta, logo que soube que Jesus havia chegado, foi encontrá-Lo, mas Maria ficou em casa. Marta disse a Jesus: 'Senhor, se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido. Mas agora também sei que tudo o que pedires a Deus, Deus o dará a ti.

Jesus lhe disse: 'Teu irmão ressuscitará'. Marta disse-lhe: 'Sei que ele ressuscitará na ressurreição no último dia'. "Jesus disse-lhe: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, embora esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morre para sempre. Crê nisso?'

“Ela lhe disse: 'Sim, Senhor, creio que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo, que veio a este mundo’” (11, 20-27).
O terceiro exemplo é uma referência a Jesus, pouco antes da Semana Santa, quando Nosso Senhor jantou na casa de Lázaro junto com Marta e Maria (João 12, 1-2). Ele então ficou como convidado lá naquela noite.
“Jesus, portanto, seis dias antes da Páscoa, chegou a Betânia, onde Lázaro estava morto, a quem Jesus ressuscitou. Eles fizeram uma ceia, que Marta serviu. E Lázaro era um deles que estava à mesa com Ele.”
A partir daí, Nosso Senhor partiria triunfante para Jerusalém no Domingo de Ramos. Essa família abençoada, portanto, proporcionaria um lugar para Nosso Senhor descansar sua cabeça um pouco antes da semana mais solene da História da humanidade.

Em seus três encontros relatados com Jesus, Santa Marta representou as Três Vias da Vida Interior, ensinadas por teólogos como Padre Garrigou-Lagrange, um famoso teólogo francês da época de Pio XII.

A Via Purgativa é representada no primeiro encontro, quando a alma de Marta foi purificada de seu apego à sua própria vontade ao reconhecer que "uma coisa é necessária," fazendo a vontade de Deus.

A Via Iluminativa é simbolizada quando Jesus se revela a Marta antes de ressuscitar Lázaro dentre os mortos: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, embora esteja morto, viverá. E todo mundo que vive e acredita em mim não morre para sempre.”

A Via Unitiva é representada quando Jesus fica na casa de seus três amigos. Nosso Senhor não apenas reside fisicamente no lar de Marta, mas porque ela foi instruída anteriormente, Ele encontra em sua alma uma morada adequada por meio da contemplação de sua presença.

É fazendo a vontade de Deus e recebendo a iluminação que vem depois da fidelidade a essa vontade que estamos preparados para um presente semelhante ao que Santa Marta simbolizava.

The Raising of Lazarus, Giotto

A Ressurreição de Lázaro de Giotto

Infelizmente, muitas pessoas nunca passam do primeiro estágio da vida interior. Isso não significa que essas pessoas percam suas almas, mas sim, como Garrigou-Lagrange aponta em sua obra-prima, Vida Eterna, pessoas como estas verão no Purgatório o lugar mais alto que teriam no Céu, caso desejassem cooperar com ele.

É a graça que Deus estava lhes oferecendo para progredir mais. De fato, elas sofrerão agudamente com essa visão.

Enquanto Santa Marta fez um profundo ato de humildade ao aceitar a gentil repreensão de Jesus no Evangelho de Lucas, muitas vezes fazemos o ato impensável de questionar a sabedoria de Nosso Senhor ou de nos convencer de que não é a voz de Deus falando com nossa alma, na nossa consciência.

A resposta é diferente do que queremos ouvir. Imagine se, depois de Jesus ter dito a Marta que "apenas uma coisa é necessária," ela se virasse e se afastasse triste, como o homem rico que possuía muitos bens.

Toda alma que é séria em seguir Nosso Senhor será visitada por Ele para testar a pureza de suas intenções. É então que a alma faz sua escolha, seja por Deus ou por si mesmo. É precisamente na humildade de Marta que encontramos sua ascensão ao primeiro passo da santidade, porque é claro que havia uma resistência em suas disposições naturais para abraçar a vontade de Deus, e ela precisava purificá-la.

Como Santa Marta, devemos ter a humildade de enfrentar nossos próprios defeitos e depois lutar contra eles. Depois, Nosso Senhor iluminará nossas almas, mostrando o caminho que Ele escolheu para seguirmos, e então começaremos a ser um com Ele, isto é, unidos a Ele.

Essa união mística é uma pregustação da eterna felicidade que teremos no Céu, onde Ele será "nossa recompensa demasiadamente grande.”



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados