Sim, por favor
Não, obrigado

O Santo do Dia

donate Books CDs HOME updates search contact

Santa Maria do Egito - 2 de Abril

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Seleção Biográfica:

Santa Maria do Egito, também chamada de pecadora, viveu 47 anos no deserto fazendo penitências e sofrendo privações. No final de sua vida, São Zózimo da Palestina a encontrou no deserto. Quando o Abade perguntou quem ela era e de onde ela veio, essa mulher estranha - queimada e escurecida pelo sol - respondeu:

Scenes from the life of St Mary of the Desert

Santa Maria do Egito e cenas de sua vida

“Padre, perdoe-me, mas quando eu começar a contar minha história, o Senhor fugirá de mim, como de uma cobra, pois seus ouvidos não serão capazes de suportar a vileza de minhas ações e o ar será contaminado por minha impureza.

“Eu me chamo Maria e nasci no Egito. Fui para Alexandria aos 12 anos e morei lá 17 anos como uma mulher pública, entregando-me a quem me quisesse. Mas um dia, soube que alguns habitantes desta cidade estavam indo em peregrinação a Jerusalém para adorar a Verdadeira Cruz, pedi aos marinheiros que me deixassem também ir a bordo, pediram dinheiro para pagar a viagem e respondi que não tinha, mas em vez disso ofereci meu corpo. Então a viagem foi feita.

“Em Jerusalém, quando fui com os outros peregrinos à igreja no dia da Exaltação da Santa Cruz, senti uma força irresistível que me impediu de atravessar a porta. Três ou quatro vezes me aproximei da porta da igreja, e cada vez esse poder invisível me impedia de entrar. Todos os outros entraram livremente, sem nenhum obstáculo.

“Recuando para um canto da varanda, comecei a entender o motivo pelo qual fui impedida de ser admitida para ver a Cruz vivificante. A palavra de salvação tocou gentilmente os olhos do meu coração e me revelou que era minha vida impura que barrava a entrada. Comecei a chorar e lamentar, e bati no peito e suspirei no mais íntimo do meu coração. E assim fiquei chorando quando vi sobre mim o ícone da Santíssima Mãe de Deus.

“Voltando a ela meus olhos corporais e espirituais, implorei que ela obtivesse perdão pelos meus pecados e ordenasse que a entrada na igreja fosse aberta, para que eu pudesse adorar a Verdadeira Cruz. Em troca, prometi renunciar ao mundo e viver em castidade.

“Com esta oração, adquiri alguma esperança e senti certa confiança na misericórdia da Mãe de Deus, e fui novamente entrar na igreja. Dessa vez, consegui entrar sem dificuldade e me encontrei no santo lugar. Ao adorar piedosamente a Santa Cruz, ouvi uma voz que dizia: "Se você atravessar o Jordão, encontrará um agradável repouso.”

“Com essas palavras, deixei a igreja e parti em minha jornada. Quando eu estava saindo da igreja, um estranho me olhou e me deu três moedas. Pegando o dinheiro, comprei três pães e os levei comigo na minha jornada.

“Atravessei o rio Jordão e vim para o deserto, onde vivi por 47 anos, nunca vendo um único rosto humano durante todo esse tempo, me alimentando dos três pães que trouxe comigo. Meus vestidos foram reduzidos a farrapos há muito tempo.

“Durante os primeiros 17 anos, fui atormentada por tentações. Depois disso, pela graça de Deus, eu os venci completamente. Esta é a minha história. Estou dizendo para que o senhor possa orar ao Senhor por mim, que sou tão pecadora.”

Então o velho, prostrando-se no chão, louvou a Deus na pessoa de sua serva.

Ela disse a ele: “Agora eu lhe peço isso. No pôr-do-sol do dia santo da Última Ceia, traga-me o Corpo de Cristo. Espere por mim nas margens do Jordão, para que eu possa vir e participar do dom que dá a vida. Pois durante todo o tempo em que estive aqui, não me aproximei dos Santos Mistérios.”

St Mary of Egypt receiving Communion from St. Zosimus

São Zósimo dá a Comunhão
a Santa Maria do Egito

O velho homem voltou ao seu mosteiro e, no ano seguinte, voltou às margens do Jordão trazendo uma Hóstia consagrada. Depois de esperar um pouco, ele viu a santa mulher aparecer e ficar do outro lado do rio, e se perguntou como poderia se aproximar dela, já que não havia barco. Então viu que ela fez o Sinal da Cruz sobre as águas e imediatamente começou a caminhar pela superfície até chegar a ele.

Assombrado com o milagre, o religioso quis prostrar-se humildemente aos pés dela, mas ela disse: “Meu Padre, não se prostre diante de mim, pois vós sois um sacerdote carregando o Corpo de Cristo.”

Depois de receber a Santa Eucaristia, pedi-lhe o favor de voltar mais uma vez ao mesmo local onde o conhecera.

No ano seguinte, Zózimo atravessou o rio e foi ao local onde a conheceu. Ele a encontrou morta repousando na areia. Chorou de tristeza, mas não se atreveu a tocar seus restos mortais, com medo de ofendê-la, pois ela não estava usando nada.

Enquanto pensava em enterrá-la, leu uma inscrição na areia junto à sua cabeça: “Abade Zózimo, enterre o corpo da humilde Maria neste local. Retorno ao pó o que é pó e ore ao Senhor por mim, que parti em 2 de abril, na mesma noite da Paixão de Nosso Senhor, depois de ter participado dos Mistérios Divinos.” [Santa Maria morreu no ano de 522].

Então Zózimo pensou: “É hora de fazer o que ela deseja. Mas sou velho e fraco, e como cavar uma cova com nada além de minhas mãos?

Então ele viu um leão que se aproximou, e com as patas dianteiras cavou um buraco fundo o suficiente para enterrar o corpo. Depois que o corpo foi enterrado, o leão foi para o interior do deserto como um cordeiro, enquanto Zózimo retornava ao mosteiro glorificando e abençoando Cristo Nosso Senhor.

E ao chegar ao mosteiro, ele contou a todos os irmãos sobre tudo, e todos ficaram maravilhados ao ouvir os milagres de Deus. E com temor e amor eles guardaram a memória da Santa.

(De A Vida de Santa Maria do Egito por São Sofrônio, Patriarca de Jerusalém, século 7).

Comentários do Prof. Plinio:

Os senhores devem considerar a beleza da relação estabelecida aqui entre pecado e penitência. A pecadora era uma mulher muito má. Durante 17 anos, ela viveu a pior vida possível. Então essa mulher, dirigida pelos caminhos imprevisíveis da Providência, chegou no momento de sua conversão.

Para estar presente na festa da Exaltação da Santa Cruz em Jerusalém, ela pediu aos marinheiros que a incluíssem na viagem. Mas ela fez o pior tipo de troca por sua passagem: ela ofereceu seu corpo para pagar a viagem.

Em Jerusalém, ela foi com os peregrinos à Igreja da Santa Cruz. Foi lá que ela experimentou o choque entre duas realidades. Por um lado, ela claramente viu seu pecado escandalosamente público em toda a sua feiura. Por outro lado, ela percebeu que o Deus Trino, que em Sua infinita pureza, tem horror a esse pecado e não quer que o pecador manche Seu santuário. Por esse motivo, uma força invisível a impediu de entrar na igreja.

A statue of St Mary of Egypt

A contrição de Santa Maria do Egito foi motivada pelo amor de Deus - Catedral de Burgos, Espanha

Há também, no entanto, a graça e a misericórdia de Deus. Ela se retirou para a varanda ao ar livre e, na solidão, começou a se arrepender. Ela viu o horror de seu pecado. Ela percebeu as enormes consequências de sua vida pecaminosa e como a ira do Céu a impedia de entrar no santuário. As portas da igreja que estavam abertas a todos estavam fechadas para ela por causa de sua vida vil.

Na parede da varanda havia, providencialmente, um ícone de Nossa Senhora. Ela conheceu, então, a Mãe da Misericórdia, a Porta dos Céus. Ela suplicou à pessoa certa para receber misericórdia. Nossa Senhora ofereceu essa misericórdia e, como Maria do Egito aceitou, foi convidada a fazer uma penitência extraordinária. Ela fugiu completamente das relações humanas. Para um pecado extraordinário, houve uma penitência extraordinária.

Ela atravessou o rio Jordão e se retirou para o deserto, onde passou 47 anos fazendo penitência e não vendo outra pessoa. A beleza da famosa pecadora desapareceu; sua pele ficou queimada e escura; seus vestidos desfiados em farrapos. Naquela solidão, ela se voltou para amar a Deus.

Na primeira fase, ela teve tentações, mas depois elas terminaram. Sua penitência tornou-se a penitência dos inocentes e não mais dos penitentes. Ela adquiriu um alto nível de virtude e foi completamente perdoada pelos pecados do seu passado. Depois disso, ela fez penitência não apenas para si mesma, mas para todos os pecadores. Antes de sua morte, Deus queria que ela recebesse Sua suprema prova de reconciliação, a Sagrada Comunhão.

Então apareceu um velho monge santo do deserto - um santo sacerdote daqueles tempos, com uma longa barba branca, um hábito preto com um capuz comprido e um bastão comprido. Ele estava andando sozinho no deserto, abençoando animais, condenando tiranos, acusando criminosos, orando e operando milagres pelos doentes. O único homem que conheço nos tempos modernos, semelhante aos velhos padres do deserto, é o Bem-aventurado Charbel Makhlouf, que encarna todo o encanto primitivo e magnífico da época dos padres do deserto.

Então, este santo abade no deserto encontrou esta criatura e perguntou quem ela era. Ela respondeu com palavras respeitosas próprias da época: “Padre, perdoe-me, mas quando eu começar a contar minha história, o senhor fugirá de mim, como de uma cobra, pois seus ouvidos não serão capazes de suportar a maldade de minhas ações, e o ar será contaminado pela minha impureza. Chamo-me Maria e nasci no Egito. Esta introdução tem uma grande beleza literária e reflete o valor extraordinário de sua alma.

Seu amor a Deus era tão elevado que, quando foi receber a Comunhão, um ano depois, ela andou sobre a água. Isso significa que Deus perdoou tudo, esqueceu tudo; Deus se tornou apenas amor para ela e ela sobreviveu unicamente pela graça divina. Um dia depois de receber a Sagrada Comunhão, ela morreu. O homem santo voltou um ano depois para o lugar no deserto onde a conhecera e encontrara o corpo dela lá. Ela havia deixado um último testamento escrito na areia, pedindo que ele a enterrasse lá.

St Mary of Egypt

Santa Maria do Deserto

O puro Abade hesitou em enterrá-la porque não estava vestida. Além disso, ele não sabia como iria cavar um buraco fundo o suficiente para enterrá-la com suas meras mãos. Mas, para o funeral dessa mulher penitente que glorificara o deserto, Deus enviou o rei do deserto, um leão. É uma cena muito poética imaginar o leão cavando o buraco enquanto o velho olhava. Ele a abençoou, a enterrou e estava terminado. Continua apenas como a história de Santa Maria do Deserto, que é uma página de ouro na História da Igreja. É uma maravilha ter essa descrição da vida de uma alma tão grande.

Os senhores podem ver a beleza da contrição. Nossa época não tem uma noção precisa do que é contrição. A mentalidade moderna difunde a ideia de que contrição é exclusivamente medo de Deus, e esse medo de Deus apaga o amor de Deus. Com isso, considera a contrição como sendo, de certa forma, o oposto do amor de Deus. Nada está mais longe da verdade. Por quê?

Primeiro, porque o temor de Deus como uma virtude (temor significa respeito), é um dom do Espírito Santo que não pode obliterar o amor de Deus. O verdadeiro temor de Deus é um meio de aumentar o amor de Deus e a união com Ele. Podemos ver isso no arrependimento de Santa Maria do Deserto, que a levou a um ápice de amor.

Segundo, porque a contrição não é motivada principalmente pelo temor, mas pelo amor. O que é motivado pelo medo é a Atrição. A contrição é motivada pelo amor. Pode-se passar a vida inteira crescendo em contrição, assim como no amor de Nosso Senhor e na intimidade com Ele. Foi o que São Pedro fez até morrer. Essas coisas estão entrelaçadas.

Portanto, a vida de Santa Maria do Deserto não deve nos causar terror, mas sim admiração por aquela figura primitiva de uma grande penitente. A Igreja Católica é como um dia ensolarado com cores diferentes para suas diferentes horas. Cada época tem sua própria cor. O que brilha na vida de Santa Maria do Deserto é a vida primitiva da Igreja - grandes pecados, grandes penitências, grandes mortificações, inocência virginal e tremendas austeridades. Sua vida é como o toque de um sino velho e pesado que ecoa do passado. Essa luz e ressonância do passado devem entusiasmar as almas que realmente amam Nossa Senhora.

Peçamos a Santa Maria do Deserto que nos dê uma verdadeira contrição por nossos pecados, uma contrição acompanhada de paz, uma contrição que aproxima nossas almas de Nossa Senhora.


Tradition in Action



Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados