Sim, por favor
Não, obrigado

Festas de Nossa Senhora

donate Books CDs HOME updates search contact

A Visitação de Nossa Senhora - 2 de Julho

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

A festa da Visitação de Nossa Senhora para sua prima Santa Isabel está intimamente ligada ao cântico do Magnificat que ela cantou naquela ocasião. Comentarei o Magnificat como homenagem a esta festa de Nossa Senhora.

Parece-me que esse cântico é um trabalho artístico de lógica; mostra como a lógica estava presente no espírito de Nossa Senhora mesmo em momentos de grande alegria e entusiasmo. Em suas palavras, uma estrutura racional está presente e é verdadeiramente impressionante.

The Visitation, by Mariotto Albertinelli

A visitação de Mariotto Albertinelli

É interessante notar como Ela decidiu louvar a grandeza de Deus primeiro. Os outros atributos de Deus que Ela menciona - principalmente sua misericórdia e justiça - estão relacionados à grandeza divina.

É óbvio que se deve cantar louvores sobre a misericórdia de Deus, pois sem a sua misericórdia não seríamos nada. Ao mesmo tempo, não devemos ter uma visão única em relação à misericórdia de Deus, assim como não devemos nos concentrar apenas em sua justiça. É necessário que o espírito seja voltado para ambos os aspectos. Isto é o que se encontra no Magnificat.

Eu vejo o Magnificat de dois aspectos diferentes: primeiro, como um cântico completamente racional e estruturado; segundo, como um cântico onde a grandeza de Deus domina através da exaltação da Sua justiça e misericórdia. A consequência é que o Magnificat claramente refuta uma piedade sentimental que prevalece em muitos círculos católicos.

Vamos analisar os versos. Os dois primeiros são estes:
Minha alma glorifica o Senhor.
E o meu espírito exulta em Deus meu Salvador.
Aqui Nossa Senhora manifesta sua enorme alegria. Logo depois, ela explica as razões para isso:
Porque lançou os olhos para a humilhação da sua serva;
Portanto, eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada.
Eu admiro a Deus, pois de uma humilde escrava - o latim ancillae suae, significa sua escrava; ancilla é o feminino de servus que significa escrava - Ele fez uma rainha, que todas as gerações devem chamar bem-aventurada. Isso já é uma glorificação da grandeza de Deus.

Então vem outra razão para sua grandeza:
Porque o Todo-poderoso fez em mim grandes coisas, o seu nome é santo.
Ele fez grandes coisas n’Ela e essas grandes coisas manifestam sua grandeza. Por isso também, Ela magnifica o Senhor.

The Visitation from the Book of Hours of the Duke of Berry

As Ricas Horas de João, Duque de Berry

The Visitation from Isabella la catolica's Book of hours
Livro das Horasde
Isabel a Catolica

An image of the Visitation from the Duke of Berry's Book of Hours

Ricas Horas do Duque de Berry

The visitation from the prayer book of Francois, Duc of Guise

Livro de Oração de François, Duque de Guise, 1671

Ela invoca outra razão para sua glória:
E a sua misericórdia se estende de geração em geração, sobre aqueles que o temem.
Pode-se observar que Ela invoca a misericórdia de Deus para glorificar sua grandeza. Ele é grande por causa de sua contínua misericórdia para com os homens. Ela menciona apenas aqueles homens que temem a Deus, isto é, aqueles que têm um temor reverente por sua grandeza, santidade e bondade.

O versículo seguinte apresenta outro motivo para exaltar a grandeza de Deus.
Manifestou o poder do seu braço;
dissipou aqueles que se orgulhavam com os pensamentos do seu coração.
Neste verso Ela canta que Deus também é grande em Sua justiça. Ele não só mostra misericórdia para com aqueles que O temem, mas também pune aqueles que não O temem.

Em relação a este último versículo, Ele manifesta sua grandeza ao puni-los. Ele é ótimo quando mostra o poder de seu braço dispersando aqueles que são orgulhosos. Então, imediatamente depois de Ela cantar sua misericórdia, Nossa Senhora manifesta seu entusiasmo pela ira de Deus.

Observem como este cântico é equilibrado, pois louva a Deus em suas qualidades diferentes e aparentemente contrárias. Notem como essas palavras são diferentes da linguagem sacarina da piedade sentimental que só vê Deus em um de seus aspectos - misericordioso - sem consideração por sua justiça e grandeza.

Vemos como é estruturado racionalmente o Magnificat. É como a apresentação de uma dissertação universitária que apresenta a tese principal e, em seguida, apresenta os argumentos necessários ponto por ponto.

Nossa Senhora, então, dá outra razão para louvar a grandeza de Deus:
Depôs do trono os poderosos, e elevou os humildes.
Obviamente, esta afirmação não significa que Deus deponha todos os poderosos que se sentam nos tronos. Não é a afirmação de que devem ser substituídos pelos humildes. Caso contrário, depois de um tempo, seria necessário também depor o novo grupo de poderosos e colocar outras pessoas humildes em seus lugares. Esta é uma interpretação absurda.

Quem é o poderoso e quem é o humilde neste verso do cântico de Nossa Senhora? O homem humilde é aquele que toma uma atitude semelhante a Nossa Senhora no Magnificat, isto é, aquele que atribui tudo a Deus e reconhece que Ele é a fonte de toda a bondade e poder. Sem o seu acordo, não podemos fazer nada duradouro na ordem natural ou sobrenatural.

Ele é quem comanda tudo. Nesse sentido, os antepassados de Nosso Senhor mencionados em seu cântico eram humildes. Por exemplo, o rei Davi, de quem Ela descendeu, era um homem poderoso que morreu na plenitude de seu poder e, ao mesmo tempo, humilde porque reconhecia a Deus como a fonte de tudo o que ele era e fazia.

Portanto, o poderoso a quem Nossa Senhora está condenando é aquele que não reconhece a onipotência de Deus e imagina que ele tem um poder independente de Deus. Então, Deus depõe esses poderosos e exalta os humildes.

É outra manifestação da grandeza de Deus que ri do orgulho do homem poderoso. Ele pode tirar o poder do homem orgulhoso que só confia em si mesmo e dar seu lugar ao homem humilde. Isto é, em face da grandeza de Deus, toda grandeza humana é nada.

Ela continua:
Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos.
Para aqueles que eram pobres de espírito, para aqueles que tinham fome e sede de justiça, Ele deu generosamente. Quanto aos que não se importavam com a justiça de Deus, aos que estavam apegados aos bens terrenos, Ele os mandou embora sem nada. Isso significa que ter riqueza não significa nada aos olhos de Deus. Ele pode reduzir muitos bens a nada e tornar os pobres ricos como Ele deseja.

Então, Ela elogia a grandeza de Deus em proteger os eleitos:
Tomou cuidado de Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia;
conforme prometera a nossos pais, a Abraão e à sua posteridade para sempre.
Isto é, Deus é grande em suas alianças porque cumpre suas promessas até o fim.

Observe que, do começo ao fim, o Magnificat é uma tese seguida de argumentos que o demonstram. Canta com equilíbrio extraordinário a justiça e a misericórdia de Deus para mostrar Sua grandeza: grandeza em sua misericórdia, grandeza em sua justiça. É também uma demonstração de que todo poder humano é nada independente de Deus e uma prova de seu domínio sobre todo o universo. É um hino triunfal à grandeza de Deus.

The Visitation, Pinturicchio

A Visitação, de Pinturicchio

Assim que Santa Isabel glorificou sua saudação a Maria com as palavras que rezamos na Ave Maria, Nossa Senhora respondeu com as palavras do Magnificat para mostrar que Ela se considerava nada diante da infinita grandeza de Deus.

Então, Ela louvou a Deus de uma maneira excelente, com um entusiasmo extraordinário, mas principalmente com um equilíbrio tão soberbo, expresso de uma maneira extremamente racional e bem articulada, que poderia ser comparado à Summa Theologica de São Tomás. Este é o cântico que Ela compôs sob a inspiração do Espírito Santo quando foi saudada por Santa Isabel.

Neste cântico, pode-se ver o espírito de Nossa Senhora. Estas foram algumas das poucas palavras que Ela falou e que foram registradas nos Evangelhos.

A alma de Nossa Senhora está imbuída de razão, cheia de sabedoria. Nas palavras que Ela falou, se apresentou para nós como um exemplo de racionalidade e equilíbrio. O Magnificat não tem uma palavra supérflua; não há uma palavra fora do lugar. É uma peça perfeita de joalheria na qual cada pedra é cortada e ajustada para expressar melhor a beleza do conjunto. Este é o espírito de Nossa Senhora, o oposto do vazio sentimentalismo e do entusiasmo adocicado de uma piedade artificial.

Para ser escravo de Maria seguindo o método de São Luís Grignion de Montfort, devemos buscar esse espírito de sabedoria, esse equilíbrio na adoração das diferentes características de Deus, um equilíbrio entre razão e sentimento inspirado em todas as coisas pela fé. Esses princípios nos dão as diretrizes de uma escola de vida espiritual cujo objetivo é imitar Nossa Senhora.


Tradition in Action



j000 SD Dr. Plinio.gif - 9040 Bytes
Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
A secção Santo do Dia apresenta trechos escolhidos das vidas dos santos baseada em comentários feitos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Seguindo o exemplo de São João Bosco que costumava fazer comentários semelhantes para os meninos de seu Oratório, cada noite Prof. Plinio costumava fazer um breve comentário sobre a vida dos santos em uma reunião para os jovens para encorajá-los na prática da virtude e amor à Igreja Católica. TIA do Brasil pensa que seus leitores poderiam se beneficiar desses valiosos comentários.

Os textos das fichas bibliográficas e dos comentários vêm de notas pessoais tomadas por Atila S. Guimarães de 1964 até 1995. Uma vez que a fonte é um caderno de notas, é possível que por vezes os dados bibliográficos transcritos aqui não sigam rigorosamente o texto original lido pelo Prof. Plinio. Os comentários foram também resumidos e adaptados aos leitores do website de TIA do Brasil.



Santo do Dia  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados