Sim, por favor
Não, obrigado
Forças Secretas e Gnose
donate Books CDs HOME updates search contact

Analisando Reiki e Yoga - II

Yoga é incompatível com o Catolicismo

Pe. James Manjackal, MSFS
Pe. James Manjackal é um sacerdote missionário da Ordem dos Missionários de São Francisco de Sales. Embora ele seja um padre progressista e um confesso pregador carismático, encontramos seus artigos sobre os efeitos nocivos do Yoga, Reiki e outras práticas orientais bem escritos. Esperamos que o aviso dele seja útil para nossos leitores. Editamos um pouco esses dois artigos do Pe. Manjackal para lhes dar uma linguagem menos ecumênica. TIA.

Sou Católico nascido em uma família Católica tradicional em Kerala, na Índia, mas morava entre os Hindus. Agora, como padre Católico e pregador carismático em 60 países nos cinco continentes, tenho algo a dizer sobre os efeitos nocivos do Yoga na espiritualidade e na vida Católica.

school yoga

Alunos de uma escola Católica praticando yoga como meio de meditação; abaixo, Pe. Joe Pereira viaja pelo mundo ensinando yoga

fr joe pereira yoga

Eu sei que existe um interesse crescente no Yoga em todo o mundo, mesmo entre Católicos, e que esse interesse se estende a outras práticas esotéricas e da Nova Era, como Reiki, reencarnação, acupressão, acupuntura, cura prânica, reflexologia etc., métodos contra os quais O Vaticano alertou e advertiu em seu documento “Jesus Cristo, Portador da Água da Vida“.

Para alguns, o Yoga é um meio de relaxamento e alívio do estresse, para outros é uma forma de exercício que promove a aptidão e a saúde e, para uma minoria, é um meio de curar doenças.

Há muita confusão na mente dos Católicos comuns - tanto leigos quanto clérigos - porque o Yoga promovido entre Católicos não é exclusivamente uma disciplina relacionada à saúde ou inteiramente uma disciplina espiritual, mas às vezes uma, outras vezes, outra e frequentemente uma mistura dos dois.

Mas, de fato, o Yoga é primariamente uma disciplina espiritual e eu sei que existem padres e freiras nos seminários e noviciados que promovem o Yoga como um auxílio à meditação e à oração.

É triste que hoje muitos Católicos estejam perdendo a confiança nas grandes práticas espirituais e místicas de oração e disciplina que receberam de grandes santos como Santo Inácio de Loyola, São Francisco de Assis, São Francisco de Sales, Santa Teresa de Ávila, etc. Eles agora seguem as espiritualidades e misticismos Orientais provenientes do Hinduísmo e do Budismo. Nesse sentido, um Católico sincero deve investigar a compatibilidade do Yoga com a espiritualidade Católica e a sabedoria de incorporar suas técnicas à oração e meditação Católica.

Yoga é uma união com uma divindade impessoal

O que é Yoga? A palavra Yoga significa "união," e o objetivo do Yoga é unir o eu transitório (temporário), Jiva, com o infinito Brahman, o conceito Hindu de deus. Este deus não é um deus pessoal, mas uma substância espiritual impessoal, que não pode ser dissociada da natureza e do cosmos.

Yogi Patanjali

Yogi Patanjali alcançando a união com o todo, a energia divina dentro de tudo

Brahman é uma substância divina impessoal que "penetra, envolve e subjaz a tudo." O Yoga tem suas raízes nos Upanishads hindus, anteriores ao ano 1000 a.C. Eles descrevem o objetivo do Yoga como "unir a luz dentro de você com a luz de Brahman.”

“O absoluto está dentro de si mesmo,” dizem os Upanishads, é o “tat tvam asi” ou “tu que és.” Ou seja, o divino habita em cada um de nós através de seu representante microcósmico, o eu individual chamado Jiva. No Bhagavad Gita, o Jiva é descrito como imutável, eterno, inumerável, indestrutível e de natureza "espiritual" mais elevada.

No ponto da morte física, é o Jiva que toma um novo corpo físico, dependendo do karma do Jiva em questão. Karma é a soma das ações de uma pessoa neste e em estados anteriores de existência, vistos como decidindo seu destino em existências futuras. O senhor Krishna chama o Jiva de “minha própria porção eterna" e afirma que "a alegria do Yoga chega ao yogi [aquele que pratica o Yoga] que é um com Brahman.”

Em 150 d.C., o yogi Patanjali explicou as oito maneiras que levam as práticas de Yoga da ignorância à iluminação. Os oito caminhos são como uma escada; eles são autocontrole (yama), prática religiosa (niyama), posturas (asana), exercícios respiratórios (pranayama), controle dos sentidos (pratyahara), concentração (dharana), contemplação profunda (dhyana) e, finalmente, iluminação (samadhi).

É interessante notar que posturas e exercícios respiratórios, geralmente considerados no Ocidente como todo o Yoga, são realmente as etapas 3 e 4 para a união com Brahman.

O yoga é uma disciplina espiritual

O yoga não é apenas um sistema elaborado de posturas e exercícios físicos. É uma disciplina espiritual que pretende levar a alma à iluminação (samadhi), união total com o ser divino. Samadhi é o estado em que o natural e o divino se tornam um, o homem e Deus se tornam um sem nenhuma diferença. (1)

cosmic christ jesus yoga

Cristo retratado como um mestre de yoga

Essa visão é radicalmente contrária ao Catolicismo, que distingue claramente Criador e criatura, Deus e homem. No Catolicismo, Deus é o "Outro" e nunca a "si mesmo.”

É triste que alguns promotores de Yoga, Reiki e outras disciplinas e meditações distorçam e usem mal algumas citações da Bíblia para substanciar seus argumentos, como "Você é o templo de Deus," "A água viva flui em você," "Você estará em mim e eu estarei em você.” “Não sou mais eu que vivo, mas Cristo que vive em mim” etc. sem entender o contexto e o significado dessas palavras nas Escrituras.

Existem até pessoas que retratam Jesus como um yogi, como atualmente vemos em fotos de Jesus em conventos, capelas e presbitérios - Jesus apresentado em posturas de yogi em meditação.

Chamar Jesus de “yogi” é negar Sua divindade, santidade e perfeição e sugerir que Ele tinha uma natureza imperfeita, sujeita à ignorância e ilusão (Maya) e precisava ser libertado da condição humana através da prática e disciplina do Yoga.

Continua

  1. Brad Scott, "Exercício ou prática religiosa? Yoga: O que o professor nunca lhe ensinou naquela aula de Hatha Yoga,” The Watchman Expositor, vol. 18, n. 2, 2001
Postado em 28 de abril de 2021


Tópicos relacionados de interesse

Trabalhos relacionados de interesse




Volume I
A_Offend1.gif - 23346 Bytes

Volume II
Animus Injuriandi II

Volume III
ad1

Volume IV
ad2

Volume V
Animus Injuriandi II

Volume VI
destructio dei

Volume VII
fumus satanae

Volume VIII
creatio

Volume IX
volume 10

Volume X
ecclesia

Volume XI
A_hp.gif - 30629 Bytes

Edição Especial