Teologia da História

donate Books CDs HOME updates search contact

A certeza do Reino de Maria

Pe. Charles Arminjon

Dada a crise sem precedentes na Igreja Católica, hoje muitas pessoas estão especulando se chegamos ao fim dos tempos. No trabalho O Fim do Mundo Presente - altamente elogiado por Santa Teresa de Lisieux em sua Autobiografia - Pe. Arminjon expõe os três sinais que as Escrituras nos dão para conhecer o fim dos tempos. Em seguida, ele analisa cuidadosamente o primeiro sinal, o único que não é evidente. Ele conclui que nem ele nem os outros dois sinais foram cumpridos, e ainda devemos ver um tempo de glória para a Igreja no futuro, em que o Evangelho será conhecido e efetivamente praticado em todos os lugares.

Será o Reino de Maria, um tempo de paz no mundo em que Cristo reinará novamente como Rei por meio de Maria. Essa época foi prevista pelo grande São Luís Maria Grignion de Montfort, e Nossa Senhora confirmou em Fátima quando anunciou o triunfo de Seu Imaculado Coração.

Segue o texto do Pe. Arminjon.

Três sinais do fim da História

O primeiro dos eventos que prenuncia o fim dos tempos é aquele a que o Salvador se refere em Mateus 24,14, quando diz, "Será pregado este Evangelho do reino por todo o mundo, em testemunho a todas as gentes; e então chegará o fim."

A stained glass window depicting Our Lord during the second coming

As condições para a segunda vinda de Nosso Senhor ainda não estão preenchidas. Acima, o Julgamento de Cristo, conforme descrito no Apocalipse
O segundo desses sinais será o aparecimento do homem do pecado, o Anticristo (2 Tes 2,2-4).

A terceira: a conversão do povo Judeu, que adorará o Senhor Jesus e O reconhecerá como o Messias prometido (Rom 11,14-17). Até então, diz São Paulo, "Ninguém de modo algum vos engane ... como se o dia do Senhor estivesse próximo” (2 Tes 2,3).

É evidente que os dois últimos eventos, que São Paulo declara que devem marcar a abordagem da grande tribulação, ainda não foram cumpridos. O Anticristo ainda não apareceu, como mostraremos no próximo discurso. Além disso, os Judeus, como nação, ainda não lançaram fora o véu espesso que os impede de proclamarem como Deus Aquele a quem crucificaram. Resta saber se, atualmente, o Evangelho foi pregado em todo o mundo e dado um testemunho da totalidade das nações.

O Evangelho ainda precisa conquistar muitos povos

Nesse ponto, Padres e Doutores estão divididos. Alguns dizem que as palavras de Cristo devem ser interpretadas moralmente e devem ser entendidas no sentido de uma pregação sumária e parcial.

Para que elas sejam cumpridas, basta que os missionários tenham esclarecido um certo número de mentes individuais nas várias partes da terra habitada, e que a Cruz tenha sido levantada pelo menos uma vez em cada encosta deserta e remota. Outros, mais numerosos, como São Jerônimo e Beda, insistem que as palavras do Filho de Deus devem ser entendidas no sentido mais estrito e literal.

Pakistani girls

Muitos povos ainda estão esperando o Evangelho; acima meninas paquistanesas, abaixo, mulheres nigerianas

Nigerian women
Cornélio a Lápide, o mais instruído dos intérpretes dos Livros Sagrados, expressa a opinião de que o fim dos tempos não chegará até que o Cristianismo não seja apenas proclamado e propagado, mas estabelecido e organizado, e tenha subsistido no nível de uma instituição pública, entre homens de todas as raças e nacionalidades.

E isso de tal maneira que, antes que os séculos corram seu curso, não haverá uma única costa bárbara, nenhuma ilha perdida no oceano ou qualquer lugar atualmente desconhecido nos dois hemisférios onde o Evangelho ainda não brilhou em todo seu esplendor, onde a Igreja não se manifestou em sua legislação, suas solenidades e hierarquia, incluindo os bispos e o baixo clero. Em uma palavra, em toda parte a grande profecia "Haverá um rebanho e um pastor" será completamente cumprida (comentário sobre Mateus).

Inclinamo-nos a essa última opinião. Está mais em harmonia com o testemunho da Sagrada Escritura. Está mais de acordo com a sabedoria e misericórdia de Deus, que não faz distinção entre o civilizado e o bárbaro, Gregos e Judeus, mas, desejando a salvação de todos os homens, não exclui nenhum deles da luz e do presente da Redenção. Por fim, concorda melhor com os caminhos da Providência, que mostra uma solicitude igual para todos os povos e chama-os, por sua vez, ao conhecimento de sua lei, no tempo determinado por seus decretos imutáveis.

Basta olhar para um mapa para reconhecer que a lei do Evangelho está longe de ter sido promulgada a todos os povos, e que inúmeras multidões no presente momento permanecem afundadas nas trevas e não possuem a menor sombra da verdade revelada. ...

Claramente, o Evangelho ainda não foi pregado como testemunha a todas as nações! Podemos dizer que foi pregado com brilho suficiente e de maneira a deixar sem desculpa aqueles que se recusaram a obedecê-lo? Em cada página dos anais da Propagação da Fé, encontramos essa tristeza que brota do coração dos apóstolos : "Rogai, pois, ao Senhor da messe, que mande operários para a sua messe" (Mt 9,38).

Confirmação adicional nas Escrituras

Agora, está escrito que, no final dos tempos, o Evangelho será dado como testemunha a todas as nações. Davi clama, "Todos os povos, até os confins da terra, se lembrarão do Senhor e se voltarão para Ele, porque o domínio lhe pertence e ele governa as nações" (Sl 22,27-28).

Mais adiante, Davi continua, "Que ele governe de mar a mar, e do rio até os confins da terra. Seus inimigos se curvarão diante dele e seus inimigos lamberão o pó. Os reis de Társis e das ilhas oferecerão dons; os reis da Arábia e Sabá trarão tributos" (Sl 72,8-10).

O Senhor então fala à Igreja através de Isaías: "Alarga o espaço da tua tenda, estende quanto puderes as peles dos teus pavilhões; alonga as tuas cordas, segura as tuas estacas. Porque tu te estenderás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade tomará posse das nações e povoará as cidades desertas” (Is 54,2-3).

Esses textos são explícitos e precisos. Está claro a partir de seu testemunho que chegará o tempo em que todas as heresias e cismas serão superados e quando a verdadeira religião será conhecida e praticada em todos os lugares iluminados pelo sol.

Pe. Charles Arminjon, O Fim do Mundo Presente,
Sophia Institute Press, 2008, pp. 16-18
Postado em 17 de janeiro de 2020


burbtn.gif - 43 Bytes


Tópicos relacionados de interesse


burbtn.gif - 43 Bytes   Expectação de Nossa Senhora

burbtn.gif - 43 Bytes   A fidelidade do remanescente ao longo da história

burbtn.gif - 43 Bytes   A graça da contrição e o Reinado de Maria

burbtn.gif - 43 Bytes   A Realeza de Cristo Rei

burbtn.gif - 43 Bytes   A oração ardente pelos Apóstolos dos Últimos Tempos

burbtn.gif - 43 Bytes   Ele encontrará Fé?

burbtn.gif - 43 Bytes   Elias, o Profeta do Fim dos Tempos

burbtn.gif - 43 Bytes   A Abominação da Desolação no Presente


burbtn.gif - 43 Bytes


Banner_AI_I.gif - 25633 Bytes



Teologia da História  |  Religioso  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados